Houve a primeira sessão de escolha de vagas de Professores do Estado de São Paulo no dia de hoje, 06 de agosto, os candidatos convocados são aprovados no concurso público de 2023. O procedimento demorou praticamente doze horas para finalizar, diversos erros e travamentos no sistema colaboraram para a demora no processo que na verdade deveria ser simples.
Logo pela manhã houve inconsistência de dados, travamentos de sistemas e a sessão de escolha precisou ser suspensa no Estado inteiro! A sessão de escolhas de vagas só retornou e iniciou simultaneamente a partir das 13h, porém de maneira lenta e com falhas, segundo os candidatos.
Vagas
As vagas eram realmente as que foram divulgadas no diário oficial logo pela manhã e que fui publicado aqui no Colabora Concursos com exclusividade, houve a cogitação de que o sessão de escolha de vagas foi suspensa por conta de erros no número de vagas, porém não foi o que aconteceu, a SEDUC-SP confirmou que o problema era de transmissão (erros sistêmicos) e que não tinha nada a ver com as vagas divulgadas. As vagas disponíveis são diferentes do que foi anunciado no edital, confira abaixo a postagem para entender como elas ficaram:
Procedimento de escolha de vagas
Embora os erros pela manhã e a suspensão temporária da sessão de escolha de vagas, ela retornou a tarde, entretanto a conexão não permaneceu constante, foram vários os relatos de que o sistema travou durante o período da tarde fazendo com que demorasse o procedimento de escolha de vagas.
De quem compareceu na primeira chamada informou que as desistências foram de 25% aproximadamente, o que está um pouco acima do normal, em sessões de escolhas de vagas, falando de maneira geral, cerca de 15% é a desistência, e ela aumentando aos poucos com o passar do tempo, então podemos considerar como médio índice de desistências nesse concurso público.
Ainda de acordo com os relatos dos participantes, por conta desses problemas já citados a sessão de escolha foi demorada, ela começou 13h já com atraso, pois teria que começar às 9h e só foi terminar às 20h, se levarmos em consideração que um dos últimos candidatos chegou no polo às 8h, então ele esperou na prática 11 horas no mínimo para escolher a vaga.
Diante disso, podemos afirmar que esse primeiro dia de sessão de escolhas foi um fracasso, pois mesmo em escolha de vagas com 300 candidatos não demora mais que duas três para finalizar, e esse por sistema demorou aproximadamente 12 horas.
Para os candidatos que participarão das próximas sessões recomendo que leve dinheiro a mais e se possível lanche, ou até mesmo uma marmita, pois ao que tudo indica as próximas sessões podem ser até piores por ter mais candidatos.
Qualquer outra informação divulgaremos.