A CGRH, através do Centro de Mídias São Paulo, fez uma reunião com os profissionais da Educação Estadual para tratar da Remoção 2020, envolvendo todos os cargos, inclusive o de Agente de Organização Escolar que é nosso foco aqui na postagem. E dessa vez tivemos novidades, talvez não muito agradáveis, mas a reunião foi diferente da anterior e trouxe mudança no cronograma da remoção QAE 2020.
Novo Cronograma
O que posso lhe dizer foi o que os colegas AOEs me relataram, eu não pude acompanhar a Live, pois o aplicativo CMSP simplesmente não funciona no meu celular, e não sei dizer se é problema no celular ou no aplicativo mesmo, desinstalei e instalei novamente e nada de funcionar. Meus colegas disseram que no sábado sai a relação de vagas, ou seja, uma listagem com todas as escolas que tem vagas e qual o número de vagas em cada uma delas, portanto no dia 21 de novembro teremos a publicação de vagas iniciais. Também no dia 21 de novembro sairá uma portaria com as orientações para o processo de remoção QAE 2020.
Na segunda-feira dia 23 de novembro abre as inscrições e indicações de escolas, ou seja, o interessado em se remover tem que fazer a inscrição e começar a escolher as escolas de interesse, não há limite de escolha, normalmente as pessoas escolhem entre 5 e 10 escolas, mas pode indicar mais se precisar. Mas o ponto que me deixa preocupado nessa inscrição é o prazo, as inscrições vão do dia 23 de novembro até 23 de dezembro, é muita coisa, esperávamos que a CGRH agilizasse o processo, poderia ser do dia 21 de novembro até 28 de novembro a inscrição e dar o resultado em 4 de janeiro.
O resultado da remoção, segundo o novo cronograma da CGRH, fica para 15 de abril, e no mesmo dia do resultado haverá a movimentação, repare que o resultado é prometido para 5 meses depois da abertura de inscrições.
Vai ter mesmo a remoção?
Ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa, infelizmente a CGRH não está sendo levada muito a sério, o Doria em conjunto com Rossieli estão denegrindo a imagem dos órgãos Estaduais, e não é possível mais acreditar no Estado por conta de má administração do governo, e sim, passamos a desconfiar das instituições públicas do Estado de São Paulo, haja vista a publicação do edital de remoção de QAE 2020 em julho e que não fui cumprido, e até hoje não temos explicação por parte da CGRH sobre o que aconteceu.
Devemos, primeiramente, ter cautela e aguardar a publicação do Diário Oficial de Sábado, provavelmente a divulgação das vagas inicias sai em suplementos do DOE, vamos olhar lá, caso saia as vagas da remoção é possível acreditar que vai acontecer mesmo o processo. Aí na segunda-feira vamos conferir se realmente estão permitindo fazer a inscrição no portalnet. Eu farei um vídeo mostrando o procedimento, claro se a remoção existir, muito provavelmente faço o vídeo segunda-feira a noite e lanço ou na segunda a noite ou na terça de manhã.
A luta continua
Vamos continuar lutando para que a troca de unidades escolar por ato de remoção aconteça em janeiro, pois está remoção já está com atraso e não é mais possível aceitar que a pessoas fiquem mais 4 meses em 2021 trabalhando longe de casa, gastando mais dinheiro com transporte do que recebem do Estado, e também não é possível tolerar que elas utilizem transporte público por mais 4 meses, muitas vezes a pessoa fica 3, até 4 horas em transporte público lotado, correndo o risco de contrair a Covid e ainda contaminar os colegas de trabalho, as crianças, professores e outros profissionais da Educação.
Existe um processo em andamento no Ministério Público movido pela ACEP, e o cronograma da ACEP estipula que o resultado da remoção saia no dia 4 de janeiro. É razoável, haja vista a demora que teve para sair essa remoção, que aliás ainda não saiu, está só no bate papo. A última remoção foi em julho de 2018, ou seja, em abril de 2021 fará quase 3 anos da última remoção, absurdo!
Estaremos acompanhando tudo o que acontecer nos próximos dias, estaremos de olho na CGRH e no Rossieli Soares, vamos ver se vão mentir de novo, e claro, qualquer novidade estaremos postando aqui e eu farei, se possível, vídeo no Youtube.