Qual futuro do Concurso de Mauá com a derrota de Atila Jacomussi
A situação do concurso de Mauá pode mudar e muito após a vitória de Marcelo Oliveira do PT, pois como o concurso público anda muito enrolado é possível que o prefeito atual, Atila, agende as provas, ou seja, antes de sair da prefeitura ele deixe as provas já agendadas para dar prosseguimento no concurso, claro, isso se o ministério público não barrar a ação.
Não descarto a possibilidade das provas serem agendadas, conforme vem sendo comentado nos grupos, mas destaco que provavelmente a prova não é esse ano, o atual prefeito pode deixar um cronograma com data de prova e previsão de resultado final e homologação do concurso. Da maneira que está, sem esse cronograma, com a assunção de Marcelo Oliveira da prefeitura de Mauá em 2021, a possibilidade de ele cancelar o concurso é grande.
Estamos falando de um concurso público que está sob investigação do Ministério Público, o próximo prefeito não vai querer movê-lo se não tiver um cronograma previsto, ou seja, se o concurso não estiver meu bem encaminhado o novo prefeito não vai querer se envolver nesse rolo, é muito mais propício ele cancelar o concurso e fazer uma nova licitação, ou até mesmo pregão eletrônico, entretanto com uma banca organizadora com lisura ilibada, Vunesp, por exemplo, vale observar que a escolha da banca organizadora sem o processo de licitação é muito mais célere.
Se tiver novo edital como ficam as vagas e o dinheiro da inscrição
Caso aconteça a infelicidade do concurso ser cancelado, o novo prefeito lança outro edital com o mesmo número de vagas do concurso cancelado, isso porque já há aprovação na câmara para o concurso “cancelado” e dotação orçamentária, o prefeito não vai ter a dor de cabeça de for esse certame passar por nova avaliação, já há as reservas especificas para o concurso, portanto basta não mexer no número de vagas e lançar de novo.
Infelizmente o dinheiro da inscrição não será devolvido rapidamente, se for a banca organizadora responsável pela devolução é possível que ela tenha dificuldades financeiras e não consiga devolver o dinheiro, o famoso calote, se for da responsabilidade da prefeitura entra nos precatórios, eu não vejo uma maneira rápida para a devolução da taxa de inscrição, o que posso lhe garantir é que um dia eles devolvem, porém como sempre acontece o pobre é prejudicado e vão lhe devolver o dinheiro sem juros e correções monetárias.
Portanto surgindo um novo edital você terá que pagar de novo. Particularmente saindo esse novo edital vou me inscrever em dois cargos, apenas, e não três como fiz, pretendo fazer inscrição para Assistente Administrativo e Professor de Educação Básica I.
Agora se o concurso não for cancelado, Deus que nos ajude, pois essa banca organizadora, Indec, é ruim demais, foi a pior que você em vários anos de concursos públicos, até hoje eu não vi alguma banca pior ou semelhante a essa, entretanto o concurso indo para frente o novo prefeito vai fazer nomeações até rapidamente, pois historicamente o PT é um partido que nomeia muitos aprovados em concursos.