Nesta quinta-feira dia 15 de Outubro de 2020 foi publicado esse comunicado, que diz respeito ao final do ano letivo de 2020. Nele consta sobre como serão aplicadas as notas bimestrais dos alunos; atividades (habilidades) que deverão ser produzidas pelos docentes para cada respectiva série; ênfase na busca ativa, como se a gente não estivesse fazendo nada, observando que tudo terá que estar registrado, para comprovar o nosso trabalho. Tem aluno que não está nem aí para estudar, na UE que trabalho tem aluno que ligamos mais de 10 vezes pedindo a mesma coisa e nada , então é complicado, acham que se o educandos não fazem nada a culpa é nossa, primeiro que nós AOEs não temo essa obrigação, o interesse do mesmo querer estudar vem dele, mas claro que com o auxílio do docente, quando isso não vem de seus familiares. Eu por muitas vezes conversei com vários alunos sobre o futuro acadêmico deles, mas porque eu queira ajudá-los, pois muitos passam por muitas dificuldades na vida e não tem um apoio, um conselho, ainda mais na periferia, que a violência, drogas, incentivo à vida do crime é constante e intensa.
Também terá uma ferramenta no portal SED, que poderá ser incluído alunos que estão fora da unidade escolar e os que estão com risco de abandono (aquele que não está fazendo nada, não procura a escola, enfim o desinteressado, mesmo sem internet isso não é desculpa, pois pode ir na escola para informar sobre tal situação).
Mas sendo que o foco principal é sobre o retorno das aulas, que será a partir do dia 3 de Novembro de 2020, observando que será para reforço e que também será o voz final do prefeito de cada município, a questão é, como será a carga horária dos funcionários, sendo que a grande massa não irá para essas aulas, teremos que trabalhar as 8 horas diárias com no máximo 3 alunos na escola? E o pessoal que trabalha em uma unidade escolar localizada em área de periculosidade, ficar até às 22h/23h, risco para funcionários e alunos. Sem comentar que nós AOEs não receberemos a mais por estarmos alí e o docentes receberam um “mimo” para ir presencialmente. Chocada com tanto descaso com a turma do quadro QAE.
Abaixo tem alguns trechos do comunicado, para aqueles que quiserem ler por total, ao final tem o arquivo do comunicado.