A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para 1.900 vagas no programa “Mães Guardiãs”, destinado a mães e mulheres da comunidade escolar que desejam atuar em equipamentos da rede municipal de ensino.

Período de Inscrição:

📅 Dias: 6, 7 e 8 de fevereiro, até às 23h59.
🔗 Acesse o Portal Cate: http://www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Requisitos para participação:

✅ Ser mãe de aluno matriculado na rede municipal de ensino ou fazer parte da comunidade escolar (inclui avós, irmãs ou responsáveis legais por bebês, crianças e estudantes).
✅ Ter entre 18 e 59 anos.
✅ Residir na cidade de São Paulo.
✅ Estar desempregada há pelo menos seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS ou outros benefícios.
✅ Ter renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias.

Sobre o Programa:

O programa “Mães Guardiãs” faz parte do Programa Operação Trabalho (POT) e tem como objetivo promover inclusão social e geração de renda para mães e mulheres da comunidade escolar, ao mesmo tempo em que fortalece o ambiente educacional nas escolas da rede municipal de São Paulo.

Prefeitura de São Paulo – Desenvolvimento Econômico e Trabalho | Educação

Atribuições e Condições da Mãe POT

  • Carga horária: 6 horas diárias de trabalho.
  • Capacitação: Curso de formação realizado 1 vez por semana.
  • Duração do contrato: Até 18 meses.
  • Remuneração: 1 salário mínimo mensal (R$ 1.518,00).
  • Despesas: Custos com transporte e alimentação são de responsabilidade da participante, descontados do próprio pagamento.
  • Primeiro pagamento: Realizado no 15º dia útil do mês seguinte ao início das atividades.
  • Local de trabalho: A escola pode ser próxima ou não, dependendo da disponibilidade de vagas.

Inscrições
Até o próximo sábado, 8 de fevereiro, as mulheres interessadas em participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs podem se cadastrar no Portal Cate. No formulário será necessário fornecer os dados pessoais, indicar a região de moradia e local que deseja trabalhar a fim de facilitar o cruzamento de informações pela equipe do Cate.

Após o recebimento das informações, a equipe do Cate realizará uma triagem para poder convocar as mulheres que atenderem às exigências do POT. Nessa ocasião, as pré-selecionadas entregam os documentos exigidos, comprovando as informações necessárias para a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade nas unidades do Cate.

Requisitos

As interessadas precisam seguir critérios como ser mãe de aluno matriculado na Rede Municipal ou da comunidade escolar (avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal), ter entre 18 e 59 anos, residir na cidade de São Paulo, estar desempregada há seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS, entre outros; ter renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias.

Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos. As mulheres atuarão no projeto pelo período de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais seis meses. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, CEIs, EMEFS, Ciejas e entre outros distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades.

A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e Centros POT, além de apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

Serviço

O Programa Operação Trabalho (POT) oferece duas oportunidades de atuação:

Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAEs): auxiliam no acompanhamento da frequência dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Suas funções incluem realizar ligações e visitas domiciliares para responsáveis por alunos com frequência irregular, além de outras atividades complementares.

Inscrição para o POT Mães Guardiãs

Guardiãs da Alimentação Escolar (GAEs): apoiam as Unidades Educacionais na implementação, manutenção e expansão das hortas escolares da Rede Municipal de Ensino. Além disso, contribuem para projetos e atividades de educação alimentar e nutricional, bem como outras ações relacionadas.

Dias: 6, 7 e 8 de fevereiro, até 23h59

Atenção ao Prazo de Inscrição!

O formulário de inscrição estará disponível somente a partir do dia 06/02, portanto, não adianta tentar acessá-lo antes dessa data. Da mesma forma, as inscrições serão encerradas no dia 08/02 às 23h59, ou seja, não será possível se inscrever a partir de 09/02.

📅 Período de inscrição: 6, 7 e 8 de fevereiro, até às 23h59.

LINK PARA INSCRIÇÃO

Fique atento ao prazo e boa sorte! 🍀

Deixe uma resposta