Ícone do site Colabora Concursos

MP-SP: AUTORIZAÇÃO para OFICIAL DE PROMOTORIA(ensino médio) e ANALISTA(ensino superior)

Um novo concurso MP SP foi autorizado dia 22 de fevereiro de 2022, o qual foi publicado no Diário Oficial do Estado. A oferta será para o cargo de oficial de promotoria I do Ministério Público de São Paulo e também autorizou concurso para a carreira de analista, de nível superior. O aval contempla cinco vagas das áreas de Saúde e Assistência Social.

Segundo a autorização, o concurso irá formar um cadastro de reserva. Dessa forma, os aprovados poderão ser chamados para posse no decorrer do prazo de validade da seleção, mediante a necessidade e o orçamento disponível para as nomeações. 

A lotação dos aprovados será nos órgãos e unidades administrativas da capital, Grande São Paulo e áreas regionais do litoral e interior, considerando os eventuais cargos que surgirem ou forem criados por lei no decorrer da validade do concurso. 

Veja abaixo a publicação dessa autorização:

A carreira de oficial de promotoria tem como requisito o ensino médio completo. Os vencimentos iniciais são de R$4.935,88, mais benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Também existe a possibilidade de auxílio-creche para servidores que tenham filhos de até seis anos ou deficientes. A contratação ocorre pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia aos servidores. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. 

De acordo com dados de dezembro de 2021, disponíveis no Portal da Transparência , o MP SP dispõe de 281 cargos vagos de oficial de promotoria. Dessa forma, essa carência deve ser preenchida com a convocação de aprovados no novo concurso. 

As oportunidades imediatas do edital de abertura estavam distribuídas entre a capital (32 vagas) e as cidades de Araçatuba (três), Bauru (três), Campinas (seis), Franca (duas), Piracicaba (quatro), Presidente Prudente (três), Ribeirão Preto (cinco). Além de Santos (três), São José do Rio Preto (duas), Sorocaba (cinco), Taubaté (três) e Vale do Ribeira (duas). 

ÚLTIMO CERTAME 

O Ministério Público de São Paulo não realiza seleção para a carreira desde 2015. Na época, foram disponibilizadas 73 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva. Ao todo, foram 59.099 inscritos.

O último concurso MP SP para oficial de promotoria foi composto por duas etapas: prova objetiva e prova prática de digitação. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp. 

Na avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos tiveram que responder a 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:

Foram convocados para a prova prática de digitação, de caráter eliminatório, os 4.070 melhores colocados na objetiva.

A etapa prática buscou avaliar o grau de conhecimento e as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício do cargo.

Os concorrentes deveriam fazer uma cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2, em no máximo 11 minutos.

Os interessados devem começar de imediato os estudos, pois esse é um cargo bem concorrido. Bons estudos!

Sair da versão mobile