Educação na Argentina: os cortes do governo Milei e os riscos para o Brasil
As mudanças promovidas pelo governo argentino no financiamento da educação, nas universidades e na remuneração dos professores levantam preocupações sobre os possíveis impactos de políticas semelhantes na educação pública brasileira.
O que realmente aconteceu com a educação na Argentina?
Desde que assumiu a Presidência da Argentina, em dezembro de 2023, Javier Milei colocou em prática uma política econômica baseada na redução dos gastos públicos, na reorganização da estrutura administrativa do Estado e na busca pelo equilíbrio fiscal. Entre os setores atingidos por essas medidas estão a educação pública, as universidades, a pesquisa científica e a remuneração dos professores.
Uma das primeiras mudanças ocorreu na própria organização do governo federal. O Ministério da Educação deixou de existir como pasta independente, e suas atribuições foram transferidas para uma Secretaria de Educação vinculada ao Ministério do Capital Humano. Embora a administração federal da educação não tenha sido eliminada, a mudança representou uma redução de sua posição institucional dentro da estrutura governamental.
Entretanto, uma das medidas que mais repercutiram entre os professores argentinos foi a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Incentivo Docente (FONID), criado na década de 1990.
Durante aproximadamente 25 anos, o fundo funcionou como um mecanismo de complementação salarial dos professores, mediante transferências do governo nacional às províncias. Em 2024, o governo Milei deixou de renovar esses repasses, provocando manifestações de sindicatos e conflitos com governos provinciais.
A medida não significou o fim dos salários dos professores argentinos, mas representou a retirada de uma importante parcela complementar de sua remuneração. Em um cenário de inflação elevada e perda do poder de compra, a interrupção desses recursos agravou as preocupações com a valorização do magistério.
As universidades públicas também enfrentaram dificuldades financeiras. As restrições orçamentárias, associadas à inflação, comprometeram o valor real dos recursos destinados ao funcionamento das instituições e ao pagamento dos profissionais.
Em 2024, o Congresso argentino aprovou uma legislação destinada à recomposição do financiamento das universidades nacionais. Entretanto, o presidente Javier Milei vetou a proposta, alegando que as despesas adicionais comprometeriam o equilíbrio fiscal.
O episódio provocou grandes manifestações de estudantes, professores e trabalhadores universitários, que reivindicavam melhores condições de financiamento e a preservação da educação superior pública.
As políticas de contenção de despesas também atingiram programas de bolsas de estudo e o sistema científico argentino. Instituições de pesquisa enfrentaram restrições orçamentárias, enquanto estudantes e pesquisadores passaram a conviver com incertezas relacionadas à continuidade de programas de apoio financeiro.
Outro ponto importante envolve a legislação de financiamento educacional. A Argentina possui a Lei nº 26.075, de 2005, que estabeleceu metas para a ampliação dos investimentos públicos em educação, ciência e tecnologia. Durante o governo Milei, decisões orçamentárias e alterações normativas modificaram mecanismos de financiamento e de negociação das condições de trabalho docente.
Em maio de 2025, por exemplo, o Decreto nº 341 alterou regras relacionadas à participação do governo nacional nas negociações sobre remuneração e condições de trabalho dos professores.
Esses acontecimentos demonstram como políticas de austeridade fiscal podem produzir consequências significativas para a educação pública, especialmente quando envolvem a redução de recursos, mudanças nas formas de financiamento e alterações nas condições de remuneração dos profissionais.
É importante destacar, entretanto, que a Argentina e o Brasil possuem estruturas constitucionais e sistemas educacionais diferentes. Portanto, as medidas adotadas pelo governo argentino não seriam automaticamente reproduzidas em território brasileiro.
Ainda assim, a experiência argentina oferece elementos importantes para refletir sobre o futuro das políticas educacionais no Brasil.
Opinião do Professor Rogério Ferreira: o que pode acontecer com a educação brasileira?
A situação da educação argentina merece a atenção dos professores brasileiros, especialmente diante das discussões sobre reforma administrativa, redução das despesas públicas e possíveis mudanças na Constituição Federal.
Como professor da educação pública, acompanho esses acontecimentos com preocupação. Não apenas pelo que já ocorreu na Argentina, mas principalmente pela possibilidade de políticas semelhantes serem defendidas e implementadas no Brasil.
Uma das minhas maiores preocupações envolve o futuro do Piso Salarial Nacional do Magistério, estabelecido pela Lei nº 11.738, de 2008.
O piso salarial representa uma conquista histórica dos professores brasileiros. Ele estabelece uma referência mínima nacional para o vencimento inicial dos profissionais do magistério público da educação básica, contribuindo para reduzir desigualdades salariais entre diferentes redes de ensino.
Entretanto, sempre defendi que o piso deve ser compreendido como ponto de partida, e não como ponto de chegada. Na prática, muitas administrações públicas acabam tratando o valor mínimo nacional como se fosse o limite da valorização salarial dos professores.
Imagine o que poderia acontecer caso uma futura mudança legislativa enfraquecesse ou eliminasse esse mecanismo de proteção. Os municípios e estados poderiam enfrentar menor pressão legal para manter uma referência salarial nacional, comprometendo a valorização profissional e ampliando as diferenças entre as redes de ensino.
É importante esclarecer que não existe uma consequência automática entre a eleição de determinado candidato e o fim do piso salarial. Entretanto, considero necessário acompanhar qualquer proposta que possa modificar essa legislação.
Outra preocupação está relacionada aos investimentos mínimos obrigatórios em educação.
Atualmente, o artigo 212 da Constituição Federal determina que a União aplique pelo menos 18% de sua receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino. Para estados, Distrito Federal e municípios, o percentual mínimo é de 25%, conforme as regras constitucionais.
Esses percentuais representam uma proteção fundamental para o financiamento das escolas públicas.
Caso uma futura reforma constitucional reduzisse ou eliminasse essas garantias, os efeitos poderiam atingir diretamente a infraestrutura escolar, a aquisição de materiais pedagógicos, a manutenção das unidades de ensino e a valorização dos profissionais.
Naturalmente, uma mudança dessa natureza não depende exclusivamente da vontade do presidente da República. A Constituição estabelece um procedimento específico para aprovação de emendas constitucionais, exigindo apoio qualificado no Congresso Nacional.
Mesmo assim, acredito que a sociedade precisa acompanhar atentamente as propostas apresentadas pelos representantes eleitos.
Também considero preocupante o futuro dos concursos públicos.
Durante muitos anos, milhares de brasileiros dedicaram parte significativa de suas vidas à preparação para concursos, buscando estabilidade profissional, remuneração adequada e a oportunidade de construir uma carreira no serviço público.
Na educação, os concursos representam muito mais do que uma forma de contratação. Eles contribuem para a continuidade do trabalho pedagógico, para a formação de equipes permanentes e para a construção de vínculos entre os professores e as comunidades escolares.
Uma reforma administrativa que amplie indiscriminadamente as contratações temporárias e a terceirização de atividades educacionais poderá comprometer essas características.
Meu receio é que, gradualmente, os concursos públicos sejam substituídos em determinadas áreas por formas de contratação mais precárias, com menor estabilidade e perspectivas limitadas de progressão profissional.
Isso não significa que os concursos estejam condenados a desaparecer. Seus efeitos dependerão das propostas efetivamente aprovadas e das regras constitucionais que permanecerem em vigor.
Entretanto, a possibilidade de enfraquecimento das carreiras públicas precisa ser discutida.
Outro aspecto que merece atenção é a remuneração do trabalho docente.
O trabalho do professor não acontece exclusivamente dentro da sala de aula. Planejar atividades, corrigir avaliações, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, participar de reuniões pedagógicas e elaborar estratégias de ensino também fazem parte da profissão.
A legislação brasileira reconhece essa realidade ao estabelecer limites para a parcela da jornada destinada à interação direta com os estudantes.
Minha preocupação é que eventuais modelos de contratação baseados apenas nas horas de aula ministradas possam desconsiderar parte dessas atividades.
Imagine um professor que atualmente possui uma jornada de 30 horas semanais, incluindo períodos destinados ao planejamento pedagógico. Caso fosse contratado por um modelo que remunerasse exclusivamente as aulas ministradas, sua renda poderia ser reduzida, dependendo das condições estabelecidas no contrato.
Esse é um risco que considero necessário discutir, especialmente diante das propostas de flexibilização das relações de trabalho no serviço público.
A estabilidade dos professores também merece atenção.
Na minha avaliação, a estabilidade não representa apenas uma garantia individual do servidor. Ela contribui para a continuidade das políticas públicas, para a independência profissional e para a preservação do trabalho pedagógico diante de mudanças administrativas e políticas.
Uma escola precisa de professores que conheçam seus estudantes, acompanhem sua evolução e participem da construção de projetos educacionais de longo prazo.
A substituição constante de profissionais pode prejudicar essa continuidade.
É justamente por isso que considero fundamental preservar as carreiras públicas, os planos de evolução funcional e as garantias necessárias ao exercício da profissão docente.
A experiência argentina demonstra que decisões políticas e econômicas podem produzir mudanças profundas no financiamento da educação e nas condições de trabalho dos professores.
Não afirmo que o Brasil necessariamente seguirá o mesmo caminho, mas considero perigoso ignorar os acontecimentos registrados no país vizinho.
A educação pública não pode ser tratada apenas como uma despesa a ser reduzida. Ela representa um investimento indispensável para o desenvolvimento econômico, social e cultural de qualquer nação.
Quando um governo reduz investimentos educacionais sem considerar as consequências, os prejuízos podem ultrapassar os limites de um mandato e atingir diferentes gerações.
Como professor e responsável pelo Colabora Concursos, acredito que minha atuação não deve se limitar à divulgação de editais, provas e oportunidades de concursos públicos.
Também considero importante discutir as decisões políticas que podem afetar diretamente a educação, os profissionais do magistério e aqueles que pretendem ingressar no serviço público.
Sei que o posicionamento sobre temas políticos pode provocar divergências. Entretanto, considero que o debate democrático precisa ser realizado com responsabilidade, respeito às diferentes opiniões e compromisso com os fatos.
Continuarei desenvolvendo materiais de estudo, videoaulas, projetos educacionais e conteúdos relacionados aos concursos públicos.
Ao mesmo tempo, continuarei defendendo a valorização dos professores, a preservação do Piso Nacional do Magistério, os investimentos mínimos em educação, a realização de concursos públicos e a manutenção de carreiras profissionais estruturadas.
A experiência argentina deve servir como um alerta para a sociedade brasileira. Não como uma previsão inevitável do futuro, mas como uma oportunidade de refletir sobre as consequências das escolhas políticas e econômicas.