Remoção AOE 2020, saiu, finalmente, a relação de vagas
Gostaria, inicialmente, de pedir desculpas a quem se sentiu ofendido com a última postagem a qual eu levantei suspeitas sobre o concurso de remoção QAE 2020, pois havia um documento interno com erro na data de publicação da relação de vagas, estava com data do dia 20 de novembro, porém era dia 21, e no dia 20 de novembro não saiu a relação de vagas, entretanto, hoje, 21 de novembro saiu a relação de vagas iniciais da remoção QAE 2020 e realmente o concurso de remoção vai acontecer, e a partir de segunda-feira os interessados podem fazer a inscrição e indicar as escolas.
A relação de vagas você pode consultado no Diário Oficial do dia 21 de novembro, executivo I página 27.
https://www.imprensaoficial.com.br/#21/11/2020
Número de vagas alto
O que me chamou atenção foi o número alto de vagas, por exemplo, da Diretoria de Ensino de Diadema tem vaga em 95% das escolas, e o número de vagas na remoção é de 188, o que significa que em Diadema tem 188 cargos vagos, isso numa única DE, imagina se somar com as outras, na DE Norte 1 tem 271 vagas e na Votuporanga tem 24, na Sul 1 temos 187 vagas, sul 2 158 e por aí vai… Por isso mesmo o governo estava evitando ao máximo a remoção, pois com a divulgação de vagas fica nítido o tamanho do déficit nas escolas.
Temporários não contam pra remoção
Você que é temporário não precisa se preocupar com a remoção, por enquanto, pois a remoção abre a possibilidade da segunda chamada, mas digo no sentido de você perder a sua vaga na unidade escolar, o que o governo anda produzindo é uma falácia em dizer que a remoção vai prejudicar o temporário, não é verdade. O temporário ocupa a vaga de um profissional que está afastado, os agentes de organização escolar afastados não podem pedir remoção, ele pode estar afastado por doença ou pode estar afastado para exercer a função de GOE. Portanto dizer que o temporário vai perder a vaga por causa da remoção isso é uma grande mentira. A não ser que estão colocando temporários para ocupar cargos vagos, mas aí é contra a lei a ação.
Mas bem que o governo poderia fazer em março a segunda chamada de efetivos, pois em abril terá a troca de unidade escolar, e para não deixar a unidade em grande desfalque faz-se necessário uma segunda chamada. É preciso um governador com coragem, uma chamada de 10 mil Agentes de Organização Escolar resolver o problema, porém do jeito que o PSDB trabalha é possível que faça uma chamada repetindo o número de temporários, algo em torno de 2.600, que para o Estado é um número muito baixo.
Resultado pode sair antes
A SEDUC está recebendo uma pressão por parte do Ministério Público, não a toa trouxeram a remoção para abril, ela aconteceria em 2022, mas pode acontecer da justiça determinar que a remoção, o ato, ou seja a troca de unidade escolar aconteça em janeiro de 2021, se o Rossieli Soares perder na justiça, a remoção é alterada para janeiro e a CGRH terá poucas dias para ajustar e enviar o resultado rapidamente.
Minha remoção
Vou analisar se peço ou não a remoção, é preciso pesquisar as escolas para saber se vale a pena, se eu pedir a remoção é meramente por causa dos meus estágios do curso superior de Pedagogia, como em 2020 teve o problema da pandemia, os estágios ficaram para o ano que vem, eu tinha 400 horas de estágio, fiz 100 horas em 2019 e não consegui fazer em 2020, eu faria 200 horas em 2020 e ia deixar apenas 100 horas para 2021, entretanto terei que fazer 300 horas em 2021, 300 horas de estágio são mais ou menos 5 meses, portanto eu preciso trabalhar numa escola que eu consiga fazer esse estágio lá mesmo, pois ao invés de ficar me deslocando de escola em escola e faço tudo numa só, o estágio e o meu serviço, podendo até fazer o estágio de maneira mais lenta, entrando mais cedo no serviço.
Eu vou pensar, ainda não tem nada definido, olhei e tem algumas escolas com o perfil que necessito, porém outros fatores precisam ser analisados, como por exemplo, o horário de trabalho, no meu caso é necessário que seja no período noturno.
Qualquer nova informação estarei divulgando aqui e no canal de Youtube, boa sorte com a remoção.