O Governo do Estado de São Paulo lançou na data de hoje (03/07) um processo seletivo para contratação de Professor Tutor de Reforço escolar. Basicamente esse Professor vai dar reforços de Português e Matemática para estudantes não alfabetizados e não letrados matematicamente nos anos finais do ensino fundamental 6º ao 9º ano.

Quem pode participar?

O edital do Processo Seletivo foi lançado, mas o Processo Seletivo não vai permitir que professores de fora da rede participem, os requisitos vieram nos seguintes termos:

Poderão se inscrever no presente processo seletivo os docentes efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação com inscrição ativa no processo de atribuição de classes e aulas 2024, desde que cumpridas as exigências contratuais constantes deste edital e nas demais normas pertinentes ao assunto.

Resumindo, ou o Professor já é efetivo da rede, contratado ou tenha cadastro no banco de talentos mais recente, que no caso seria a inscrição de 2024. Neste caso são candidatos do banco de talentos que fizeram a inscrição, manifestaram interesse, porém por algum motivo não foram contratados. Fora essas especificações não é possível participar do Processo Seletivo de Professor Tutor do Ensino Fundamental Anos Finais.

Como será feita a seleção?

A seleção será feita através de uma inscrição no Banco de Talentos, de maneira gratuita. Após a inscrição o candidato será submetido a prova prática e entrevista presencial. A prova prática será através de videoaula (marca característica desse novo governo), a aula será de 5min a 7min e deverá será enviada ao Youtube e o link de acesso ao vídeo deverá ser encaminhado para o Banco de Talentos. Após isso, os candidatos, inscritos e qualificados, que atenderem a qualificação disposta no capítulo II do referido edital serão convocados para uma entrevista com a Comissão de Atribuição da Diretoria de Ensino, cujo objetivo é avaliar suas habilidades e competências relacionadas às funções do cargo de Professor Tutor para os Anos Finais.

Quais Diretorias de Ensino foram contempladas

Atenção! Somente 20 Diretorias de Ensino vão participar desse novo projeto, segue abaixo:

DIRETORIAS DE ENSINO PARTICIPANTES DO PROJETO PROFESSOR TUTOR NOS ANOS FINAIS

DIRETORIAS DE ENSINO

BAURU

BOTUCATU

CAIEIRAS

CAMPINAS OESTE

CARAGUATATUBA

CARAPICUÍBA

GUARULHOS NORTE

GUARULHOS SUL

ITAPEVI

ITAQUAQUECETUBA

LESTE 1

LESTE 2

LESTE 3

NORTE 1

NORTE 2

OSASCO

RIBEIRÃO PRETO

SUL 1

SUL 2

SUL 3

Temos o curso de Videoaula, ele foi feito para o Processo Seletivo PEB I Categoria O, mas é possível usá-lo para esse Processo Seletivo de Tutor, basta adaptar a aula com as habilidades do Professor Tutor. Ele custa 42 reais, segue abaixo:

CURSO VIDEOAULA PEB I

Edital do Processo Seletivo Professor Tutor

Segue abaixo o Edital na íntegra:

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE PROFESSOR TUTOR

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos e Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com fundamento no disposto no artigo 6º do Decreto nº 54.682, de 13-08-2009, tornam pública a abertura de inscrições e a realização do processo seletivo de docentes para atuação no Projeto de Professor Tutor nos anos finais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino, por meio de prova prática e entrevista presencial, a ser realizado nas Diretorias de Ensino, mediante as condições estabelecidas neste edital.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 – O presente processo seletivo destina-se à formação de cadastro de docentes para atuação do Projeto de Professor Tutor nos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino.

2 – A atribuição de Professor Tutor terá por objeto a realização de trabalho presencial nas Unidades Escolares.

3 – Poderão se inscrever no presente processo seletivo os docentes efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação com inscrição ativa no processo de atribuição de classes e aulas 2024, desde que cumpridas as exigências contratuais constantes deste edital e nas demais normas pertinentes ao assunto.

CAPÍTULO II

DOS REQUISITOS

1 – A seleção de docentes para atuação como Professor Tutor ocorrerá mediante processo seletivo a ser realizado pela Diretoria de Ensino participante do Projeto.

2 – Para as escolas constantes nos Anexos I e II, as aulas das turmas de +Língua Portuguesa devem ser atribuídas preferencialmente aos docentes com as seguintes formações:

2.1 – Curso Normal Superior;

2.2 – Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

2.3 – Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;

2.4 – Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Docência nos Anos Iniciais;

2.5 – Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

3 – Na inexistência de docentes com as formações previstas no item 2, capítulo II deste edital, as aulas poderão ser atribuídas aos:

3.1 – Licenciados em Língua Portuguesa, com especialização em alfabetização ou letramento;

3.2 – Bacharéis ou tecnólogos, com qualificação em Língua Portuguesa, com especialização em alfabetização ou letramento.

4 – Para as escolas constantes no Anexo I, as aulas das turmas de +Matemática devem ser atribuídas preferencialmente a docentes com as seguintes formações:

4.1 – Curso Normal Superior;

4.2 – Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

4.3 – Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;

4.4 – Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Docência nos Anos Iniciais;

4.5 – Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

5 – Na inexistência de docentes com as formações previstas no item 4 do capítulo II, as aulas poderão ser atribuídas aos:

5.1 – Licenciados em Matemática;

5.2 – Licenciados em um dos componentes na área de ciências da natureza;

5.3 – Bacharéis ou tecnólogos, com qualificação em Matemática.

6 – Para as escolas constantes no Anexo II, as aulas das turmas de +Matemática devem ser atribuídas preferencialmente a docentes com as seguintes formações:

6.1 – Licenciados em Matemática;

6.2 – Licenciados em um dos componentes na área de ciências da natureza;

6.3 – Bacharéis ou tecnólogos, com qualificação em Matemática.

7 – Na inexistência de docentes com as formações previstas no item 6 do capítulo II deste edital, as aulas poderão ser atribuídas aos:

7.1 – Curso Normal Superior;

7.2 – Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

7.3 – Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;

7.4 – Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Docência nos Anos Iniciais;

7.5 – Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

CAPÍTULO III

DA INSCRIÇÃO

1 – A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2 – A inscrição do candidato será realizada na plataforma Banco de Talentos, no endereço: https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br, no período de 04/07/2024 a 17/07/2024 .

2.1 – O acesso à plataforma Banco de Talentos é de responsabilidade do docente, vinculado ao cadastro pelo gov.br.

2.2 – Seguir orientações do ACESSO AO SISTEMA (Capítulo IV do presente edital).

3 – Nesta fase de inscrição, o candidato ficará dispensado de apresentar-se na Diretoria de Ensino para entrega e/ou comprovação documental.

5 – Não serão considerados documentos enviados por outras formas, como via postal ou e-mail.

6 – Constatada divergência de dados ou de documentos prestados pelo candidato no ato da inscrição, sua classificação final será anulada.

7 – O candidato deverá ler todas as instruções estipuladas neste edital antes de efetuar a inscrição e responsabilizar-se pelas informações prestadas no Formulário de Inscrição.

CAPÍTULO IV

DO ACESSO AO SISTEMA

1 – Para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá acessar a plataforma Banco de Talentos através do site https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br/, conforme procedimentos a seguir.

2 – Após acessar a plataforma Banco de Talentos, o candidato deverá localizar o “PROCESSO PARA PROFESSOR TUTOR ANOS FINAIS”, disponível em “Processos Seletivos em Andamento”, clicar em SAIBA MAIS e em seguida em CADASTRE-SE, preenchendo os seguintes campos.

3 – O candidato cadastrado será direcionado para realizar a inscrição.

4 – O candidato sem cadastro deverá preencher o cadastro com seus dados pessoais e, em seguida, realizar a inscrição.

5 – Das Informações para a inscrição:

5.1 – Formação Curricular, conforme disposto no capítulo II deste edital;

5.2 – Campo de atuação:

5.2.1 – Selecionar Diretoria de Ensino: o candidato deverá optar por uma das 20 (vinte) Diretorias de Ensino participantes deste processo, para fins de classificação, conforme disposto no Anexo III;

5.2.2 – O candidato deverá selecionar o turma de opção (Língua Portuguesa e/ou Matemática);

5.3.3 – O candidato deverá inserir o link da videoaula correspondente a turma de opção selecionada, conforme Capítulo V deste Edital.

6 – Confirmação.

6.1 – O candidato deverá certificar-se de todas as informações prestadas, aceitar o termo de ciência e responsabilidade e clicar em enviar.

6.2 – Finalizada a inscrição, o sistema emitirá o Comprovante de Inscrição.

7 – O Cadastro de Pessoa Física – CPF, deve ser do próprio candidato, não sendo permitida a correção, nem uso de terceiros.

8 – Em conformidade com o Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010, o candidato poderá solicitar a inclusão do nome social para tratamento nominal, mediante preenchimento desta informação nos dados pessoais no momento da inscrição.

CAPÍTULO V

DA PROVA PRÁTICA

1 – A prova prática terá caráter classificatório e consiste na simulação de uma aula presencial para alunos do ensino básico.

2 – A simulação de aula deverá ser gravada em vídeo, com duração de 5 (cinco) a 7 (sete) minutos.

3 – O tema da videoaula dar-se-á de acordo com o componente curricular do candidato.

4 – Para a gravação da videoaula, o candidato deverá escolher, de acordo com a turma de opção de inscrição (Língua Portuguesa e/ou Matemática), a atividade proposta no Anexo IV (para Língua Portuguesa) e Anexo V (para Matemática) deste edital.

5 – No momento da inscrição, o candidato que selecionar ambas as opções (Língua Portuguesa e Matemática), deverá gravar dois vídeos, de acordo com a atividade proposta no Anexo IV (para Língua Portuguesa) e Anexo V (para Matemática) deste edital.

6 – A videoaula deverá ser uma simulação de aula, dirigida aos estudantes, sem a necessidade da presença deles, e deverá abordar conteúdo teórico e/ou prático relacionado à atividade destinada nos anexos IV e V, de acordo com a disciplina selecionada no momento de inscrição.

7 – A aula não poderá ser exclusivamente de resolução de exercícios.

8 – A aula deverá ser ministrada pelo candidato, que deverá aparecer no plano principal da gravação durante toda a simulação da aula. O candidato que fizer uso de reduzir sua imagem (expô-la em um campo menor ao lado ou sobre o campo principal) terá sua pontuação prejudicada.

9 – É permitida a utilização de diferentes recursos de mídia, no entanto, o candidato deverá aparecer em primeiro plano na imagem da videoaula durante todo o tempo de gravação.

10 – Se o candidato incluir algum recurso de mídia em formato de vídeo em sua videoaula, este não poderá ter mais de 1 minuto de duração.

11 – O candidato deverá, no início da gravação, apresentar, oralmente ou por escrito, o componente curricular e a atividade escolhida que apresentará a simulação de aula, de acordo com o Anexo IV ou Anexo V deste edital.

12 – A aula deverá ser apresentada em língua portuguesa.

13 – O candidato deverá gravar a videoaula, com o lado maior do celular na horizontal, em local bem iluminado e sem ruídos, preferencialmente diante fundo neutro ou lousa.

14 – Na avaliação da videoaula, serão considerados:

14.1 Articulação da aula proposta com a temática e recursos pedagógicos.

14.2 – Demonstração de conhecimento em metodologias ativas.

14.3 – Desenvoltura, articulação e clareza das ideias apresentadas.

14.4 – Estratégias para o processo de alfabetização e letramento.

14.5 – Gestão do tempo de aula (introdução/contextualização, aprofundamento e conclusão).

15 – Da produção da videoaula:

15.1 – A videoaula deverá ter, no mínimo, 5 (cinco) minutos e, no máximo, 7 (sete) minutos.

15.2 – Em relação ao tempo da aula será:

15.2.1 – Descontados 3 pontos da videoaula com tempo de duração de 2 minutos ou mais e, simultaneamente, com menos de 4 minutos;

15.2.2 – Descontados 2 pontos da videoaula com tempo de duração de 4 minutos ou mais e, simultaneamente, com menos de 5 minutos;

15.2.3 – Desconsiderado o tempo inferior a 2 minutos de gravação.

15.2.4 – Desconsiderado o tempo superior a 7 minutos de gravação.

15.3 Para a gravação da videoaula, escolha um ambiente iluminado, priorizando pontos de luz à frente (como uma janela ou uma luminária) e sem muitos objetos e decorações ao fundo, evitando assim, distrações e/ou interferências visuais.

15.3 Posicione seu aparelho na horizontal, na altura dos olhos, de modo que o candidato fique no centro da imagem, utilizando o primeiro plano (acima do tórax). Durante a gravação, mantenha o celular em uma superfície plana e estável para evitar imagens tremidas.

15.3.1 Grave a videoaula em um ambiente silencioso.

16- Do compartilhamento da videoaula:

16.1 Como criar um link compartilhável: Depois de gravar, o candidato deverá realizar o upload do vídeo na plataforma Youtube para compartilhamento do link da vídeoaula no momento de inscrição.

16.2 Tutorial para criação de canal no Youtube (caso não tenha): https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/Como-criar-um-canal-no-Youtube-SP-2.pdf

16.3 Tutorial para upload do vídeo no Youtube: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Como-subir-videos-para-o-Youtube-SP.pdf

16.4 O link da vídeo aula deverá ser compartilhado no momento da inscrição, em local específico dentro do formulário na plataforma Banco de Talentos. O candidato deverá assegurar a disponibilidade do seu material durante todo o período de validade do certame.

17 – Das recomendações técnicas para a produção da videoaula:

17.1 Sugere-se escrever um roteiro que contemple os tópicos abordados no item 14 e subitens do capítulo V, bem como o conteúdo das atividades dispostas nos anexos IV e V, e que seja factível no tempo estimado.

17.2 Sugere-se usar roupas de cores lisas e tecidos sem brilho, para não interferirem na imagem.

18-Não serão avaliadas as videoaulas ilegíveis ou provenientes de links corrompidos.

19- Quando da inscrição, o candidato deverá concordar com o termo de consentimento para uso de imagem da videoaula.

CAPÍTULO VI

DA ENTREVISTA NAS DIRETORIAS DE ENSINO

1 – No período de 25/07/2024 a 01/08/2024, os candidatos, inscritos e qualificados, que atenderem a qualificação disposta no capítulo II deste edital serão convocados para uma entrevista com a Comissão de Atribuição da Diretoria de Ensino, cujo objetivo é avaliar suas habilidades e competências relacionadas às funções do cargo de Professor Tutor para os Anos Finais.

2 – No momento da entrevista, o candidato deve apresentar documentos que comprovem a qualificação exigida, de acordo com o capítulo II deste edital.

3 – A data, horário e local das entrevistas serão comunicados diretamente pela Diretoria de Ensino que o candidato selecionar no ato de inscrição.

4 – A avaliação da entrevista é competência da Diretoria de Ensino e será considerado o perfil do candidato para a função, de acordo com os objetivos do Projeto de Professor Tutor previstos no artigo 3° da Resolução SEDUC n° 46 de 24 de Junho de 2024.

5 – Para cada objetivo será elaborado um questionamento, com base em um estudo de caso, a ser discutido no momento da entrevista, tendo em vista a/o:

5.1 Gestão do tempo e espaços;

5.2 Integração da prática pedagógica com o desenvolvimento de competências socioemocionais;

5.3 Estratégias e metodologias para uma aprendizagem significativa;

5.4 Diagnóstico e acompanhamento do estudante;

5.5 Uso de recursos educacionais e tecnológicos.

CAPÍTULO VII

DA AVALIAÇÃO DA VIDEOAULA E DA ENTREVISTA

1 – A avaliação da videoaula será realizada conforme critérios estabelecidos no item 14 do capítulo V deste edital.

1.1 – Cada um desses critérios será avaliado de 0 a 2 para cada item, totalizando 10 pontos possíveis na avaliação.

2 – A avaliação da entrevista será realizada conforme critérios estabelecidos no item 5 do capítulo VI deste edital.

2.1 – Cada um desses critérios será avaliado de 0 a 2 para cada item, totalizando 10 pontos possíveis na avaliação.

3 – A soma dos pontos obtidos em todos os critérios resultará em uma pontuação final máxima de 20 pontos, que resultará na lista de classificação dos candidatos.

VIII

DESEMPATE

1 – Concluída a Avaliação de videoaulas e as entrevistas, os candidatos serão pré-classificados, em ordem decrescente da pontuação final pela Diretoria de Ensino.

2 – Em casos de empate de pontuação na classificação geral dos inscritos observa-se a seguinte ordem:

a) Maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completos, em cumprimento à Lei nº 10.741, de 01-10-2003 (Estatuto do Idoso), entre si e frente aos demais.

b) Formação adequada, de acordo com o disposto no capítulo II deste edital.

b) Maior pontuação obtida na entrevista.

c) Maior pontuação obtida na videoaula.

IX

DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1 – Os docentes serão classificados por Diretoria de Ensino de inscrição, em ordem decrescente da pontuação, da videoaula e da entrevista, observando-se a habilitação para lecionar, conforme Indicação CEE nº 213/2021.

2 – A classificação estará disponível no site da Diretoria de Ensino de opção, na data prevista em cronograma – Anexo VI do presente Edital.

3 – O prazo de validade deste Processo Seletivo para docentes é de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da classificação final ou até que não haja mais interessados pelas vagas.

4 – Durante o processo de inscrição para atuação como Professor Tutor, o docente e o candidato à contratação somente poderá manifestar interesse na Diretoria de Ensino na qual estiver classificado.

X

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1 – Aos candidatos classificados serão aplicadas as disposições das legislações específicas que regulamentam o Processo de Atribuição de Classes e Aulas no âmbito desta Secretaria de Estado da Educação.

2 – É de responsabilidade do candidato:

2.1 – Acompanhar, por meio do site da Diretoria de Ensino as publicações correspondentes às fases deste Processo.

2.2 – A veracidade das informações e a exatidão das declarações e regularidade de documentos.

3 – Com relação à Avaliação de Videoaula e à Entrevista, não caberá recurso para revisão da pontuação correspondente, cabendo a Diretoria de Ensino dar ciência ao interessado dos resultados.

4 – As ocorrências não previstas neste edital, os casos omissos e duvidosos serão resolvidos pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos.

5 – A Secretaria de Estado da Educação não se responsabilizará por eventuais prejuízos ao candidato decorrente de problemas no provedor de acesso do candidato, como caixa de correio eletrônico cheia, filtros anti-spam, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica ou qualquer outro problema de ordem técnica;

7- As despesas relativas à participação do candidato no processo seletivo ocorrerão às expensas do próprio candidato.

ANEXO I

LISTA 1 DE ESCOLAS

DIRETORIA NOME DA ESCOLA NOME MUNICÍPIO

BAURU CARLOS CHAGAS DR BAURU

BAURU MARIA APARECIDA MASCHIETTO OKAZAKI PROFESSORA BAURU

BAURU BENEDITO GEBARA DUARTINA

BAURU AYRTON BUSCH PROF BAURU

BAURU WALTER BARRETTO MELCHERT PROF BAURU

BOTUCATU LUCIO ANTUNES DE SOUZA DOM BOTUCATU

BOTUCATU CARDOSO DE ALMEIDA BOTUCATU

BOTUCATU MARIA BENEDITA DE ALMEIDA BAIDA PROFA SAO MANUEL

BOTUCATU JOAO QUEIROZ MARQUES PROF BOTUCATU

BOTUCATU EGILDO PASCHOALUCCI VEREADOR PEREIRAS

CAIEIRAS APARECIDO ROBERTO TONELLOTTI PROFESSOR FRANCISCO MORATO

CAIEIRAS JARDIM SILVIA II FRANCISCO MORATO

CAIEIRAS JARDIM DAS ROSAS FRANCISCO MORATO

CAIEIRAS ZILTON BICUDO PROF FRANCO DA ROCHA

CAIEIRAS NAIR HANNICKEL ROMARO MAIRIPORÃ

CAMPINAS OESTE ANTONIO CARLOS LEHMAN CAMPINAS

CAMPINAS OESTE THEREZINA DA FONSECA PARES PROFESSORA CAMPINAS

CAMPINAS OESTE LAIS BERTONI PEREIRA PROFESSORA CAMPINAS

CAMPINAS OESTE AUREA ANUNCIACAO AMERICO DE GODOI PROFESSORA CAMPINAS

CAMPINAS OESTE FLAVIO DE CARVALHO VALINHOS

CARAGUATATUBA FLORENTINA MARTINS SANCHEZ PROFESSORA UBATUBA

CARAGUATATUBA AUREA MOREIRA RACHOU PROFESSORA UBATUBA

CARAGUATATUBA ISMAEL IGLESIAS CARAGUATATUBA

CARAGUATATUBA SEMIRAMIS PRADO DE OLIVEIRA PROFESSORA UBATUBA

CARAGUATATUBA MARIA ESTER DAS NEVES DUTRA DAMASIO PROFESSORA CARAGUATATUBA

CARAPICUIBA JOAO GARCIA DE HARO PROFESSOR CARAPICUIBA

CARAPICUIBA ANDRE FRANCO MONTORO GOVERNADOR CARAPICUIBA

CARAPICUIBA ERNESTO CAETANO DE SOUZA TENENTE COTIA

CARAPICUIBA LUIZ PEREIRA SOBRINHO PROFESSOR CARAPICUIBA

CARAPICUIBA ELISABETH SILVA DE ARAUJO PROFESSORA CARAPICUIBA

GUARULHOS NORTE BOM PASTOR GUARULHOS

GUARULHOS NORTE PEDRO ROBERTO VAGHI GUARULHOS

GUARULHOS NORTE PROFESSORA SIMONE MACHADO DA SILVA TORRES GUARULHOS

GUARULHOS NORTE PARQUE SANTOS DUMONT GUARULHOS

GUARULHOS NORTE SALIME MUDEH PROFESSORA GUARULHOS

GUARULHOS SUL IZABEL FERREIRA DOS SANTOS PROFESSORA DONA BELINHA GUARULHOS

GUARULHOS SUL REPUBLICA DA VENEZUELA II GUARULHOS

GUARULHOS SUL INOCOOP II GUARULHOS

GUARULHOS SUL BARTHOLOMEU DE CARLOS GUARULHOS

GUARULHOS SUL MARIA APARECIDA FELIX PORTO PROFESSORA GUARULHOS

ITAPEVI PAULO DE ABREU ITAPEVI

ITAPEVI ELIZA DE OLIVEIRA RIBEIRO ITAPEVI

ITAPEVI ROMEO MECCA PADRE ITAPEVI

ITAPEVI AMERICO VALENTIN CHRISTIANINI ITAPEVI

ITAPEVI NACIF AMIN CHALUPE ITAPEVI

ITAQUAQUECETUBA JARDIM ODETE III ITAQUAQUECETUBA

ITAQUAQUECETUBA BENEDITA GARCIA DA CRUZ PROFESSORA POA

ITAQUAQUECETUBA NANCI CRISTINA DO ESPIRITO SANTO PROFESSORA POA

ITAQUAQUECETUBA CLOVIS DA SILVA ALVES PROFESSOR ITAQUAQUECETUBA

ITAQUAQUECETUBA ROQUE BARBOSA DE MIRANDA ITAQUAQUECETUBA

LESTE 1 VALACE MARQUES PROFESSOR SAO PAULO

LESTE 1 FRANCISCO MESQUITA JORNALISTA SAO PAULO

LESTE 1 MARIA DE CARVALHO SENNE PROFESSORA SAO PAULO

LESTE 1 ERMELINO MATARAZZO SAO PAULO

LESTE 1 BENEDITA DE REZENDE PROFESSORA SAO PAULO

LESTE 2 LIVIO XAVIER SAO PAULO

LESTE 2 CHARLES DE GAULLE SAO PAULO

LESTE 2 EUNICE MARQUES MOURA BASTOS PROFA SAO PAULO

LESTE 2 HECKEL TAVARES SAO PAULO

LESTE 2 MARIA VERA LOMBARDI SIQUEIRA PROFA SAO PAULO

LESTE 3 BRENNO ROSSI MAESTRO SAO PAULO

LESTE 3 MOZART TAVARES DE LIMA PROFESSOR SAO PAULO

LESTE 3 ERNESTINA DEL BUONO TRAMA PROFESSORA SAO PAULO

LESTE 3 MARCOS ANTONIO COSTA PROFESSOR SAO PAULO

LESTE 3 MARIUMA BUAZAR MAUAD SAO PAULO

NORTE 1 SILVIO XAVIER ANTUNES PROFESSOR SAO PAULO

NORTE 1 MARQUES DE TAMANDARE ALMIRANTE SAO PAULO

NORTE 1 ELISIO TEIXEIRA LEITE III SAO PAULO

NORTE 1 CARLOS FREDERICO WERNECK LACERDA JORNALISTA SAO PAULO

NORTE 1 CANDIDO GONCALVES GOMIDE PROFESSOR SAO PAULO

NORTE 2 GUSTAVO BARROSO SAO PAULO

NORTE 2 JUSTINO CARDOSO DR SAO PAULO

NORTE 2 PAULO LEIVAS MACALAO PASTOR SAO PAULO

NORTE 2 RAQUEL ASSIS BARREIROS PROFA SAO PAULO

NORTE 2 VICTOR DOS SANTOS CUNHA PROF SAO PAULO

OSASCO LUIZ LUSTOSA DA SILVA PROFESSOR DOUTOR OSASCO

OSASCO JOSE JORGE PROFESSOR OSASCO

OSASCO JOSE RIBEIRO DE SOUZA PROFESSOR OSASCO

OSASCO GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA OSASCO

OSASCO JOSE MARIA RODRIGUES LEITE PROFESSOR OSASCO

RIBEIRAO PRETO HELIO LOURENCO DE OLIVEIRA PROFESSOR RIBEIRAO PRETO

RIBEIRAO PRETO FRANCISCO FERREIRA DE FREITAS SERRA AZUL

RIBEIRAO PRETO SALUSTIANO LEMOS SANTA ROSA DE VITERBO

RIBEIRAO PRETO ANTONIO AUGUSTO LOPES DE OLIVEIRA JUNIOR BATATAIS

RIBEIRAO PRETO ALBERTO JOSE GONCALVES DOM RIBEIRAO PRETO

SUL 1 VICENTE RAO PROFESSOR SAO PAULO

SUL 1 FRANCISCO BRASILIENSE FUSCO DOUTOR SAO PAULO

SUL 1 LAIS AMARAL VICENTE PROFESSORA SAO PAULO

SUL 1 DOMINGOS QUIRINO FERREIRA CORONEL SAO PAULO

SUL 1 MANOEL TABACOW HIDAL PROFESSOR SAO PAULO

SUL 2 JOSE PORPHYRIO DA PAZ SAO PAULO

SUL 2 FLAVIO LA SELVA PROFESSOR SAO PAULO

SUL 2 CICERO CANUTO DE LIMA PASTOR SAO PAULO

SUL 2 EUDORO VILLELA SAO PAULO

SUL 2 GIL VICENTE SAO PAULO

SUL 3 BENEDITO CELIO DE SIQUEIRA SAO PAULO

SUL 3 ANA LUIZA FLORENCE BORGES PROFA SAO PAULO

SUL 3 HERMINIO SACCHETTA SAO PAULO

SUL 3 MARIA DE LOURDES ALMEIDA SINISGALLI PROFA SAO PAULO

SUL 3 AFRANIO DE OLIVEIRA SAO PAULO

ANEXO II

LISTA 2 DE ESCOLAS

DIRETORIA NOME ESCOLA NOME MUNICÍPIO

BAURU LUIZ CASTANHO DE ALMEIDA PROF BAURU

BAURU ANTONIETA GRASSI MALATRASI PROFA LENCOIS PAULISTA

BAURU VERA CAMPAGNANI PROFA BAURU

BAURU ERNESTO MONTE BAURU

BAURU ANIS DABUS DR AVAI

BOTUCATU ALVARO JOSE DE SOUZA BOTUCATU

BOTUCATU AMERICO VIRGINIO DOS SANTOS PROF BOTUCATU

BOTUCATU MANUEL JOSE CHAVES DR SAO MANUEL

BOTUCATU MARIA APARECIDA JUSTO SALVADOR PROFA PRATANIA

BOTUCATU RAYMUNDO CINTRA PROF BOTUCATU

CAIEIRAS AFONSO MORENO FRANCISCO MORATO

CAIEIRAS ULYSSES SANCHES RAMIRES PROF FRANCISCO MORATO

CAIEIRAS LUIZ ALEXANDRE DOS SANTOS VEREADOR FRANCO DA ROCHA

CAIEIRAS JOCIMARA VIEIRA DA SILVA PROFA FRANCO DA ROCHA

CAIEIRAS BAIRRO DO ITAIM MAIRIPORA

CAMPINAS OESTE CELESTE PALANDI DE MELLO PROFESSORA CAMPINAS

CAMPINAS OESTE ELVIRA DE PARDO MEO MURARO CAMPINAS

CAMPINAS OESTE JARDIM MARISA CAMPINAS

CAMPINAS OESTE ANTONIO ALVES ARANHA PROFESSOR VALINHOS

CAMPINAS OESTE JOSE DOS SANTOS PADRE CAMPINAS

CARAGUATATUBA DIONISIA BUENO VELLOSO PROFESSORA UBATUBA

CARAGUATATUBA COLONIA DOS PESCADORES CARAGUATATUBA

CARAGUATATUBA ANTONIO ALVES BERNARDINO CARAGUATATUBA

CARAGUATATUBA ANGELO BARROS DE ARAUJO CARAGUATATUBA

CARAGUATATUBA ESTEVES DA SILVA DOUTOR UBATUBA

CARAPICUIBA MARIO SALES SOUTO ENGENHEIRO CARAPICUIBA

CARAPICUIBA JARDIM SANTA ANGELA COTIA

CARAPICUIBA DAGOBERTO SALLES FILHO DEPUTADO COTIA

CARAPICUIBA HADLA FERES PROFESSORA CARAPICUIBA

CARAPICUIBA KENKITI SIMOMOTO COTIA

GUARULHOS NORTE VILMA MARIA DOS SANTOS CARNEIRO PROFESSORA GUARULHOS

GUARULHOS NORTE CARMINA MENDES SERODIO GUARULHOS

GUARULHOS NORTE MARIA CELIA FALCAO RODRIGUES PROFESSORA GUARULHOS

GUARULHOS NORTE ODETE FERNANDES PINTO DA SILVA PROFA GUARULHOS

GUARULHOS NORTE ILIA ZILDA INNOCENTI BLANCO PROFESSORA GUARULHOS

GUARULHOS SUL CIDADE SOIMCO II GUARULHOS

GUARULHOS SUL LICINIO CARPINELLI PROFESSOR GUARULHOS

GUARULHOS SUL PEDRO MORCELI GUARULHOS

GUARULHOS SUL MARIO NAKATA PROFESSOR GUARULHOS

GUARULHOS SUL LINDAMIL BARBOSA DE OLIVEIRA PROFESSORA GUARULHOS

ITAPEVI IGNES AMELIA OLIVEIRA MACHADO PROFESSORA ITAPEVI

ITAPEVI DOLORES GARCIA PASCHOALIN JANDIRA

ITAPEVI AIR FERREIRA DO NASCIMENTO PROFESSOR ITAPEVI

ITAPEVI RAUL BRIQUET DOUTOR ITAPEVI

ITAPEVI JOSE NEYDE CESAR LESSA DOUTOR ITAPEVI

ITAQUAQUECETUBA CARMEN NETTO DOS SANTOS PROFESSORA ITAQUAQUECETUBA

ITAQUAQUECETUBA ODILA LEITE DOS SANTOS PROFESSORA ITAQUAQUECETUBA

ITAQUAQUECETUBA JARDIM SANTA RITA II ITAQUAQUECETUBA

ITAQUAQUECETUBA JOSE GAMA DE MIRANDA ITAQUAQUECETUBA

ITAQUAQUECETUBA VILA ARIZONA I ITAQUAQUECETUBA

LESTE 1 PAULO ROBERTO FAGGIONI PROFESSOR SAO PAULO

LESTE 1 BARAO DE RAMALHO SAO PAULO

LESTE 1 APPARECIDA RAHAL PROFESSORA SAO PAULO

LESTE 1 ANTAO PADRE SAO PAULO

LESTE 1 TIDE SETUBAL SAO PAULO

LESTE 2 JOSE BUSTAMANTE DEPUTADO SAO PAULO

LESTE 2 ELIZA RAQUEL MACEDO DE SOUZA PROFA SAO PAULO

LESTE 2 ARACI ZEBRAL TEIXEIRA SAO PAULO

LESTE 2 JOAQUIM EUGENIO LIMA NETO SAO PAULO

LESTE 2 PAULINA MADRE SAO PAULO

LESTE 3 FRANCISCO DE ASSIS PIRES CORREA PROFESSOR SAO PAULO

LESTE 3 RECANTO VERDE SOL SAO PAULO

LESTE 3 SILVANA EVANGELISTA PROFESSORA SAO PAULO

LESTE 3 ANTONIETA DE SOUZA ALCANTARA SAO PAULO

LESTE 3 CARMELINDA MARQUES PEREIRA PROFESSORA SAO PAULO

NORTE 1 THAYANE LUZIMARA COSTA VALCACER PROFESSORA SAO PAULO

NORTE 1 UBALDO COSTA LEITE DOUTOR SAO PAULO

NORTE 1 HUMBERTO DE SOUZA MELLO GENERAL SAO PAULO

NORTE 1 GENESIO DE ALMEIDA MOURA DOUTOR SAO PAULO

NORTE 1 ANTONIO CANDIDO CORREA GUIMARAES FILHO PROFESSOR SAO PAULO

NORTE 2 RITA BICUDO PEREIRA PROFA SAO PAULO

NORTE 2 JULIO PESTANA SAO PAULO

NORTE 2 CYRENE DE OLIVEIRA LAET DONA SAO PAULO

NORTE 2 JOAO BAPTISTA ALVES SILVA PROF SAO PAULO

NORTE 2 ELZA SARAIVA MONTEIRO PROFA SAO PAULO

OSASCO WALTER NEGRELLI OSASCO

OSASCO GLORIA AZEDIA BONETTI PROFESSORA OSASCO

OSASCO JOSE LIBERATTI PROFESSOR OSASCO

OSASCO PAULO FREIRE EDUCADOR OSASCO

OSASCO AMERICO MARCO ANTONIO DOUTOR OSASCO

RIBEIRAO PRETO WALTER PAIVA PROFESSOR RIBEIRAO PRETO

RIBEIRAO PRETO ALCIDES CORREA PROFESSOR RIBEIRAO PRETO

RIBEIRAO PRETO JOSE ALEIXO DA SILVA PASSOS CORONEL BRODOWSKI

RIBEIRAO PRETO ALPHEU DOMINIGUETTI PROFESSOR RIBEIRAO PRETO

RIBEIRAO PRETO JENNY DE TOLEDO PIZA SCHROEDER PROFESSORA RIBEIRAO PRETO

SUL 1 FLAVIO JOSE OSORIO NEGRINI PROFESSOR SAO PAULO

SUL 1 ETELVINA DE GOES MARCUCCI PROFESSORA SAO PAULO

SUL 1 LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROFESSOR DOUTOR SAO PAULO

SUL 1 NEYDE APPARECIDA SOLLITTO PROFESSORA SAO PAULO

SUL 1 MARIA AUGUSTA DE MORAES NEVES PROFESSORA SAO PAULO

SUL 2 REPUBLICA DO PANAMA SAO PAULO

SUL 2 ROSA PAVONE PIMONT DOUTORA SAO PAULO

SUL 2 RENATA GRAZIANO DE OLIVEIRA PRADO PROFESSORA SAO PAULO

SUL 2 NORBERTO ALVES RODRIGUES PROFESSOR SAO PAULO

SUL 2 ARISTON DE OLIVEIRA PROFESSOR TENENTE SAO PAULO

SUL 3 BENEDITO FERREIRA DE ALBUQUERQUE PROF SAO PAULO

SUL 3 ROBERTO MANGE SAO PAULO

SUL 3 MARIA LUIZA DE ANDRADE MARTINS ROQUE PROFA SAO PAULO

SUL 3 ESTHER GARCIA PROFA EE SAO PAULO

SUL 3 EURIPEDES SIMOES DE PAULA PROF SAO PAULO

ANEXO III

DIRETORIAS DE ENSINO PARTICIPANTES DO PROJETO PROFESSOR TUTOR NOS ANOS FINAIS

DIRETORIAS DE ENSINO

BAURU

BOTUCATU

CAIEIRAS

CAMPINAS OESTE

CARAGUATATUBA

CARAPICUÍBA

GUARULHOS NORTE

GUARULHOS SUL

ITAPEVI

ITAQUAQUECETUBA

LESTE 1

LESTE 2

LESTE 3

NORTE 1

NORTE 2

OSASCO

RIBEIRÃO PRETO

SUL 1

SUL 2

SUL 3

ANEXO IV

ATIVIDADE PARA A GRAVAÇÃO DA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Os objetivos de aprendizagem relacionados a essa atividade são referentes aos 3º, 4º e 5° anos do Ensino Fundamental (BNCC EF35LP27; EF35LP03; EF35LP07):

? Ler e compreender, com autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros;

? Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global;

? Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Considere que, embora a expectativa seja que essas habilidades já tenham sido dominadas ao término do 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes dos anos finais para quem você está apresentando a aula ainda apresentam defasagens de conteúdo referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Além disso, ao gravar seu vídeo, considere que está ensinando esta atividade para um grupo de 15 (quinze) estudantes, composto por alunos de diferentes turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Para o vídeo que você vai produzir, elabore uma aula de 5 a 7 minutos considerando que você está apresentando e orientando os estudantes para desenvolverem a atividade a seguir.

Atividade:

Leia a letra da música abaixo:

Luar do Sertão

(Luiz Gonzaga)

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Oh! Que saudade do luar da minha terra

Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão

Este luar cá da cidade tão escuro

Não tem aquela saudade do luar lá do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Se a lua nasce por detrás da verde mata

Mais parece um sol de prata prateando a solidão

E a gente pega na viola que ponteia

E a canção e a lua cheia a nos nascer do coração

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Mas como é lindo ver depois por entre o mato

Deslizar calmo, regato, transparente como um véu No

leito azul das suas águas murmurando

E por sua vez roubando as estrelas lá do céu

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

GONZAGA, Luiz. Luar do Sertão. Letras. Disponível em: \<https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/907223/\>. Acesso em 31 jan. 2018.

Após a leitura da letra da música “O Luar do Sertão”, complete as três partes da atividade:

a. Circule as palavras que rimam e escreva-as abaixo.

b. Reflita sobre a intenção do autor ao descrever o sertão. Escreva sua opinião.

c. Sublinhe as palavras da música que você não conhece, anote-as nas linhas abaixo e busque seus significados. Anote os significados também.

A atividade proposta foi extraída do material Coruja Escola (Pearson, 2018)

ANEXO V

ATIVIDADE PARA A GRAVAÇÃO DA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA

Os objetivos de aprendizagem relacionados a essa atividade são referentes aos 3º, 4° e 5° anos do ensino fundamental, mais especificamente:

– Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros (EF05MA06);

– Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos (EF05MA07).

Considere que, embora a expectativa seja que essas habilidades já tenham sido dominadas ao término do 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes dos anos finais para quem você está apresentando a aula ainda apresentam defasagens de conteúdo referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Além disso, ao gravar seu vídeo, considere que está ensinando esta atividade para um grupo de 15 (quinze) estudantes, composto por alunos de diferentes turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Para o vídeo que você vai produzir, elabore uma aula de 5 a 7 minutos considerando que você está apresentando e orientando os estudantes para desenvolverem a atividade a seguir.

Atividade:

Mariana e sua mãe compraram 240 toalhas de renda do Nordeste para revender, e pagaram R$1.200,00. Deste valor, a mãe pagou 25%.

a. Qual foi o valor pago pela mãe de Mariana?

b. Quanto percentual Mariana pagou?

c. Quanto a Mariana pagou em reais?

d. Suponha que a loja tenha dado 10% de desconto na compra de Mariana e sua mãe.

Qual foi o valor total da compra com o desconto?

e. Com base nesse novo valor (com desconto), se a mãe de Mariana deu o mesmo valor em reais, quanto sobrou para Mariana pagar?

A atividade proposta a seguir foi extraída do material Coruja Escola (Pearson, 2018).

ANEXO VI

CRONOGRAMA

ETAPAPRAZOS
PUBLICAÇÃO DO EDITAL03/07/2024
INSCRIÇÃO BANCO DE TALENTOS05/07/2024 a 17/07/2024
DISPONIBILIZAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS PARA A DIRETORIA DE ENSINO22/07/2024
ENTREVISTA NA DIRETORIA DE ENSINO25/07/2024 a 01/08/2024
DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS SELECIONADOS02/08/2024

Deixe uma resposta