A Prefeitura de Santo André fez nova convocação de aprovados no Concurso Público na área da Educação. Desta vez a convocação é para o quadro de apoio escolar, mais especialmente para os cargos de Professor de Atendimento Educacional Especializado, Auxiliar Administrativo – Escolar e Agente de Atividades Escolares, a referência ao edital 01/2023, concurso que foi homologado em 14/08/2023.
Foram um total de 44 convocações, sendo 38 de Professores de Atendimento Educacional Especializado, 01 Agente de Atividades Escolares e 05 de Auxiliar Administrativo – Escolar.
A convocação publicada em Diário Oficial se seguiu da seguinte maneira:
Ref.: Concurso Público – Edital 01/2023.
Ficam convocados(as) os(as) candidatos(as) habilitados(as) em Concurso Público para o cargo de Professor de Atendimento Educacional Especializado, conforme classificações, nomes e horários relacionados na tabela abaixo, a comparecerem ao Centro de Formação de Professores Clarice Lispector – Rua Tirol, 05 – Vila Matarazzo, no dia 14/02/2025 às 09h00min, para Recepção e Orientações do processo admissional.
Para o procedimento de admissão (entrega de documentos e agendamento de exames médicos admissionais), os candidatos deverão comparecer à Prefeitura Municipal de Santo André – Praça IV Centenário, n. 01 – Prédio do Executivo – Andar Térreo 01 – Praça de Atendimento ao Servidor – Centro – Santo André/SP, conforme datas e horários relacionados na tabela abaixo.
O não comparecimento a qualquer uma das etapas acarretará renúncia tácita.
Tabela de Convocação – Professor de Atendimento Educacional Especializado
Class. | Nome | Procedimento de Admissão |
22º | Pedrina Alves do Nascimento | 27/02/2025 – 08h40min |
23º | Milena Patricia Neiva Silva | 27/02/2025 – 09h00min |
24º | Marlene Oliveira da Silva Lima | 27/02/2025 – 09h20min |
25º | Elisangela Evangelista Skawinski | 27/02/2025 – 09h40min |
26º | Luzia Roseli da Silva Santos | 27/02/2025 – 10h00min |
27º | Caroline Nascimento Duarte | 27/02/2025 – 10h20min |
28º | Mirela Ramos Alves Correa | 27/02/2025 – 10h40min |
29º | Elida de Sousa Machado | 27/02/2025 – 11h00min |
30º | Veronica Aparecida Santana Goncalves | 27/02/2025 – 11h20min |
31º | Lucelia dos Santos Silva | 27/02/2025 – 11h40min |
33º | Ana Paula Ferreira Barbosa | 27/02/2025 – 13h00min |
34º | Yolanda Zagretti Lopes | 27/02/2025 – 13h20min |
35º | Claudia Aparecida Duarte Silva | 27/02/2025 – 13h40min |
36º | Kelly Aparecida de Souza | 27/02/2025 – 14h00min |
37º | Cristiane dos Santos | 27/02/2025 – 14h20min |
38º | Mirelle Ivete da Silva | 27/02/2025 – 14h40min |
39º | Ellen Elaine de Castro Leao Monteiro | 27/02/2025 – 15h00min |
40º | Angela Guedes Ramos | 27/02/2025 – 15h20min |
41º | Fernanda Novais Fraga da Silva | 27/02/2025 – 15h40min |
42º | Elisangela Alves de Oliveira Rodrigues | 28/02/2025 – 08h40min |
43º | Edna Maria Bonilho Parra | 28/02/2025 – 09h00min |
45º | Silvia Maria Martins de Jesus de Grandi | 28/02/2025 – 09h20min |
46º | Maria Julia de Araujo | 28/02/2025 – 09h40min |
47º | Thais Sanches Garcia Leal | 28/02/2025 – 10h00min |
48º | Michele Silva Ferreira | 28/02/2025 – 10h20min |
49º | Dalila Silva Souza | 28/02/2025 – 10h40min |
50º | Debora Paula Oliveira de Azevedo | 28/02/2025 – 11h00min |
51º | Gerson Santana de Almeida | 28/02/2025 – 11h20min |
52º | Andreia Cristina Oliveira de Jesus | 28/02/2025 – 11h40min |
53º | Iara Cassia da Silva Amador | 28/02/2025 – 13h00min |
54º | Adriana Bentivegna Duarte Taira | 28/02/2025 – 13h20min |
55º | Cristiane Nunes | 28/02/2025 – 13h40min |
56º | Rita de Cassia Ochelak | 28/02/2025 – 14h00min |
57º | Maria José Costa Sousa | 28/02/2025 – 14h20min |
58º | Margarete Arrais Rodrigues | 28/02/2025 – 14h40min |
59º | Marcos Monteiro de Brito | 28/02/2025 – 15h00min |
60º | Deise Castilho Pires Fidelis | 28/02/2025 – 15h20min |
61º | Jaqueline Rosa da Silva | 28/02/2025 – 15h40min |
Tabela de Convocação – Outros Cargos
Class. | Nome | Cargo | Recepção e Orientações | Procedimento de Admissão |
30º | Adriano Silva Oliveira de Jesus | Auxiliar administrativo II – Escolar | 09h30min – 27/02/2025 | 09h20min – 27/02/2025 |
31º | Jefferson Thiago Moraes | Auxiliar administrativo II – Escolar | 09h30min – 27/02/2025 | 10h20min – 27/02/2025 |
32º | Thiago Munuera de Figueiredo | Auxiliar administrativo II – Escolar | 09h30min – 27/02/2025 | 11h20min – 27/02/2025 |
33º | Andrea Leticia Sousa Mafra | Auxiliar administrativo II – Escolar | 09h30min – 28/02/2025 | 09h20min – 28/02/2025 |
34º | Guilherme do Espirito Santo | Auxiliar administrativo II – Escolar | 09h30min – 28/02/2025 | 10h20min – 28/02/2025 |
07º | Danilo Vitorino Da Silva | Agente de Atividades Escolares | 10h30min – 28/02/2025 | 11h20min – 28/02/2025 |
Deixam de ser convocadas as candidatas Aracelia dos Santos Gualda e Adriana de Fátima Camolese Rodrigues, classificadas em 32º e 44º lugares, respectivamente, na lista de ampla concorrência para o cargo de Professor de Atendimento Educacional Especializado, referente ao Edital 01/2023, uma vez que já foram convocadas pela Lista Especial de Pessoas com Deficiência.
Ficam convocados(as) os(as) candidatos(as) habilitados(as) em Concurso Público conforme classificações, nomes, cargos, datas e horários relacionados na tabela abaixo, a comparecer à Sede da Secretaria de Educação (Estádio Bruno José Daniel – Rua Vinte e Quatro de Maio, S/N – Vila América, Santo André – SP – 1º Andar), no dia 13/02/2025, horário conforme quadro abaixo, para Recepção e Orientações do processo admissional.
Para o procedimento de admissão (entrega de documentos e agendamento de exames médicos admissionais), os candidatos deverão comparecer à Prefeitura Municipal de Santo André – Praça IV Centenário, n. 01 – Prédio do Executivo – Andar Térreo 01 – Praça de Atendimento ao Servidor – Centro – Santo André/SP, conforme data e horário relacionados na tabela abaixo.
O não comparecimento a qualquer uma das etapas acarretará renúncia tácita.
Rogério Hideki Matsumoto
Diretor do Departamento de Recursos Humanos (Interino)
Descrições do Cargo conforme edital
PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
• Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos, público-alvo da educação especial;
• Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
• Organizar o tipo e número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional;
• Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
• Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
• Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
• Orientar o uso de recursos de Tecnologias Assistidas, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade, utilizando-os, entre outros, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação;
• Estabelecer articulação com os professores da sala de aula regular, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares;
• Promover atividades e espaço de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros;
• Pesquisar e estudar conceitos acadêmicos, em parceria com o professor da sala de aula, que favoreçam a compreensão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
• Cumprir rigorosamente com as atividades laborais e horários estipulados pela contratante;
• Acompanhamento de alunos em visitas técnicas que estejam de acordo com a carga horária do curso;
• Participar de formação ou reuniões pedagógicas quando solicitado;
• Elaborar e realizar o Plano do AEE, sempre considerando a sua realidade escolar e os alunos atendidos pela Educação Inclusiva;
• Orientar os demais colegas e funcionários da Unidade Escolar que trabalham com os alunos que frequentam o AEE a nortear e acompanhar as adequações curriculares e os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos alunos, em todos os espaços escolares;
• Buscar na interdisciplinaridade do trabalho desenvolvido o apoio necessário para pensar o trabalho educativo;
• Realizar a avaliação pedagógica dos alunos para estabelecer as estratégias e os recursos mais apropriados para cada caso;
• Realizar entrevistas com familiares;
• Realizar atendimento domiciliar em casos específicos, desde que indicados pela equipe da Diretoria do Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional vinculado à Secretaria de Educação do Município;
• Executar outras tarefas afins e correlatas sob designação da chefia.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO II – ESCOLAR
• Atender e orientar munícipes, servidores, ex-servidores e fornecedores (pessoalmente, via telefone ou por email), em todos os locais de trabalho pertencentes à prefeitura e fazer o devido encaminhamento;
• Acompanhar rotinas administrativas;
• Preparar malotes, enviar, receber e encaminhar documentos oficiais de acordo com a área de atuação;
• Arquivar e manter Arquivo atualizado de documentos do setor;
• Consultar e enviar e-mail para verificar informações e solicitações recebidas e manter contato com as áreas;
• Oferecer todo suporte administrativo necessário para que outros profissionais da área desempenhem suas atribuições da melhor maneira possível;
• Elaborar, digitar, conferir e atualizar relatórios, ofícios, memorandos, formulários, planilhas, banco de dados e sistemas do departamento;
• Inserir dados nos sistemas, analisar, controlar, cobrar, organizar, emitir e conferir documentos e relatórios em atendimento às exigências processuais da área ou do servidor;
• Fazer backup dos dados do computador visando uma melhor segurança;
• Realizar tarefas administrativas como: digitar, registrar dados no sistema, arquivar prontuários, utilizar banco de dados no âmbito escolar, solicitação de manutenção predial e de informática e acompanhamento de concertos/reformas, registro e controle patrimonial, elaboração de planilhas para controle de uso de recursos;
• Receber documentos oficiais e fazer o devido encaminhamento;
• Efetuar atendimento telefônico e fazer o devido encaminhamento;
• Elaborar planilhas para controles diversos no âmbito escolar;
• Atuar de forma a auxiliar o serviço de outrem, observando a operacionalidade dos procedimentos administrativos de seu ambiente de trabalho;
• Efetuar requisição de matérias para que o setor não fique desabastecido;
• Redigir e digitar ofícios, memorandos e demais documentos pertinentes à área de atuação;
• Atender a servidores e atender munícipes em unidades escolares;
• Atender aos serviços de baixa complexidade, oferecendo subsídios necessários aos serviços de alta complexidade propiciando o bom andamento das atividades na unidade escolar;
• Fazer relação nominal de refeições para garantir o controle da quantidade de refeições servidas, evitando desperdício;
• Efetuar matrícula de munícipes no âmbito escolar;
• Elaborar memorando com fechamento de folha, cartões de ponto e horas extras de funcionários da Prefeitura, especialmente aqueles que se encontram lotados nas Unidades Escolares;
• Realizar transferências de bens patrimoniais lotados nas respectivas unidades;
• Orientar, instruir via telefone e correio eletrônico quanto à classificação de materiais, transferências e descarte de inservíveis;
• Efetuar baixa por furto, roubo e dano para atender a determinação da CPICPF (Departamento de Corregedoria Geral) e a devida regularização patrimonial;
• Realizar inventário patrimonial para cumprimento das obrigações legais bem como possibilitar um eficaz controle dos bens patrimoniais da PSA;
• Recepcionar, registrar e organizar avaliações de estágio probatório;
• Efetuar encaminhamento de pedido de manutenção de máquinas e equipamentos;
• Auxiliar nas tarefas/rotinas administrativas de acordo com as necessidades e as peculiaridades da rotina escolar;
• Assessorar com questões práticas da rotina de trabalho, como responder e-mails, preparar documentos, atender chamadas telefônicas, etc;
• Emitir e encaminhar os formulários de Avaliação de Estágio Probatório no seu devido setor;
• Receber documentos oficiais e fazer o devido encaminhamento;
• Elaborar planilhas para controles diversos;
• Atuar de forma a auxiliar o serviço de outrem, observando a operacionalidade dos procedimentos administrativos no âmbito escolar;
• Efetuar requisição de matérias para que o setor não fique desabastecido;
• Redigir e digitar ofícios, memorandos e demais documentos pertinentes à área escolar;
• Abrir chamados técnicos através do sistema Intranet/STI, para solicitação de reparos nos computadores e programas;
• Classificar, organizar e arquivar prontuários;
• Executar outras tarefas afins e correlatas sob designação da chefia.
AGENTE DE ATIVIDADES ESCOLARES
• Acompanhar e auxiliar os alunos no embarque e desembarque do transporte e conduzi-los da entrada até a sala de aula e vice-versa;
• Recepcionar os alunos com direito a utilização do transporte escolar, nas proximidades da sua residência, manter a ordem no interior do veículo e acolher os alunos durante o trajeto de ida às escolas e retorno às suas residências, zelando pela segurança de todos, quando for o caso;
• Supervisionar os alunos dentro do transporte escolar, bem como no trajeto da sala de aula para o transporte, orientando-os dentro das normas de convivência, zelando pela segurança e integridade dos alunos, quando for o caso;
• Acompanhar os alunos nos períodos de aguardo do transporte, realizando atividades planejadas juntamente à equipe gestora;
• Acompanhar os alunos em excursões, visitas orientadas e passeios escolares, auxiliando e mantendo a disciplina dentro do transporte, zelando pela segurança dos alunos, bem como auxiliando no acompanhamento da atividade externa;
• Realizar o devido controle dos alunos que utilizam o serviço, realizando chamadas de verificação de frequência, confeccionar carteirinhas de controle e demais documentos necessários;
• Auxiliar na organização e nas rotinas administrativas da unidade escolar;
• Zelar pela limpeza e conservação de materiais, equipamentos e do local de trabalho;
• Auxiliar na separação e entrega das refeições aos alunos, bem como encaminhá-los e organizá-los para o local da refeição;
• Zelar pela disciplina dos alunos nas áreas de circulação da unidade escolar;
• Informar à direção e orientação educacional sobre a conduta dos alunos, comunicando ocorrências;
• Acompanhar os alunos na entrada, saída, nos intervalos de aulas, recreios e ônibus escolar, quando solicitado;
• Colaborar e prestar suporte aos professores e demais áreas funcionais da escola quando for solicitado;
• Acompanhar os alunos aos banheiros e/ou demais dependências da unidade escolar durante o horário de aula, mantendo a ordem e disciplina;
• Supervisionar e acompanhar os alunos fora do horário das aulas, até a chegada dos pais e responsáveis;
• Colaborar na execução de atividades cívicas, sociais, culturais e trabalhos curriculares complementares;
• Verificar o estado geral das salas e demais dependências, antes e depois das aulas, comunicando à direção quaisquer irregularidades;
• Realizar eventualmente as suas atividades aos finais de semana, para reposições de aulas, bem como festas e/ou outros eventos escolares;
• Zelar pela limpeza, ordem e conservação de materiais, equipamentos e do local de trabalho;
• Executar outras tarefas afins e correlatas sob designação da chefia.
Segue abaixo o PDF original da convocação:
CONVOCAÇÃO SANTO ANDRÉ 08/02/2025
Parabéns aos convocados!