Para quem está inscrito no concurso público da FITO( Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) n° 01/2020, pode ter recebido uma surpresa e para aqueles que ainda não, estamos aqui para informar.
Dia 22 de Junho de 2020 foi suspensa a data da prova objetiva, porém ontem, dia 10 de Novembro de 2020, a banca que está a frente do concurso, que no caso é a vunesp, publicou a retomada do concurso; isso é uma ótima notícia, mas havia outra publicação por vir no mesmo dia, a convocação para a prova objetiva e na qual estava com a data da prova e fiquem chocados, assim como eu, a data marcada para a prova é dia 22 de Novembro de 2020, isso mesmo meu povo, a pessoa terá aproximadamente 10 dias para voltar aos estudos.
Acredito que por conta da pandemia , muitos acabaram deixando de lado os estudos ou pelo menos diminuindo a carga horária de estudo, porque até o momento não tínhamos certeza de concurso esse ano, mesmo havendo indícios que poderia haver; como o Rogério Ferreira mesmo falou, que se houvesse seria a banca vunesp pelo seu capital superior as demais bancas. Não estou querendo dizer que a publicação da data da prova objetiva é ruim, mas a data em si, pois acredito que todos esperavam pelo menos um mês para poder fazer a prova, esse seria um tempo razoável.
Agora após o coração acelerar com esse choque, o foco é correr para ativar a cabeça no caderno, no livro, nas vídeos aulas; minha dica é focar no conteúdo que vale mais ponto e que está entre os primeiros em relação ao desempate. No caso dos dois cargos desse concurso, conhecimentos específicos é o que tem mais questões e é o que está em segundo lugar no desempate.
O fato principal é que a vunesp, não deixou bem claro sobre vários assuntos, como: em relação ao grupo de risco; se as pessoas contaminadas pela covid ou que teve contato com alguém, se será desclassificado; se haverá reembolso do valor da taxa para quem não puder fazer a prova por conta da covid, enfim, são enumeras questões. Eu pesquisei o contato da FITO, liguei, mas não atenderam; liguei no telefone encontrado da vunesp, mas não existe mais e por fim mandei uma mensagem para a banca, naquele ” fale conosco” que tem no próprio site.
Abaixo está a mensagem para a banca, questionando alguns assuntos que não vi nos editais publicados ontem.
Bom dia, gostaria de ter algumas informações sobre a realização da prova objetiva desse concurso, pois nos editais publicados não encontrei.
✓Primeira questões é: Como vocês saberão quais pessoas estarão com covid ou que teve contato com alguém com covid? Pois se depender da veridicidade do candidato, acredito que muitos não falarão, não por maldade, mas porque tenham medo de perder a prova.
✓Segunda questão: As pessoas que não forem fazer a prova, alegando que foi por conta de estarem contaminadas com covid ou ter tido contato com alguém, haverá um documento legal para essa validação com atestado médico.
✓Terceira questão: Se haver ou não esse documento, os candidatos que não puderem fazer a prova por conta desse fato, serão desclassificados? E se forem desclassificados, terão os estorno do valor da taxa de inscrição, pois a covid não é culpa de nenhum candidato.
✓Quarta questão: Se não forem desclassificados, haverá chance de fazer a prova? Como será? E isso seria desrespeito aos que foram fazer na data marcada, mesmo que fizessem outra tipo de prova, esses acabarão tendo um tempo a mais para estudar.
✓Quinta questão: Os candidatos do grupo de risco poderão fazer a prova e se sim, será feito em sala diferente? E se não puderem, também será um desrespeito aos mesmos.
Vamos aguardar para ver se a banca responderá e qual será a tal resposta. Eu sei que isso dará muita confusão, pois mesmo que a banca decida reembolsar os candidatos afetados, isso às vezes não é o que o mesmo gostaria, pois o emprego estável é bem melhor do que ter R$60 ou R$90 agora no bolso.
Assim que me responderem, comunicarei à vocês sobre tal assunto.