Ainda não é uma informação oficial e nem vem de dentro da Secretaria municipal de Educação, mas vem sendo comentado com bastante afinco entre os professores da Prefeitura de São Paulo que muito provavelmente no ano de 2021 sairá edital de concurso público de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (PEIF) na prefeitura, e essa é uma possibilidade animadora a quem já possui diploma, ou já é professor ou professora, pois a Prefeitura de São Paulo de longe é o melhor lugar para trabalhar como docente no âmbito da Educação básica pública.
O último concurso de PEIF aconteceu em 2014, com 3.514 vagas, eram outros tempos é claro, o governo é do petista Fernando Haddad, e o PT tem a fama de inflar a máquina pública com funcionários públicos concursados, já o governo atual de Nunes aparenta manter a ideologia tucana de enxugamento da máquina e provavelmente se sair um edital pode vir com menos metade dessas vagas, eu chuto um edital com 1.500 vagas, ainda assim é algo totalmente fora da realidade dos concursos que estamos vivenciando nos últimos 3 a 4 anos.
Com referência no concurso anterior a prova é composta de duas fases, prova objetiva e dissertativa. A prova dissertativa é um estudo de caso, e a objetiva tem 60 questões de múltipla escolha:
Além das fases há também a contagem de títulos, no concurso anterior seguiu na seguinte ordem:
Veja que na prova de títulos o número máximo é de 8 pontos, o que em concurso público disputado ajuda muito a vida do candidato.
O concurso de 2014 da abertura das inscrições até o homologação do concurso levou 5 meses, vamos imaginar que o edital saia em agosto, lá para o final de dezembro conseguem homologar, o que é interessante, pois já teríamos convocações em janeiro.
Sonhar é bom, mas por enquanto temos especulações nos corredores das unidades escolares, muito vem se falando da abertura desse concurso lá na prefeitura de São Paulo, e como diz o ditado: “onde há fogo, há fumaça”, e a fumaça já vem sendo vista nas escolas.