Participei do concurso público de Professor de Educação Física para o Estado de São Paulo, a prova foi realizada neste domingo 06/08/2023 e ocorreu tudo bem em relação à organização, nada mais que o esperado.

Já a prova em si posso considerar que foi difícil, ela foi muito focada nos autores e em partes específicas de livros, por muitas vezes as questões não se limitavam ao entendimento geral do autor a cerca de determinado assunto, com perguntas que se atentavam aos pormenores das obras. Essa prova difícil talvez seja justificada pelo fato de o Professor precisar apenas de 6 acertos na objetiva para avançar à próxima fase.

Na parte de legislação não caiu nenhuma pergunta sobre a LDB, a Constituição Federal ou o Estatuto da Criança e Adolescente, fato que dificilmente acontece, então isso justifica mais uma vez a prova como veio complicada.

Na parte específica de Educação Física as questões estavam bem diversificadas, ora era uma problematização em ensino fundamental I, ora no II e ora no Ensino Médio, várias questões envolvendo situações hipotéticas de sala de aula, envolvendo o candidato em estudos de caso para responder às questões.

A prova discursiva valendo 10 pontos veio com um estudo de caso que trouxe a visão de dois Professores acerca de equidade e Currículo Paulista, a grande problemática era em saber se as avaliações devem ser iguais para todos os alunos ou deve ter adaptações para que todos sejam avaliados em iguais condições. A opinião dos candidatos está dividida entre Professora Paula e Samuel, quem está certo ou errado na questão.

Diante do exposto, eu posso lhe dizer que a prova foi difícil mesmo, levando em consideração esses fatos expostos,

  1. Eu como candidata de língua portuguesa achei um absurdo um dos textos escolhidos pela banca “um pênis decepado” isso mesmo e não estou brincando, ora quantos textos maravilhosos para serem analisados e o nível aqui foi decepcionante, também achei que muitos outros questionamentos poderiam dar lugar, como: AEE, Inclusão, Metodologias ativas, LDB, PNE, Avaliações, Professor nota 10, Educação Integral em fim, poderia enumerar muitas outras, contudo para mim, foi decepcionante, me pareceu que havia a famosa “pegadinha!”

  2. Ernesto Geysel Neves

    Boa tarde amigos então eu fiz a prova perto de casa não é no meu ponto de vista a prova Tava fácil né A questão discursiva lá sobre a Equidade e as competências Tava fácil a prova no meu ponto de vista O único problema foi que eu não estudei entendeu mas estava perto para mim foi suave perto de casa tudo certinho se eu tivesse estudado eu ia ser show mas eu não estudei né Aí eu fiz o que deu.

  3. Achei também que teve muito tempo, terminei em 1,30 minha prova e tive que ficar la na sala com cara de taxo esperando 3 horas pra poder sair.

Deixe uma resposta