Saiu neste dia 25 de junho o resultado da aferição dos negros do Concurso Público de Auxiliar de Promotoria I, este concurso foi lançado em 2019 e até hoje vem enfrentando várias dificuldades para ser homologado.

Com o resultado da aferição começa a ficar mais próxima a homologação do certame, haverá recurso do resultado da aferição, o resultado do recurso vai sair na publicação da classificação final e homologação do concurso. Porém ainda falta o resultado da perícia médica das Pessoas com deficiência, isso pode atrasar muito ainda o concurso, pois ainda não tem data agendada, saiu uma publicação recente de que vão divulgar nova data e que é para os PCDs ficarem acompanhando pelo Diário Oficial.

Resultados da Aferição

As denominação são “Enquadrado” e “Não Enquadrado” em que o primeiro atende as condições de cotista racial e o segundo não atende. Pelo meus cálculos foram 5.443 cotistas inscritos e 3.501 foram Não enquadrados e 1.942 foram Enquadrados, ou seja, apenas 35% dos candidatos que solicitaram a cota racial conseguiram de fato a cota, claro que existem outros fatores, é possível que a pessoa não tenha participado da aferição, o período da aferição foi em novembro de 2020, era precisa encaminhar um documento de identificação original, RG, CNH, entre outros, uma autodeclaração afirmando que a pessoa se considera negra, um vídeo de no máximo 30 segundos falando algumas frases que estão na orientação do vídeo e uma foto 5×7, os envios ficam assim:

E claro que é perfeito imaginar que a pessoa não tenha feito nada disso, ou não enviou todos os documentos, e também nunca demais lembrar que se entenderam que não tem o fenótipo ela não passou pela aferição.

Meu resultado na Aferição

Eu fui considerado negro, a banca entendeu que sou uma pessoa parda, através das análises dos documentos chegaram a seguinte conclusão:

Normalmente eles analisam 4 aspectos; cor, cabelo, boca e nariz, se a pessoa tiver 2 fenótipos ela já tem direito a cota, no meu caso podem ter considerado 3, a cor da minha pele que é parda, o nariz e o cabelo. Eu mandei minha foto e também mandei o vídeo.

Foto da aferição:

Vídeo da Aferição:

Eu fiquei muito aliviado com o resultado, pois estou inscrito no concurso de Mauá como cotista e estava com medo de que todas as aferições fossem iguais a do Auxiliar Técnico de Educação da Prefeitura de São Paulo, que só aprovou negros retintos na aferição, com essa notícia posso dormir mais aliviado e estudar mais tranquilo pro concurso público de Mauá.

Para ter acesso a publicação do resultado da aferição do concurso do Ministério Público, cargo Auxiliar de Promotoria I segue abaixo o link:

BAIXAR RESULTADO DA AFERIÇÃO

Deixe uma resposta