Mesmo com o edital do Concurso Público PEIF publicado a quase 7 meses, ainda existem pessoas confusas em relação a nota de corte do certame, muita gente está crente que a nota de corte do concurso é de 50 pontos na prova objetiva e não é. Quando citamos “nota de corte” é uma nota que vai separar as pessoas que vão para a segunda fase, que no caso é a correção da prova discursiva.

A parte do edital que determina que há mesmo uma nota de corte neste certame consta nesta passagem:

9.5. Terá a Prova Discursiva corrigida o candidato aprovado na Prova Objetiva, respeitada a proporção de 6 (seis) vezes o número de vagas em concurso, mais os empatados, em cada uma das 3 (três) listas de classificação.

Na mensagem acima diz que só serão corrigidas as redações em um número seis vezes maior que o que consta nas vagas dispostas no edital do concurso, vamos observar essa quantidade:

A lista da ampla concorrência tem 952 vagas, a de Negros 254 vagas e a PCD 64 vagas, o edital diz que esse número vezes 6x é a quantidade de redações corrigidas, e a numeração será a seguinte:

Vale observar que o número de redações corrigidas pode ser maior, pois vai considerar os empatados, vamos usar como exemplo a ampla concorrência:

Se na posição 5.712º da lista da ampla concorrência a pessoa tiver 55 pontos, automaticamente a nota será 55 de corte e quem tiver 55 pontos ou mais terá a redação corrigida. A mesma coisa para as outras listas.

Também não podemos esquecer as orientações do próprio edital do concurso, lembrando que serão três listas de classificação divulgadas:

15.1. A publicação do resultado final do Concurso Público será realizada em três listas distintas, que serão publicadas no Diário Oficial da Cidade de São Paulo – DOC, a saber: 

15.1.1. A primeira lista é geral, destinada à pontuação e classificação de todos os candidatos, incluindo os que se declararem pessoas com deficiência, negros, negras ou afrodescendentes no ato de inscrição;

15.1.2. A segunda lista será destinada, exclusivamente, à pontuação dos candidatos que concorram às vagas reservadas aos candidatos que se declararam pessoa com deficiência;

15.1.3. A terceira lista será destinada, exclusivamente, à pontuação dos candidatos que concorram às vagas reservadas a negros, negras ou afrodescendentes.

Obter 50 pontos na Prova objetiva não elimina o candidato sumariamente, como acontece quando o candidato tem nota inferior a 50 pontos, e em todos os concursos para ter habilitação é necessário ter acertado pelo menos a metade das questões. Mas nesse concurso em específico, não estar entre os classificados na ordem de 6 vezes a mais que o número de vagas, elimina do certame, conforme o trecho do edital que corrobora com nossa afirmação:

10.2.1. Será considerado HABILITADO na Prova Objetiva, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos no total da Prova Objetiva e não obtiver nota 0 (zero) em qualquer módulo, respeitada a proporção de 6 (seis) vezes o número de vagas em concurso, mais os empatados, em cada uma das 3 (três) listas de classificação.

10.3. O candidato que não atender aos requisitos do subitem 10.2.1 será eliminado do concurso.

O item 10.2.1 dita as regras da aprovação na prova objetiva, o item 10.3 diz que será eliminado do concurso aquele que atender a todos os requisitos de item anterior.

Portanto, é um erro dizer que a nota de corte é de 50 pontos, sim, ela pode até ser de 50 pontos nas listas NNA e PCD, entretanto pela quantidade de inscritos essa mesma regra não se aplica na lista da Ampla Concorrência, que a meu entender não tem como ser 50 pontos pela grande concorrência, aposto numa nota de corte de 55 pontos mesmo, como vem indicando o site de simulações de resultados “olho na vaga”, segue abaixo a previsão deles:

Em PNC 2ª etapa o site aponta que a ampla concorrência terá nota de corte 55, em PNC final, ele quer dizer que para ter chances de entrar no número de vagas, necessita de 65 pontos. Porém vale lembrar que é só um site de simulações e é possível que esteja errando para mais ou para menos.

Espero que após essas explicações, as pessoas tenham a certeza que a nota de corte ainda não existe, ela virá após a divulgação das notas individuais.

Deixe uma resposta