A poucos dias, saiu no Diário Oficial do estado de São Paulo a lista de remoção do QAE, na qual constava as vagas disponíveis na unidades escolares de casa Região, mas como muitas pessoas perguntam sobre o valor de cada região e até mesmo o valor total de todas as regiões, eu (Evelyn) e o Rogério fizemos a contagem.
Quando olhamos para cada região, já percebemos que há muitas com um número alto de vagas e quando vemos o total fica mais chocante ainda. Porém é de se pensar, na primeira chamada de efetivo do cargo de Agente de Organização Escolar (AOE) só foi disponibilizadas as vagas do edital, que na maioria das DEs foram uma merreca e agora para a remoção “surgiram” tantas vagas do além. Esperamos que na segunda chamada, se caso vier, não venha menos que esse quantitativo.
A realidade é que há aproximadamente 15 mil cargos vagos, que já deveriam ter sido preenchido ou pelo menos ter chamados 10 mil e essa remoção só veio para confirmar que o Sr. Governador e o Sr. Gravatinha não querem saber de nomear os aprovados tão cedo. Consequentemente que os AOEs que estão nas unidades escolares, que se virem com a carga excessiva de trabalho.
Mas ainda está havendo outro problema, muitas unidades escolares foram publicadas um número de vagas e na realidades dessa mesma escola, as vagas são menores, ou seja, se o efetivo se remover para a unidade só visualizando as vagas publicadas no Diário Oficial, corre o risco de chegar na escola e não poder assumir lá, pois a vaga não existe e acabando ir para uma escola não desejada. É mais um meio do governo colocar, o funcionário na unidade escolar que é considerada necessitada, ou seja, a de risco; a da periferia; aquela que ninguém quer, por conta do perigo.
Então! Uma dica, ligue na escola que você almeja trabalhar, para confirmar se as vagas são reais, para depois não ficar indignado e no fim não poder fazer nada, mesmo eu pensando que se está no Diário Oficial, eles deveriam se comprometer com o que foi publicado, mas já tivemos esse ano, um golpe do Sr. Gravatinha no diário oficial sobre a remoção, enfim, fique de olho aberto e corra atrás das informações sobre as vagas na unidade escolar.
Remoção X Contrato temporário
O que essa remoção pode afetar nos contratos temporários – tantos os prorrogados, quanto os novos- é que se todas as vagas disponíveis na unidade escolar for preenchida, a probabilidade do agente de organização escolar temporário ter ser contrato encerrado é de praticamente 99%, não é 100, pois o critério avaliativo para tal fato, é a contagem de tempo de todos os funcionários do quadro(AOE), efetivos e temporários e na maioria das escolas, os efetivos tem anos na escola e por fim fica o AOE TEMPORÁRIO.
Então, até isso é triste, porque a remoção não é certeza da segunda chamada, o correto seria ter, mas como bem conhecemos esse governo, será difícil, pelos simples fatores:
✓ prorrogação de contrato temporário até final do mês de Outubro/21
✓ quarentena estendida, provavelmente voltaremos a fase vermelha, fechar tudo.
✓ vacina ainda não está 100% certa
Caso a vacina não esteja pronta e eficaz até fevereiro/21, provavelmente as aulas ficaram on-line até julho, logo, ele não fará segunda chamada, pois não terá necessidade de ter muitos funcionários mas escolas.
Talvez haja uma possibilidade, se nessa remoção, muitos contratos forem encerrados no mês de Abril, por conta das vagas preenchidas em seu total na unidade escolar, mas mesmo assim, acho que o governo fará de tudo para enrolar e adiar até 2022, para ver se no seu último ano e para promover sua candidatura novamente, ou seja, em 2022 ele acha que muitos esqueceram o que ele fez até agora e só lembrará da segunda chamada em 2022, que com.toda certeza terá muitas vagas. Outra estratégia de marketing, então, não se engane.
Vamos aproveitar e mudar agora na eleição para prefeito, pois se não haver nada no estado esse ano, podemos ter uma esperança na prefeitura de São Paulo com algum concurso novo e até às nomeações dos concurso que estão homologados ou em andamento.