O Processo Seletivo de Categorias “O” do Estado de São Paulo de Professor de Ensino Fundamental I (PEB I) teve mudanças, e é só isso que vamos tratar hoje nessa postagem.

Como era

Até o ano passado o processo de seleção era feito pelo site do “banco de talentos”, na ocasião o selecionamento era feito por tempo de experiência e títulos, somente, não havia uma prova objetiva, por exemplo, então basicamente quem tinha mais tempo em sala de aula levava a vantagem.

Feita a entrega do tempo de experiência e dos títulos era feita uma lista de classificação por diretoria de ensino, e a atribuição das aulas era feita pelo sistema SED através da manifestação de interesse.

Como será em 2025?

Para o ano que vem o processo será totalmente diferente, quem quiser firmar contrato com o Estado de São Paulo como PEB I precisará participar do Processo Seletivo Simplificado de Provas e títulos.

Em live o Secretário de Educação, Renato Feder, e sua equipe confirmaram a obrigatoriedade de participação no Processo Seletivo do PEB I, confira:

A inscrição deverá ser efetuada das 10h de 14.06.2024 às 23h59min de 12.07.2024, exclusivamente pela internet no site (www.vunesp.com.br) e não será permitida inscrição em desacordo com o estabelecido neste edital.

As provas serão objetiva e prova prática. A prova objetiva terá 40 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos, totalizando 40 pontos para a prova objetiva. A prova prática será uma videoaula entre 5 min e 7 min no máximo, sendo que essa prova prática valerá 40 pontos.

A prova de títulos aceitará os títulos de mestrado ou doutorado, sendo o mestrado na valor de 3 pontos, e doutorado no valor de 7 pontos, totalizando 10 pontos para a prova de títulos.

Segue abaixo a distribuição:

Data da Prova Objetiva

A prova objetiva tem data prevista para sua realização em 25.08.2024.

PEB I

Os Professores de Educação Básica I se quiserem ser contratos no ano de 2025 como categoria O devem participar do Processo Seletivo, pois não houve concurso público de PEB I, então a contratação do ano que vem será por esse Processo Seletivo Simplificado que terá suas inscrições abertas no dia 14/06.

Conteúdo Programático

CONHECIMENTOS GERAIS

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, s. l., v.12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 04.04.2024. ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2017.

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: vozes, 2011.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BOTÃO. U. Dos S.; SILVA, S. Narrativas Quilombolas. p. 38 – 55. São Paulo. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14M3PgvdZos3wTjFGogJfxHEL_MFW2BT7/view. Acesso em: 04.04.2024.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 121-128, abr. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/Lfc37RDdj4czGv94gpbz4Xg/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 04.04.2024.

LEMOV, Doug. Aula Nota 10 – 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. 3ª. Edição. Porto Alegre: Editora: Penso, 2023.

PACHECO, J. A. (Org.). Políticas de integração curricular. Porto: Porto Editora, 2000.

ROJO, R.H.R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. Cap. 2,3 e7. Ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2012.

SENNA, Celia M. P. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudos em “salas sem paredes”. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018. ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para Ensinar Competências. Cap. 1 e 2. Porto Alegre: Penso, 2020.

REIS, Pedro. Observação de Aula e Avaliação do Desempenho Docente. Cadernos CCAP-Ministério da Educação Portugal – Lisboa. 2011. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2019/05/pedro-reis.pdf . Acesso em: 04.04.2024.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica-MEC. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/f/Consescol/ce_cad1.pdf. Acesso em: 04.04.2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): introdução. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 04.04.2024. SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Matrizes de Referência para avaliação: documento básico – SARESP. São Paulo: SE, 2009. p. 7-20. Disponível em: https://saresp.fde.sp.gov.br/Arquivos/MatrizReferencia_2019.pdf. Acesso em: 04.04.2024.

SÃO PAULO. Lei nº 15.667, de 12 de janeiro de 2015 – Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2015/lei-15667-12.01.2015.htbibliografiaml . Acesso em 04.04.2024.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo Paulista – Ensino Fundamental – https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ . Acesso em 04.04.2024.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/PEE-SP-DOCUMENTO-OFICIAL.pdf . Acesso em: 04.04.2024.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. Coleção Ideias em ação – Cengage, 2011.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. São Paulo: Artes Médicas, 1985.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Tradução de Rosana Malerba. São Paulo: Cortez, 2013.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015.

SILVA, Andréa Giordanna Araujo da. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental (org.). Editora Café com Sociologia, 2020.

SMOLE, K. S., DINIZ, M.I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. Editora Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. Editora Contexto, 2020.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CURSO DE VIDEOAULA

Como você já percebeu a nota da Videoaula é 40, ou seja, a Videoaula representa 45% da nota final (90,00), porém um ou outro vai apresentar títulos que sejam mestrado ou doutorado, então podemos dizer que a Videoaula representa, na prática, 50% da nota final. Além de ter um peso grande, a nota dela é o primeiro critério de desempate, portanto a Videoaula é mais importante que a prova objetiva.

E para te ajudar eu criei o Curso de Videoaula para o PSS 2025 de PEB I do Estado de São Paulo. O curso é prático e possui diversos vídeos explicando o passo a passo de como elaborar e gravar e essa aula, quais equipamentos utilizar, entre outros. O curso também tem aulas práticas com o Professor Rogério Ferreira (que tirou nota máxima na videoaula do último concurso) simulando a Videoaula entre 5 a 7 minutos, vale a pena investir!

O Curso tem um valor simbólico de R$ 42,00. Segue abaixo o link para compra:

CURSO VIDEOAULA PSS 2024 ESTADO DE SÃO PAULO

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