Remoção AOE 2020 com problemas, de novo
E mais uma vez a remoção dos Agentes de Organização Escolar encontra dificuldades, há erro na publicação de vagas no sistema do portalnet, a primeiro momento a informação é que erro está lá, porém nada impede de que o erro seja na publicação no Diário Oficial, ou seja, publicaram mais vagas que a realidade.
Vamos observar as vagas publicadas em parte das escolas na DE de Diadema, essas vagas publicadas em diário oficial:
Podemos observar as escolas Simon Bolívar e Olga Fonseca com um número alto de vagas, 5 e 7, mas agora vamos ver essas mesmas escolas na relação de vagas do PortalNet:
Veja que Olga Fonseca aparece sem nenhuma vaga inicial, vamos observa a próxima tela que consta o Simon:
Veja que Simon aparece sem nenhuma vaga inicial. E as divergências são imensas, você consegue observar desencontro de informações, também, nas escolas: Pedro Madoglio e Sylvia Ramos, e estamos falando aqui de apenas um pequeno print do diário oficial com 16 escolas, e um print de cada tela no portanet, somando duas telas, e há 4 escolas com erros de informação. Imagine numa pesquisa mais aprofundada, só em diadema temos 57 escolas.
A reclamação é geral, em muitas DE tem esse mesmo problema no PortalNet, a CEMOV até deu uma atenção ao caso e fez um comunicado interno pedindo para os diretores orientarem os funcionários a aguardarem a retificação das vagas, entretanto não deixam claro que retificação é essa, se é no Diário Oficial, ou se é no portanel.
Conversando com pessoas experientes no Estado, em especial com um gerente de organização escolar, ele me disse que é comum esses erros durante as indicações de escolas dos professores, categoria O ou efetivos, que sempre o portalnet nunca apresenta o número correto de vagas e que ficam toda a vida atualizando os dados até que chegue num consenso. Porém ele disse que o melhor a fazer é não finalizar o processo, aguardar essa retificação no sistema.
Analisando o que o colega disse não devemos nos preocupar, pois o que vale é o que está divulgado no Diário Oficial, porém necessitamos que a gestão da SEDUC-SP venha publicamente se explicar a respeito, pois muitas pessoas estão apreensivas, e muitas delas já confirmaram as inscrição, e agora, como vai ficar? Elas precisarão fazer indicação novamente após e retificação? E essa retificação é aonde? Diário oficial ou portalnet? São questionamentos que infelizmente o reles mortal que aqui escreve não pode responder, somente a CEMOV, ou SEDUC ou senhor gravatinha pode dizer, e nessas horas falta hombridade em se explicar quando as coisas não funcionam por parte da gestão pública estadual.
Aconselho que quem fez a inscrição, mas não confirmou as vagas, continue sem confirmar até arrumarem isso, e quem já confirmou procure imprimir comprovantes. Mas quero dizer que estou propenso a crer que é só uma falha na atualização das vagas no Sistema Portalnet, e o que vale mesmo são as vagas no Edital de Remoção, até porque somamos e o número de vagas no edital está abaixo dos cargos vagos, ou seja, publicaram menos vagas que a realidade, na remoção foram 9.806 vagas, mas o déficit é de 14.556. Veja a tabela que somamos da remoção:
E veja o print da quantidade de cargos vagos:
Não se preocupe, estamos denunciando e tudo terminará bem e quem sabe a gente consegue mudar a data da remoção para janeiro de 2021.