Prefeito eleito de Mauá e a polêmica do enxugamento das máquinas públicas
Recentemente, a Globo fez uma breve entrevista com o prefeito eleito do município de Mauá, o Marcelo Oliveira do partido do PT(Partido dos Trabalhadores). Nessa ligeira entrevista o apresentador perguntou o que ele faria de imediato no seu mandato e o futuro prefeito disse que iria fazer a reforma administrativa e enxugar as máquinas públicas. E nós que estamos no meio dos concursos, quando ouvimos isso, já nos abalamos, ainda mais nesse tempo que vivemos de pandemia e governo estadual(São Paulo) não colaborando com nada e o site G1 enfatizou demais essa frase.
A primeiro momento pensei e acredito que muitos devem ter pensado assim também, que como um partido que levanta a bandeira de estar sempre do lado do povo, do lado do trabalhador, poderia fazer uma coisa dessa, seria incoerência total. Porém fui pesquisar mais sobre o assunto e ver se realmente era isso e vamos nos acalmar, ele realmente quer enxugar a máquina pública, mas não no sentido que poderíamos estar imaginando.
Em uma entrevista feita pelo RD(Repórter Diário) do ABC, o prefeito eleito Marcelo Oliveira respondeu muitas questões, porém vou dizer a respeito dessa frase que tem relação com os concursos públicos da prefeitura. “Diminuir o custo da máquina pública, diminuir secretarias, cargos comissionados” – fala do prefeito eleito – já percebemos que o foco dele não é diminuir os concursos públicos os cargos vagos, mas com a turma que não está na prefeitura através de concurso, mas por meio político. Ele quer reduzir custos sim, mas não irá travar os concursos. Também completou que pretende encaminhar essa emenda em 02/01/21, mas se caso não posso ocorrer nessa data, fará o mais rápido possível.
Sobre os concursos, ele deu uma explicada em relação ao concurso público de GCM que rever sua abertura próximo ao período eleitoral: “Foi aberto esse concurso público muito próximo das eleições e esse concurso não aconteceu, as pessoas querem saber se vai ter o concurso, o que vou fazer ou se vai devolver o dinheiro. Temos que tomar fé da população para ver se é legal ou não, se vamos continuar com esse concurso ou fazer outro, iremos fazer um levantamento dos cargos necessários que a prefeitura precisa” – fala do prefeito. Com isso vemos que ele irá analisar a situação dos concursos, não só o de GCM, acredito que isso tem aver com as polêmicas da banca organizadora que está dando o que falar, para ver se continuará com o andamento desses concursos ou se abrirá outro, mas ele deixa claro que verificará os meios legais para isso.
Com base nisso, temos que não acabaram os concursos em Mauá, terá editais com os cargos e vagas necessários a prefeitura. Então, ano que vem teremos mais notícias sobre os concursos em Mauá.
Para você que quer assistir a Live do prefeito com RD do ABC, o link estará abaixo:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=387655185889582&id=150571211646623