TJSP: edital divulgado e inscrições iniciam dia 30/07
Hoje foi divulgado o edital tão esperado, o TJSP, o qual muitos almejam ingressar, pois um órgão que exige ensino médio e com um salário de brilhar os olhos. Com toda a certeza haverá muitos inscritos, ainda mais nessa fase caótica em que estamos. Veja a seguir a principais informações sobre esse edital.
Inscrições:
- As inscrições devem ser efetuadas apenas via internet, no site www.vunesp.com.br .
- Período de 30/07/2021 a 02/09/2021.
- Efetuar o pagamento da inscrição, usando o boleto que deverá ser impresso pelo site acima mencionado, no valor de R$79,00 (setenta e nove reais) em qualquer agência bancária, até o dia 03/09/2021, atentando-se para o horário bancário.
- 845 vagas, sendo só na capital 400.
- Cargo: Escrevente Técnico Judiciário.
O candidato aprovado que vier a ser nomeado estará sujeito à jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, percebendo os vencimentos e demais vantagens, num total de R$ 4.981,71 (quatro mil, novecentos e oitenta e um reais e setenta e um centavos), valor referente à 14/01/2021, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte.
Redução da taxa da inscrição:
Amparado pela Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007, o candidato terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE atenda aos seguintes requisitos:
- a) seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
- b) perceba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.
- A partir do dia 30/07/2021 até 03/08/2021.
- Então, só poderá fazer esse pedido de redução quem se enquadra nós dois termos, não basta ser apenas um.
Prova: O Concurso será dividido em duas etapas:
1ª ETAPA – Prova Objetiva com 100 (cem) questões.
- A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 5 (cinco) horas e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato necessário ao desempenho do cargo.
- A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma.
- Cada Circunscrição Judiciária, independente da Região Administrativa Judiciária a que pertencer, terá sua própria nota de corte, a qual será divulgada no site da Fundação VUNESP.
- Serão convocados para a 2ª ETAPA (prova prática), APENAS os candidatos habilitados e com melhor classificação.
As questões da prova objetiva serão distribuídas em blocos como segue:
- BLOCO I: Língua Portuguesa; BLOCO II: Conhecimentos em Direito; BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).
- A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório.
- O bloco III terá, apenas, caráter classificatório.
- Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) pontos no conjunto dos 3 (três) blocos.
2ª ETAPA – Prova Prática (Formatação e Digitação)
- A prova prática, de caráter eliminatório, buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
- A prova prática será aplicada somente aos candidatos habilitados e com melhor classificação na prova objetiva.
- A prova prática será avaliada na escala de 0 a 10 pontos.
- Será considerado APROVADO o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos na prova prática.
- Os candidatos REPROVADOS na prova prática serão excluídos do concurso público.
A prova prática, de caráter eliminatório, constará de duas atividades (formatação e digitação), a serem realizadas como segue.
- Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
- Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.
- A formatação será pontuada de 0 (zero) a 2 (dois) pontos.
- Para cada ocorrência de erro de formatação: diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 ponto.
- A nota 2 (dois) será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 (cinco) minutos.
- Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 8 (oito) minutos para a realização da formatação do texto.
- Caso o candidato termine a formatação do texto antes de se esgotar o tempo previsto poderá realizar correções na formatação se entender necessário.
- Digitação de um texto: cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
- A digitação será pontuada de 0 (zero) a 8 (oito) pontos.
- Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência.
- A produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro.
- A correção considerará como correto, somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação.
- Para cada erro cometido será descontado 0,05 ponto.
- A nota 8 (oito) será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 (onze) minutos.
- Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 17 (dezessete) minutos para a realização da prova de digitação.
- Caso o candidato termine a digitação antes de se esgotar o tempo previsto deverá aguardar, em silêncio, podendo eventualmente executar correções no texto digitado, SALIENTANDO que a produção extra-texto será considerada como erro.
- A nota do candidato nesta prova será calculada segundo a fórmula: Nota = 8 – (erros x 0,05) + 2 – (erros x 0,2).
Para conferir as vagas em cada comarca(município), segue o edital abaixo
Bons estudos e rumo a nomeação!!!