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Ministério Público abre investigação sobre uso de tecnologia nas Escolas Estaduais

Nas redes sociais está circulando um formulário destinado aos profissionais da educação do Estado de São Paulo, especialmente professores e gestores escolares. O questionário aborda questões relacionadas ao uso das plataformas digitais e materiais didáticos pré-produzidos implementados pela rede estadual.

A mensagem que acompanha a divulgação costuma vir com o seguinte texto:

“Pessoal, o Ministério Público está colhendo opiniões sobre as plataformas digitais e o material digital implementado pelo Estado de São Paulo. Para responder, é só acessar este link:”

📄 O que é esse formulário?

O documento faz parte de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC – Núcleo Capital), com o objetivo de investigar o impacto da introdução dessas tecnologias na rede pública estadual.

🔎 O que está sendo investigado?

🎯 Qual é a finalidade do questionário?

📷 Segue abaixo a imagem da primeira tela do formulário:

⚖️ Possíveis desdobramentos do inquérito civil:

1. Recomendações administrativas

O MP pode emitir recomendações formais à Secretaria da Educação para que:

2. Ajustamento de Conduta (TAC)

Se forem identificadas falhas significativas, mas passíveis de correção, o Ministério Público pode propor um Termo de Ajustamento de Conduta. Esse documento obriga a Secretaria a corrigir práticas sem a necessidade imediata de processo judicial.

3. Ação Civil Pública

Caso haja prejuízo comprovado aos estudantes ou ao erário (dinheiro público) e a Secretaria da Educação se recuse a corrigir os problemas, o MP pode ingressar com Ação Civil Pública para:

4. Encaminhamento a outros órgãos

Se forem identificados indícios de corrupção, superfaturamento ou uso indevido de verbas, o Ministério Público pode:

🎯 Em resumo:

O MP não é contra a tecnologia em si, mas atua para garantir que seu uso respeite os princípios da administração pública: legalidade, eficiência, economicidade, transparência e, principalmente, a garantia do Direito à Educação. Se a tecnologia não estiver contribuindo para o aprendizado ou estiver prejudicando o processo educativo, o MP pode intervir para garantir mudanças.

Se você é Professor ou Gestor nas Escolas Estaduais do Estado de São Paulo responda o questionário que será usado na investigação, lembrando que será preservado o anonimato:

FORMULÁRIO SOBRE AS PLATAFORMAS DIGITAIS

* Este questionário ficará disponível para respostas entre os dias 10 de junho e 25 de julho de 2025.

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