Temos novidades em relação ao Processo Seletivo de Professores Categoria O do Estado de São Paulo 2025. Os candidatos aprovados no último concurso público não precisam participar desse processo seletivo, pois em caso contratações categoria O em 2025 os aprovados no concurso terão prioridade em relação a essa nova lista.

A notícia vem do sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP) no seu “Informa urgente número 53”, segundo o informativo a resposta veio da própria Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:

A APEOESP realizou consulta à Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação de professores temporários, conforme divulgamos no Boletim APEOESP Informa Urgente nº 52, de 05 de junho.

Em resposta, a SEDUC, por meio da Assessoria Técnica do Coordenador da Coordenadoria Geral de Recursos Humanos da pasta, informou que:

  • O Processo Seletivo Simplificado tem como objetivo a formação de um cadastro reserva de docentes temporários para o ano de 2025.
  • As contratações ocorrerão exclusivamente nas situações em que não haja candidatos classificados no atual concurso público para Professor de Ensino Fundamental e Médio.
  •  Os candidatos classificados no concurso público vigente serão priorizados para fins de contratação temporária.
  • Não há obrigatoriedade de que os classificados no concurso vigente se inscrevam no PSS.

Face a essa resposta, lembramos que todos aqueles que, por qualquer razão, tenham seus contratos encerrados, a pedido, por exemplo, e que não tenham sido classificados no concurso público em andamento, para poderem lecionar no ano de 2025 terão que ter sido aprovados no processo seletivo simplificado. Assim, embora necessária apenas para os casos mencionados, não há impedimento de que os demais professores se inscrevam no processo.

Portanto, para o Professor de Ensino Fundamental e médio especialista o antigo PEB II, caso tenha sido aprovado no concurso não precisa participar desse Processo Seletivo.

PEB I

Já os Professores de Educação Básica I sim, esse devem participar do Processo Seletivo, pois não houve concurso público de PEB I, então a contratação do ano que vem será por esse Processo Seletivo Simplificado que terá suas inscrições abertas no dia 14/06.

Segue abaixo o PDF com a notícia na íntegra da APEOESP:

BOLETIM INFORMATIVO 53 APEOESP

Deixe uma resposta