Existe em Diadema um movimento chamado Movimento Luta de Classes (MLC) que está se organizando para cobrar melhores condições de trabalhos aos Agentes de Apoio Escolar, esses Agentes trabalham na Prefeitura de Diadema.

O que faz o Agente de Apoio Escolar

O Agente de Apoio Escolar da Prefeitura de Diadema é um profissional que auxilia no ambiente educacional, oferecendo suporte a professores e alunos, especialmente em atividades que envolvem cuidados e assistência direta aos estudantes. Este cargo foi criado recentemente para atender às necessidades das escolas municipais, com 200 posições estabelecidas para a função.

As principais atribuições do Agente de Apoio Escolar incluem:

  • Auxílio aos professores dentro da sala de aula, especialmente em creches, contribuindo para o cuidado e desenvolvimento das crianças.
  • Assistência aos alunos, garantindo um ambiente seguro e propício ao aprendizado.
  • Colaboração em atividades pedagógicas e recreativas, facilitando a integração e participação dos estudantes.

Para ingressar nesse cargo, é necessário participar de processos seletivos organizados pela prefeitura. Por exemplo, em 2022, foi realizado um processo seletivo para a contratação de Agentes de Apoio Escolar, com inscrições abertas até 27 de março daquele ano.

A atuação dos Agentes de Apoio Escolar é fundamental para o bom funcionamento das instituições de ensino, assegurando que os alunos recebam a atenção necessária e que os professores contem com o suporte adequado em suas atividades diárias.

O que a MLC está reivindicando

O movimento vem distribuindo cartazes e dialogando com os profissionais com os seguintes pontos de vista:

O Movimento Luta de Classes (MLC) tem organizado, desde 2020, os Agentes de Apoio Escolar da rede municipal de ensino em Diadema. O objetivo é acolher os relatos e reivindicações tanto dos servidores quanto das famílias dos alunos, especialmente do público-alvo da educação inclusiva. Avaliamos que é essencial garantir melhores condições de trabalho para os Agentes de Apoio Escolar, promovendo um atendimento de qualidade às crianças com deficiência (PCDs).

Principais Problemas Identificados

  1. Sobrecarga de trabalho: Alta carga horária diária.
  2. Déficit de profissionais: Hoje, 200 agentes atendem mais de 1.800 alunos PCDs, número insuficiente para atender à demanda.
  3. Falta de tempo para planejamento: Os agentes não têm horários adequados para planejar e acompanhar os alunos.
  4. Ausência de formação continuada: Não há programas de formação profissional para atender às necessidades específicas do cargo.

Reivindicações

Para melhorar a qualidade do atendimento e as condições de trabalho dos Agentes de Apoio Escolar, apresentamos as seguintes propostas:

  • Redução da carga horária semanal: De 40 para 30 horas, sem redução salarial.
  • Contratação de novos profissionais: Ampliação do quadro de Agentes de Apoio já no início de 2025, garantindo ao menos um agente por sala.
  • Formação continuada: Oferta de capacitação regular com carga horária estipulada dentro da jornada de trabalho.
  • Tempo para planejamento: Inclusão de períodos específicos para planejamento em parceria com professores e equipes multidisciplinares.

Importância da Mobilização

A melhoria das condições de trabalho dos Agentes de Apoio Escolar é essencial para oferecer um atendimento digno e eficiente aos estudantes PCDs. No entanto, isso só será possível por meio de uma luta organizada, envolvendo não apenas os agentes, mas também professores e famílias.

Unir forças por melhores condições de trabalho é um passo fundamental para garantir os direitos de servidores e estudantes.

Concluindo

Em conclusão, o papel dos Agentes de Apoio Escolar em Diadema é indispensável para o funcionamento das escolas e para assegurar um ambiente inclusivo e de qualidade para todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência (PCDs). No entanto, os desafios enfrentados por esses profissionais, como sobrecarga de trabalho, déficit de pessoal e falta de formação continuada, evidenciam a necessidade urgente de melhorias nas condições de trabalho.

As reivindicações do Movimento Luta de Classes (MLC) não apenas buscam valorizar esses profissionais, mas também garantir que o atendimento às necessidades dos estudantes seja realizado de forma digna e eficiente. A mobilização coletiva de agentes, professores e famílias é essencial para transformar essas demandas em conquistas reais, fortalecendo a educação pública e inclusiva em Diadema.

  1. Sugiro que sejam todos substituídos por androides , catracas eletrônicas e dronners e por Inteligência artificial.para planejar tudo . Com isso resolvemos o problema da carga horária excessiva pra eles e podem ficar em casa descansando e ganhando . Mas como o sindicato não aguenta uma verdade logo estarão invejando os robôs que trabalham de graça 24 horas por dia sem reclamar de nada .E inventarão motivos para voltar ao trabalho para acabar com a eficiência do trabalho Android “inimigos do partido ” .Continuem fazendo essas reinvidicações e logo não existirá mais trabalho . Parabéns 👏🏻 👏🏻

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