Remoção dos Precários ATE e possível terceira chamada
Na data do dia 12 de novembro tivemos uma publicação muito importante para os Auxiliares Técnicos de Educação, sobretudo quem está em vaga precária, porém diz respeito aos aprovados que aguardam a terceira chamada.
Estou falando do COMUNICADO Nº 1.276, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2021, que vou tratar na postagem os principais pontos, caso queira ler o comunicado na Integra, no final da postagem tem o link para você baixar.
Remoção pelo sistema EOL
Todo profissional da Educação na Prefeitura de São Paulo tem um acesso chamado “EOL servidor” por lá ele pode ter acesso a diversas informações, segue um print para ter uma ideia:
Por esse aplicativo é possível acompanhar várias situações como servidor da prefeitura, e é possível, inclusive, participar da remoção.
E o comunicado nos traz a informação de que a remoção será pelo EOL:
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e considerando a necessidade de imprimir celeridade ao processo de escolha de lotação definitiva pelos concursados ingressantes em 2021, COMUNICA:
1. A escolha de unidade de lotação em caráter definitivo pelos titulares de cargos de Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar ingressantes e que iniciaram exercício em 2021, com lotação precária, será realizada via sistema Escola On Line (EOL-Servidor) e Aplicativo EOL, nos termos do presente comunicado.
Data de corte
Só poderão participar da remoção quem teve seu cadastro, no EOL, homologado até o dia 17 de novembro, quem ainda não tem EOL precisa correr com isso e solicitar à gestão escolar para o cadastrar como operador, vejamos a comunicação de corte:
2. Participarão do processo de escolha de vaga de que trata este comunicado os profissionais de educação ingressantes em 2021 e devidamente cadastrados no Sistema Escola On Line/ EOL até o dia 17/11/2021.
Sistema de Classificação na Remoção
A ordem de escolha das vagas será pela classificação do concurso, ou seja, quanto melhor classificado mais chances de escolher a escola de interesse, e pelo EOL será possível fazer o número de indicações possíveis, por exemplo, a pessoal quer indicar 100 escolas, pelo EOL ela consegue fazer isso, e aonde a classificação dela permitir ser lotada, assim será, se não conseguiu na primeira opção, o sistema tenta na segunda, na terceira… e assim sucessivamente. Vejamos o trecho que trata desse assunto:
3. Os Profissionais de Educação referidos no item 1 deste comunicado, nomeados em 2021, serão classificados de acordo com a ordem de convocação para escolha de vagas, respeitada a classificação final obtida nos respectivos concursos.
4. Serão oferecidas para escolha, vagas remanescentes dos concursos de remoção 2021, a serem publicadas em DOC.
5. Os Profissionais de Educação deverão indicar no período de 26/11 a 29/11/2021, conforme procedimentos fixados no Comunicado SME nº 1.196, de 14 de outubro de 2021, publicado em 15/10/2021, a(s) unidade(s) na qual pretendem fixar a sua lotação em caráter definitivo para o ano de 2022.
5.1. Deverão indicar todas as unidades de seu interesse em rigorosa ordem de preferência.
Quem não tiver EOL a tempo, como fica?
Infelizmente terá que escolher as vagas presencialmente no final do ano, após quem teve acesso ao EOL escolher, ou seja, vai ter que escolher as vagas restantes, porém não acredito que deva ser uma grande preocupação, creio que haverá vagas nas 13 DRE, e muito provavelmente, mesmo no final do ano haverá opções na sua região, claro que talvez não tenha a escola de preferência, mas aos menos não serão escolas muito longes.
7. Na hipótese de remanescerem profissionais de educação sem atribuição de vagas, os mesmos serão convocados para escolha de lotação por meio de comunicado específico.
8. A escolha surtirá efeitos a partir de 01/01/2022.
Terceira Chamada
Parece-me muito claro que não haverá mais chamadinhas e estão preparando a terceira chamada, após a remoção vai sobrar vagas, estimo que umas 150 vagas, e esse número pode muito bem ser usado como terceira chamada, encerrando um ciclo.
A quarta chamada pode ficar um pouco complicada de sair, pois aí vai ter que ser com a contagem de exonerações, elas acontecem, sim, mas não são em número alto.
Voltando a falar da terceira chamada, ela pode perfeitamente acontecer em janeiro, após todo esse levantamento, porque aí a administração terá o mapa real de vagas, podendo somente ratificar juntos às escolas após a autorização de chamada.
Renovação dos contratos temporários
Estimo e clamo pela renovação dos contratos de ATE e das POT, as escolas não tem muitos funcionários, e esses profissionais temporários tem sido de extrema importância para a manutenção dos protocolos sanitários, afinal a pandemia ainda não acabou e precisamos ter mais 6 meses de cuidados. Isso não vai implicar na terceira chamada, pois a chamada é para ocupação de cargos vagos.