ESTA CRECHE RESPEITA A CRIANÇA- Critérios para a unidade creche

  • Nossas crianças têm direito à brincadeira
  • Nossas crianças têm direito à atenção individual
  • Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
  • Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza
  • Nossas crianças têm direito a higiene e à saúde
  • Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
  • Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
  • Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade
  • Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos
  • Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa
  • Nossas crianças têm direito à brincadeira
    • Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos
    • Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças
    • Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada
    • As rotinas da creche são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças
    • As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
    • Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados
    • As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas
    • Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos
    • Os adultos também propõem brincadeiras às crianças
    • Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças
    • As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol
    • As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular
    • Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem
    • Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças.
  • Nossas crianças têm direito à atenção individual
    • Chamamos sempre as crianças por seu nome
    • Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas
    • O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança
    • A criança é ouvida
    • Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças
    • Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída da creche
    • Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho
    • Comemoramos os aniversários de nossas crianças
    • Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial
    • Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-las ou puni-las
    • Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos
    • Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações
    • Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos
    • Procuramos respeitar as variações de humor das crianças
    • Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor
    • Crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas
    • Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude
    • Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças
    • Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-la à orientação especializada quando necessário
  • Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
    • Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia
    • Nossas salas são claras, limpas e ventiladas
    • Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam
    • Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos
    • As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas
    • As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono
    • Nossa creche demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada
    • Nossa creche sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição
    • Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças
    • Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças
    • Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas
    • Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias
    • Procuramos garantir o acesso seguro das crianças à creche
    • Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades da creche
  • Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza
    • Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis
    • Nossas crianças têm direito ao sol
    • Nossas crianças têm direito de brincar com água
    • Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza
    • Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre
    • Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza
    • Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais
    • Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes
    • Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos
    • Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza
  • Nossas crianças têm direito à higiene e à saúde
    • Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável
    • Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde
    • Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento
    • O espaço externo da creche e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações
    • Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças
    • Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças da creche
    • Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças
    • Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças
    • Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode frequentar a creche
    • Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro
    • Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com dificuldades físicas, psicoafetivas ou problemas de desenvolvimento
    • Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo
    • O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir
    • Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal
  • Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia
    • Preparamos os alimentos com capricho e carinho
    • Nossas crianças têm direito a um ambiente tranquilo e agradável para suas refeições
    • Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades
    • Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível
    • Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças
    • Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada
    • Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas • A água filtrada está sempre acessível às crianças
    • Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições
    • Nossa cozinha é limpa e asseada
    • Nossa despensa é limpa, arejada e organizada
    • Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles
    • Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo
    • Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios
    • Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras
    • As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
    • Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza
    • Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças
    • Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos
    • Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
    • Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila
    • Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias
    • Nossas crianças têm direito de cantar e dançar
    • Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler
    • Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta
    • Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas
    • Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta
    • Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo
    • Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças  
    • Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências
    • Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas
    • Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos
    • As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças
  • Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
    • Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
    • Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol
    • Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos
    • Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre
    • Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera
    • Os bebês não são esquecidos no berço
    • Os bebês têm direito de engatinhar
    • Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos
    • As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço
    • Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva
    • Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos
    • Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças
  • Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade
    • Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas na creche
    • Nossa creche respeita as amizades infantis
    • Nossa creche valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças
    • Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam
    • Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando
    • Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios
    • Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças
    • Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas
    • Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus familiares na presença delas
    • Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos
    • Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados
    • Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa
    • Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas
    • Ajudamos as crianças a desenvolver seu autocontrole e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos
    • Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos na creche
    • Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem na creche machucadas e amedrontadas  
    •  
  • Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos
    • Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade
    • Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração
    • Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos
    • Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão
    • Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito
    • O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos principais
    • Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia
    • Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro
    • Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar perto de seus irmãozinhos que também estão na creche
    • Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações
    • A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários na creche.
  • Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche
    • As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a frequentar a creche
    • As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com a creche
    • Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares na creche durante seu período de adaptação
    • Nosso planejamento reconhece que o período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, sua família e seus educadores
    • Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação
    • Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação à creche: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro
    • Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão na creche ajudem os menores em sua adaptação à creche
    • As mães e os pais são sempre bem-vindos à creche
    • Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades do período de adaptação
    • Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação
    • Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho
    • Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação durante o período de adaptação
    • Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação  
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa
    • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua autoestima
    • Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres
    • Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência
    • Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos
    • Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais
    • A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade
    • Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história
    • Nossas crianças visitam locais significativos de nossa cidade, sempre que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições
    • Nossas crianças visitam locais significativos do bairro, sempre que possível: a padaria, uma oficina, a praça, o corpo de bombeiros, um quintal
    • Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades na creche

 A POLÍTICA DE CRECHE RESPEITA CRIANÇA-Critérios para políticas e programas de creche

  • A política de creche respeita os direitos fundamentais da criança
  • A política de creche está comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento da criança
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito à higiene e à saúde
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito a uma alimentação saudável
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito à brincadeira
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito a ampliar seus conhecimentos
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito ao contato com a natureza  
  • A política de creche respeita os direitos fundamentais da criança
    • As creches têm por objetivo educar e cuidar de crianças até 6 anos de idade
    • As creches não estão sendo usadas por crianças com mais de 7 anos como alternativa à educação de 1º grau
    • As creches são concebidas como um serviço público que atende a direitos da família e da criança
    • A política de creche procura responder ao princípio de igualdade de oportunidade para as classes sociais, os sexos, as raças e os credos
    • A política de creche reconhece que as crianças têm uma família
    • A política de creche prevê a gestão democrática dos equipamentos e a participação das famílias e da comunidade
    • A programação para as creches respeita e valoriza as características culturais da população atendida
    • O programa de creches integra o planejamento municipal, estadual, regional e federal de ações mais gerais
    • A política de creche estimula a produção e o intercâmbio de conhecimentos sobre educação infantil
    • Há um projeto para as creches com explicitação de metas, estratégias, mecanismos de supervisão e avaliação
    • O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, responde às necessidades das famílias e crianças
    • O plano para creche prevê entre suas metas a melhoria da qualidade do atendimento à criança
    • O orçamento para as creches é suficiente para oferecer um atendimento digno às crianças e um reconhecimento do trabalho do adulto profissional
    • Os critérios para admissão de crianças nas creches são democráticos, transparente e não discriminatórios
    • As pessoas que trabalham nas creches que trabalham nas creches são reconhecidas e tratadas como profissionais nos planos da formação educacional, do processo de seleção, do salário e dos direitos trabalhistas
    • O per capita repassado às creches respeita o cronograma pré-estabelecido
    • O valor do per capita repassado pelo poder público às creches conveniadas é suficiente para oferecer um tratamento digno às crianças
    • O valor do per capita repassado às creches segue uma curva ascendente
    • Os critérios para estabelecimento e avaliação de convênios são transparentes e acessíveis ao público
    • As entidades conveniadas permitem o acesso público aos equipamentos e acolhem a orientação dos órgãos responsáveis
  • A política de creche está comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento da criança
    • O programa para as creches prevê educação e cuidado de forma integrada visando, acima de tudo, o bem-estar e o desenvolvimento da criança
    • A melhoria da qualidade dos serviços oferecidos nas creches é um objetivo do programa
    • As creches são localizadas em locais de fácil acesso, cujo entorno não oferece riscos à saúde e segurança
    • Os projetos de construção e reforma das creches visam, em primeiro lugar, o bem-estar e o desenvolvimento da criança
    • A política de creche reconhece que os profissionais são elementos chave para garantir o bem-estar e o desenvolvimento da criança
    • As creches dispõem de um número de profissionais suficiente para educar e cuidar de crianças pequenas
    • O programa dá importância à formação profissional prévia e em serviço do pessoal, bem como à supervisão
    • A formação prévia e em serviço concebe que é função do profissional de creche educar e cuidar de forma integrada
    • Os profissionais dispõem de conhecimentos sobre desenvolvimento infantil • A política de creche reconhece que os adultos que trabalham com as crianças têm direito a condições favoráveis para seu aperfeiçoamento pessoal, educacional e profissional
    • A política de creche reconhece a importância da comunicação entre famílias e educadores  
    • Os profissionais responsáveis elaboram projetos de construção ou reforma dos prédios das creches que visam em primeiro lugar as necessidades, o bem-estar e o desenvolvimento das crianças
    • O orçamento possibilita construção ou reforma adequada dos prédios das creches
    • Os prédios das creches recebem manutenção periódica
    • O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de mobiliário, equipamentos e materiais necessários para que os ambientes sejam aconchegantes, seguros e estimulantes
    • O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de roupas necessárias para as crianças dormirem, se trocarem em caso de imprevistos e se lavarem
    • Os prédios contam com espaço interno e externo adequado ao número de crianças atendidas e às necessidades de sua faixa etária
    • Os prédios oferecem condições adequadas para o bem-estar e o conforto das crianças: insolação, iluminação, ventilação, sonorização, esgoto e água potável
    • Os prédios oferecem condições adequadas para as necessidades profissionais e pessoais dos adultos
    • Os ambientes das creches são adequados às funções de educar e cuidar de crianças pequenas
    • As creches dispõem de espaços externos sombreados, sem entulho, lixo, ou outras situações que ofereçam perigo às crianças
    • O programa prevê a manutenção dos espaços verdes das creches para que ofereçam condições de uso sem perigo
    • Os espaços internos das creches, seu mobiliário e o material disponível permitem que a criança brinque, durma, aprenda, se alimente, vá ao banheiro, se lave e tenha privacidade
    • As creches dispõem de mesas, cadeiras, mamadeiras, pratos e talheres para as crianças se alimentarem
    • As creches respeitam a regulamentação local sobre normas de segurança e higiene
    • Os adultos recebem formação prévia e em serviço sobre como criar, arrumar conservar e usar um ambiente aconchegante, seguro e estimulante para as crianças
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
    • Os profissionais responsáveis elaboram projetos de construção ou reforma dos prédios das creches que visam em primeiro lugar as necessidades, o bem-estar e o desenvolvimento das crianças
    • O orçamento possibilita construção ou reforma adequada dos prédios das creches
    • Os prédios das creches recebem manutenção periódica
    • O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de mobiliário, equipamentos e materiais necessários para que os ambientes sejam aconchegantes, seguros e estimulantes
    • O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de roupas necessárias para as crianças dormirem, se trocarem em caso de imprevistos e se lavarem
    • Os prédios contam com espaço interno e externo adequado ao número de crianças atendidas e às necessidades de sua faixa etária
    • Os prédios oferecem condições adequadas para o bem-estar e o conforto das crianças: insolação, iluminação, ventilação, sonorização, esgoto e água potável
    • Os prédios oferecem condições adequadas para as necessidades profissionais e pessoais dos adultos
    • Os ambientes das creches são adequados às funções de educar e cuidar de crianças pequenas
    • As creches dispõem de espaços externos sombreados, sem entulho, lixo, ou outras situações que ofereçam perigo às crianças
    • O programa prevê a manutenção dos espaços verdes das creches para que ofereçam condições de uso sem perigo
    • Os espaços internos das creches, seu mobiliário e o material disponível permitem que a criança brinque, durma, aprenda, se alimente, vá ao banheiro, se lave e tenha privacidade
    • As creches dispõem de mesas, cadeiras, mamadeiras, pratos e talheres para as crianças se alimentarem
    • As creches respeitam a regulamentação local sobre normas de segurança e higiene
    • Os adultos recebem formação prévia e em serviço sobre como criar, arrumar conservar e usar um ambiente aconchegante, seguro e estimulante para as crianças
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito à higiene e à saúde
    • O orçamento das creches prevê custos para manutenção da higiene e promoção de condições favoráveis à saúde de crianças e funcionários
    • Os prédios das creches são limpos, arejados e bem insolados, evitando ser espaços propagadores de doenças entre as crianças
    • As creches dispõem de água potável
    • O esgotamento sanitário não corre pelos pátios das creches e nos espaços próximos
    • O lixo das creches é recolhido diariamente
    • As creches dispõem de produtos para a higiene pessoal das crianças
    • As creches dispõem de utensílios e produtos de limpeza
    • O programa de manutenção das creches está atento para infestações com insetos e animais nocivos
    • O Planejamento sanitário e da saúde da região incorpora a ação desenvolvida nas creches e a orientação aos profissionais que ali trabalham
    • A formação prévia e em serviço dos adultos está atenta para temas relacionados à higiene e à saúde
    • A definição da função do profissional integra a preocupação com a saúde e a higiene na creche
    • A programação para as crianças prevê ações relacionadas à área de saúde e higiene
    • As creches dispõem de material necessário para prestar os primeiros socorros e seus profissionais estão informados para onde devem encaminhar as crianças em casos de acidente
    • A programação de saúde dá especial atenção à comunicação entre família e creche
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito a uma alimentação saudável
    • O orçamento das creches prevê um custo de alimentação per capita pelo menos equivalente ao destinado a uma criança na cesta básica
    • A programação da alimentação nas creches prevê alimentos in natura
    • O cardápio das creches é balanceado e variado para responder às necessidades calóricas e protéicas das crianças
    • As creches dispõem de espaços adequados, arejados, limpos e seguros para armazenamento e preparo de alimentos
    • As creches dispõem de utensílios necessários ao preparo de alimentos
    • As crianças dispõem de móveis e utensílios suficientes e adequados para se alimentarem
    • A formação prévia e em serviço dos profissionais considera a alimentação e outras atividades ligadas ao cuidado como integradas ao processo educativo infantil
    • A programação das creches integra a alimentação e outras atividades ligadas ao cuidado no processo educativo
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito à brincadeira
    • O orçamento para creches prevê a compra e reposição de brinquedos, material para expressão artística e livros em quantidade e qualidade satisfatórias para o número de crianças e as faixas etárias
    • Os brinquedos, os materiais e os livros são considerados como instrumento do direito à brincadeira e não como um presente excepcional
    • A construção das creches prevê a possibilidade de brincadeiras em espaço interno e externo
    • As creches dispõem de número de educadores compatível com a promoção de brincadeiras interativas
    • Os prédios das creches dispõem de mobiliário que facilite o uso, a organização e conservação dos brinquedos
    • A formação prévia e em serviço reconhece a importância da brincadeira e da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
    • A programação para as creches reconhece e incorpora o direito das crianças à brincadeira
    • A política de creche possibilita que as crianças tenham acesso à produção cultural da humanidade
    • O orçamento para creches prevê a compra e reposição de livros e materiais adequados para o número de crianças e as faixas etárias
    • Os brinquedos, os materiais e os livros são considerados como instrumentos importantes para a promoção do desenvolvimento e ampliação dos conhecimentos das crianças
    • Os profissionais de creche dispõem de um nível de instrução compatível com a função de educador
    • A formação prévia e em serviços dos profissionais contempla o acesso à cultura e a ampliação dos conhecimentos das crianças como aspectos importante do trabalho da creche
    • A política de creche incorpora a preocupação de encontrar meios adequados para promover o desenvolvimento infantil, sem submeter precocemente as crianças a um modelo escolar rígido
    • A programação prevê que as famílias sejam informadas dos progressos de suas crianças sem que isto implique em avaliação formal
    • A política de creche propicia que os educadores ampliem seus conhecimentos e sua formação pessoal, educacional e profissional
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito a ampliar seus conhecimentos  
    • O orçamento para construção, reforma e conservação das creches prevê custos para manutenção de área verde no entorno ou dentro da creche
    • As instâncias de arborização e jardinagem municipal incluem as creches e seus espaços externos nos projetos locais
    • O projeto de construção e reforma dos prédios das creches prevê espaços externos que comportem plantas
    • O programa prevê que as creches tenham condições para plantio de pequenas hortas e árvores frutíferas de rápido crescimento
    • Os profissionais de creche recebem formação e orientação para propiciar o contato e o respeito das crianças para com a natureza
    • A programação para as crianças dá especial atenção ao tema da natureza
    • A programação das creches incentiva passeios e outras atividades que favoreçam maior contato com a natureza
  • A política de creche reconhece que as crianças têm direito ao contato com a natureza.
    • O orçamento para construção, reforma e conservação das creches prevê custos para manutenção de área verde no entorno ou dentro da creche
    • As instâncias de arborização e jardinagem municipal incluem as creches e seus espaços externos nos projetos locais
    • O projeto de construção e reforma dos prédios das creches prevê espaços externos que comportem plantas
    • O programa prevê que as creches tenham condições para plantio de pequenas hortas e árvores frutíferas de rápido crescimento
    • Os profissionais de creche recebem formação e orientação para propiciar o contato e o respeito das crianças para com a natureza
    • A programação para as crianças dá especial atenção ao tema da natureza
    • A programação das creches incentiva passeios e outras atividades que favoreçam maior contato com a natureza

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