O Governo do Estado de São Paulo publicou um edital de contratação de Professores temporários. O Processo Seletivo será organizado pela banca organizadora VUNESP, o PSS tem intuito de formar cadastro reserva de Professores para eventual contratação em 2025, ou seja, não há vagas disponíveis no edital, é um cadastro reserva. Entretanto a ideia é que esse Processo Seletivo substituirá o antigo “banco de talentos”.
INSCRIÇÃO:
A inscrição deverá ser efetuada das 10h de 14.06.2024 às 23h59min de 12.07.2024, exclusivamente pela internet no site (www.vunesp.com.br) e não será permitida inscrição em desacordo com o estabelecido neste edital.
DAS PROVAS
Este Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes provas:
A prova objetiva – visa avaliar o grau de conhecimento geral do candidato, bem como a capacidade de análise, entendimento e interpretação de informações, habilidade de trabalhar com estrutura lógica das relações, capacidade dedutiva e conhecimentos técnicos específicos da respectiva disciplina de opção da inscrição.
A prova prática – videoaula – permite avaliar as habilidades de docência do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício da respectiva função.
A prova prática será elaborada tendo em vista as dimensões que integram os Anexos V e VI, de acordo com a disciplina de opção de inscrição do candidato.
A prova de títulos – visa valorizar a complementação da formação acadêmica na área que o candidato concorre.
DA PROVA OBJETIVA
A prova objetiva tem data prevista para sua realização em 25.08.2024.
DA PROVA PRÁTICA – VIDEOAULA
A prova prática terá caráter classificatório e consiste na simulação de uma aula presencial para alunos do ensino básico. A simulação de aula deverá ser gravada em vídeo, com duração de 5 (cinco) a 7 (sete) minutos.
Para a gravação da videoaula, o candidato deverá escolher, de acordo com a disciplina de opção de inscrição, uma das habilidades propostas no Anexo V.
O candidato tem liberdade para escolher o tema de sua aula, com base no conteúdo da disciplina de opção de inscrição, desde que atenda a habilidade escolhida, prevista no Anexo V, respeitando o ano/série previsto para a habilidade.
É permitida a utilização de diferentes recursos de mídia, no entanto, o candidato deverá aparecer em primeiro plano na imagem da videoaula durante todo o tempo de gravação.
A aula deverá ser apresentada em língua portuguesa, exceto para a disciplina Inglês, que deverá mesclar parte da aula em inglês e parte em português.
PEB I
Os Professores de Educação Básica I se quiserem ser contratos no ano de 2025 como categoria O devem participar do Processo Seletivo, pois não houve concurso público de PEB I, então a contratação do ano que vem será por esse Processo Seletivo Simplificado que terá suas inscrições abertas no dia 14/06.
CURSO DE VIDEOAULA
Como você já percebeu a nota da Videoaula é 40, ou seja, a Videoaula representa 45% da nota final (90,00), porém um ou outro vai apresentar títulos que sejam mestrado ou doutorado, então podemos dizer que a Videoaula representa, na prática, 50% da nota final. Além de ter um peso grande, a nota dela é o primeiro critério de desempate, portanto a Videoaula é mais importante que a prova objetiva.
E para te ajudar eu criei o Curso de Videoaula para o PSS 2025 de PEB I do Estado de São Paulo. O curso é prático e possui diversos vídeos explicando o passo a passo de como elaborar e gravar e essa aula, quais equipamentos utilizar, entre outros. O curso também tem aulas práticas com o Professor Rogério Ferreira (que tirou nota máxima na videoaula do último concurso) simulando a Videoaula entre 5 a 7 minutos, vale a pena investir!
O Curso tem um valor simbólico de R$ 42,00. Segue abaixo o link para compra: