Ícone do site Colabora Concursos

Prefeitura de São Paulo anuncia reajuste de 32% para Professores

Nesta segunda-feira, dia 27 de junho, finalmente a prefeitura de São Paulo apresentou um esboço do reajuste dos servidores públicos da área da Educação. O no computo geral foi um reajuste de 32% nos vencimentos base e 5% em todas as tabelas de vencimento.

A noite o secretário de educação, Fernando Padula, deu uma palavra a respeito do assunto:

O piso salarial do PEB I ou PEI na prefeitura de São Paulo salta de R$ 3.800 para R$ 5.050 (carga horária de 30h), e na atualidade é o piso mais alto da região metropolitana. O aumento de 5% nas tabelas de vencimentos se estende aos funcionários aposentados, também, o que realmente não deixa de ser uma ótima notícia.

Também foi anunciado o aumento no VA e VR, porém não foram apresentadas as porcentagens desse reajuste.

Muito vem se especulando pelas redes sociais que isso não passa de uma manobra para a reestruturação na carreira do Magistério, porém, até o momento, não há nada transparecendo a reforma, e ainda o representante do Sinpeem fez um vídeo afirmando que não houve, pelo menos no projeto, a reforma administrativa na carreira do magistério, vejamos:

Concurso PEIF e PEB II 2022

Os sindicatos estão muito mais interessados nos reajustes dos servidores, absolutamente nada é falado a respeito do assunto “concurso público”. Sabemos que há uma imensa defasagem de professores, principalmente os PEIF, onde o número de cargos vagos beira os 3.000.

Como não temos informações dos sindicatos, e nem eles vão atrás da informação nos resta deduzir através dos fatos expostos.

Provavelmente o governo está esperando o desenrolar desse reajuste, vale observar que para a prefeitura o ajuste em 32% pode ser considerado uma vitória, pois os sindicatos buscavam por 46% de aumento, visto o tempo de congelamento de ajustes por causa da pandemia, e os vários episódios de reajuste de 0,01%. Quando terminarem as duas votações no projeto o edital do concurso sai.

O problema é se o governo estiver escondendo uma reestruturação na carreira, através de reuniões secretas e estratégicas, aí a coisa pode complicar bastante pela resistência dos sindicatos, dos funcionários e até mesmo dos que não são funcionários para barrar a reestruturação na carreira. Com isso a segunda votação pode demorar muito e o concurso acabar ficando para 2023 mesmo.

Qualquer novidade a respeito do concurso público o Colabora Concursos vai divulgar!

Sair da versão mobile