Ícone do site Colabora Concursos

Quadro de funcionários ATE é bem maior que 3 mil

Durante o Ato Live homologa já eu tive uma informação que até então eu não sabia, e pequei muito em não procurar saber que é a quantidade de escolas municipais da cidade de São Paulo, eu jurava que era entre 500 e 600 escolas, porém fui surpreendido quando o vereador Celso Giannazi falou que são cerca de 1.600 escolas! Automaticamente fiz associações, e de pronto pensei “o quadro de funcionários não é de 3 mil, é mais”. E imaginei que era preciso fazer pesquisas, afinal eu mesmo cai no engano que era 3 mil o quadro completo de ATE, e pior fiz vídeo afirmando esse dado, era hora de me retratar e corrigir essa informação.

Nas transparências das Prefeituras em geral é muito difícil encontrar determinadas informações, as mais complicadas de achar; quadro completo, cargos ocupados e principalmente cargos vagos, este último só enviando um requerimento direto pro setor de RH. É triste ver que a transparência governamental ainda é tão inacessível, deveria ser o contrário por se tratar de administração pública. E com a prefeitura de São Paulo não foi diferente, penei para obter as informações, entretanto pelas folhas de pagamento do portal de transparência fiz associações e cálculos até chegar ao número aproximado de quadro de ATE, mas dessa vez a margem de erro é bem pequena mesmo.

Realizando a pesquisa

Primeiro eu fui no portal de transparência na parte do funcionalismo público, e fiz o filtro por órgão, cargo e situação, deixando o órgão como Secretaria de Educação, situação ativo e o cargo Auxiliar Técnico de Educação, na prática o sistema vai me retornar o número de servidores ativos, aí basta eu somar com o número de cargos vagos que sabemos que é de 1.589 e temos em fim o número real do quadro de funcionários:

Repare na imagem que o número de itens é 5.717, ou seja, existem 5.717 ATE CAT 1 (categoria 1) precisamos verificar também as outras categorias;

ATE categoria dois temos 1.323, partiremos para a categoria 3, mas antes preciso mostra uma coisa.

Durante a pesquisa reparei um cargo denominado Auxiliar Tecnico de Educação II, mas este não retornou nenhum item;

Agora sim, vamos a última categoria, ATE 3;

No ATE 3 temos 89 pessoas, repare que a remuneração mensal é alta, está é a última categoria de ATE, é o máximo que a categoria pode chegar através da evolução no cargo.

Cálculos

Findou as categorias, vamos aos cálculos;

ATE 1 = 5.717, ATE 2 = 1.323 e ATE 3 = 89, então 5717+1323+89 = 7.129.

7.129 é o número de servidores ATE ativos, mas claro que não significa que todos estão na escola, no meio tem servidores afastados o que aumenta a necessidade de funcionários nas escolas.

Para descobrir o quadro completo 7.129 ativos + 1.589 cargos vagos, isso é igual a 8.718, portanto o número do quadro de apoio ATE é 8.718, e a defasagem do quadro é de 18%. Vale observar que na prefeitura há uma politica que determina que na educação a vacância não pode ultrapassar os 5%, ATE está com 18% de vacância.

Nunca demais lembrar eu não faço nada para prejudicar as pessoas, muito contrário, tudo que faço é na pretensão de ajudar, por isso fiz todo esse levantamento para não existir dúvidas, e também para corrigir um erro tem grande parte de minha culpa na divulgação.

Peço desculpas as pessoas que se sentiram prejudicadas com a informação equivocada, para todos os efeitos vamos a partir de agora considerar 1.589 cargos vagos esta informação é concreta, veio lá da prefeitura;

E podemos considerar que o quadro de ATE é um pouco mais de 8.700 e a vacância no cargo gira em torno de 18%.

Para ver mais detalhes assista ao meu vídeo sobre o assunto e faço seu comentário, obrigado.

Sair da versão mobile