Hoje tenho uma notícia que consegue ser boa e ruim ao mesmo tempo, fica até difícil de avalia-la dada situação que vivemos atualmente. O Projeto de Lei complementar 22/202, do Governador João Doria, foi aprovado.
O que é esse PLC 22/2020
O projeto do Executivo prorroga, em até um ano, a contratação dos agentes de organização escolar que têm o encerramento do vínculo com o Estado previsto para até 31 de dezembro de 2020.
A justificativa para que esse PLC fosse aprovado é o seguinte: renovar o contrato desses profissionais a fim de manter o controle dos protocolos de higiene e distanciamento social quando as aulas presenciais retornarem, uma vez que esses profissionais são responsáveis por manter a vigilância em áreas comuns das instituições de ensino.
Foi até fácil passar esse projeto pra frente e aprovar, primeiro que é um projeto do João Doria e a base do governo na Alesp é forte, tanto é que negaram todos os substitutivos e emendas solicitados pela oposição, é como se o governo trabalhasse sozinho, sem objeções. Na votação passou com tranquilidade, pois a oposição ficou em situação delicada, ela prima pela nomeação dos aprovados em concurso público, porém não poderia votar contra, pois votar contra a renovação de contratos e votar a favor do desemprego, e mais uma vez em jogo baixo o governo faz contrato de temporários.
Qual é o lado bom na história
Se existe algum ponto feliz nisso é que a renovação dos contratos já está garantida automaticamente, a pessoa somente assinará a renovação, e nessa assinatura ela vai saber qual a data começa a valer a contagem. A renovação é por até mais doze meses, não se houver uma chamada de efetivos o governo vai segurar até o final dos dozes meses.
Tira um pouco do sufoco quem estava preocupado com o desligamento e entraria mais uma vez na fila do desemprego, eu me lembro quando passei por uma situação dessa, é a sensação de falta de esperança, tormento, sentimento de culpa, inferioridade, ódio, entre outros sentimentos perniciosos a todos, a própria pessoas, aos amigos, à família, é algo indesejável até pros inimigos. Por ter escapado do desemprego no pior momento do país, eu achei como boa notícia.
Lado ruim
A principal e exata desvantagem é que mais uma vez o governo nos passa a perna, e não faz a segunda chamada de efetivos, na última divulgação de relação de cargos vagos do Estado de São Paulo, foi divulgado que o número de cargos vagos de Agente de Organização Escolar atualmente é de 14.556, essa divulgação foi em abril, estamos em setembro deve estar beirando os 15 mil, isso representa aproximadamente 35% do quadro dos AOEs. Não a toa, recentemente, em uma Live com o deputado estadual Carlos Giannazi eu sugeri para 2021 uma chamada de 10 mil aprovados no concurso público de Agente de Organização Escolar, quem vê assim parece absurdo o governo fazer 10 mil contratações, porém é mais absurdo a máquina pública querer rodar, inclusive abrindo escola na pandemia com um desfalque deste tamanho, isso sim deveria ser o inaceitável, a quem não conhece o vídeo eu separei o trecho que cobro essas chamadas:
Ficaremos no aguardo de uma segunda chamada, de minha parte estou sempre falando algo a respeito quando necessário, sou a favor do funcionalismo público e é inaceitável saber que existe um número grande de cargos vagos, tem concurso em andamento com aprovados e o governo não nomeia, e ainda por cima fica dois anos contratando temporários.