Recentemente fiz alguns vídeos a respeito de redação, e as redações que ando trabalhando são as da VUNESP. É muito importante, e interessante conhecer a banca organizadora que aplica a prova, pois você evita de perder pontos.

No caso da VUNESP a avaliação que eles fazem é de eliminação de pontos, imagina que você começa sua redação com 100 pontos e durante ela a banca vai tentando eliminar, é mais ou menos isso.

A VUNESP para avaliar uma redação dissertativa argumentativa ela usa sua clássica escala de 0 a 11, e ela distribui essa pontuação em três critérios: Critério A – Tema, Critério B – Gênero, Tipo de texto e Coerência e Critério C – Elementos Linguísticos (Modalidade e Coesão). Tema vale 3 pontos, os outros dois valem 4 pontos cada.

Abaixo segue as telas que tirei duma avaliação de redação argumentativa dissertativa para professores em Santo André, mas vale pra qualquer redação dissertativa da VUNESP:

Repare como é feito o cálculo, suponhamos que você conseguiu entender todo o tema e conseguiu incluir corretamente no seu texto as palavra-chave, e que também fez uma redação com começo, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, você vai conseguir, mesmo não escrevendo tão bem, no mínimo 8 pontos da VUNESP, que representa no concurso 72,27, que não é uma nota ruim, agora escrevendo mais ou menos você consegue um 9, isso dá no concurso uma nota 81,81, na última redação da VUNESP eu fiquei com 9,5 por eles, isso me rendeu 86,36 de nota, a escala é de 0 a 11, mas nada deles quebrarem a nota caso você tenha atingido parcialmente algum objetivo.

Estou sempre procurando melhorar e na próxima redação já sonho em tirar 10 pela VUNESP, isso dá 90,90 que não é pouco, nos concursos cada vez mais concorridos cada ponto é importante, eu nunca vi alguém tirar 11 na VUNESP, já vi 10,5 que dá a nota de 95,45 no concurso que é show de bola, com certeza.

É isso, entendendo como a banca nos avalia já é meio caminho andado.

Deixe uma resposta