Às vezes brinco dizendo que as prefeituras assistem meus vídeos, mas vai saber né… Saiu no diário oficial de Guarulhos a nota da prova do Concurso de Professor de Educação Básica, o PEB I de Guarulhos, e junto com a divulgação da nota veio uma retificação do edital aumentando de 300 redações a serem corrigidas para 600 redações. É uma excelente notícia para o concurso de Guarulhos é uma grande esperança para os demais concursos com esse delimitar de correções da prova dissertativa, a redação.

Segue abaixo o print de parte do diário oficial, vale lembrar que estou disponibilizando o diário no rodapé do texto.

Claro que seria muito bom o aumento para 1.000 redações, porém conseguir aumentar para 600 é uma bela conquista. Obviamente vai cair a nota de corte, mas para quanto? Vamos fazer algumas análises.

QUAL POSSÍVEL NOTA DE CORTE

orém está em ordem alfabética e bastante complicado de converter.

Continuando as análises, se com 43 eu sou o 300 no ranking final e sou o 177 no inicial, vamos arredondar, qual fator que determina isso… podemos pegar 300 e dividir por 177 = 1,6949, sendo um pouco pessimista vamos arredondar para 1,70, então fica o seguinte:

600/1,70 = 352

Muito provavelmente a nota de corte vai cair para 37. Portanto se você acertou de 37 para mais pode ficar esperançoso que sua redação tem boas chances de ser corrigida.

MINHA NOTA

Eu fiquei com 71,67, realmente acertei 43, mas não porque marquei errado no gabarito a matemática, mas sim porque errei a questão, eu devo ter ficado na dúvida e assinalei outra, mas não a letra D, em fim, ganhei um pouco com a anulação e passei para 17 acertos de Português.

Estou habilitado no concurso, porém não quer dizer que fui aprovado já, isso quer dizer que estou habilitado para ter a redação corrigida caso eu não saia na nota de corte. E como já observamos terei com certeza minha redação corrigida, agora é torcer para ter uma boa nota na redação.

Não ser eliminado na redação é essencial, quem conseguir a aprovação neste concurso será convocado no decorrer do concurso, pois se trata de uma cidade gigantesca que necessita de muitos professores, e provavelmente vão aprovar umas 630 pessoas, sempre alguém comete alguns erros crassos que acabam fazendo o candidato não atingir os 50 pontos necessários. Nunca demais lembrar, são 600 redações, é o número 600 mais os empatados com ele.

Continuarei de olho neste concurso que vem com novidades daqui um mês e meio, provavelmente, demora bastante para corrigirem as redações.

DIÁRIO OFICIAL DE GUARULHOS 17 de AGOSTO

Deixe uma resposta