Pela renovação dos contratos temporários dos ATE e as mães POT da Pref. de São Paulo
Atualmente até que tenho algumas oportunidades, mas todas na esfera pública, eu não reclamo por isso, comecei com trabalhos no setor público há tempos e acabei desenvolvendo uma habilidade mais cooperativa que competitiva, na iniciativa privada tudo parece uma grande competição, eu fui moldado para isso e me resta o setor público e empreendedorismo.
Em situação de desemprego vivenciei tudo o que as pessoas que tem serviços temporários temem, a falta de oportunidade, o distanciamento dos amigos, a marginalização, a pobreza extrema, muitas pessoas não querem nem chegar perto, alguns não dizem, mas pensam “vixe, esse está sem emprego, não vou nem chegar perto que ele vai me pedir dinheiro emprestado”, é essa situação triste que desempregado vive, o desemprego é análogo a uma doença contagiosa.
Através de programas e iniciativas governamentais há o acolhimento dessas pessoas, é uma grande iniciativa o programa POT (Programa Operação Trabalho) que já existe a algum tempo, mas que ficou muito mais conhecido na pandemia quando trouxe a oportunidade para mães de alunos que estão em situação de vulnerabilidade social ou desempregadas. Até o momento o trabalho dessas mães vem sendo e extrema importância nos cuidados com os alunos da educação infantil e fundamental da cidade de São Paulo, cuidado no sentido de ajudar nos protocolos na prevenção do Corona Vírus entre as crianças, aferindo a temperatura delas, orientando e auxiliando as crianças. Com certeza é fundamental na diminuição dos casos, pois se deixam as crianças sem vigilância não há protocolo algum.
Ainda no setor de Educação quem vem desempenhando um excelente papel nas escolas são os Auxiliares Técnicos de Educação, diferente dos POT que são cargos de apoio transitório e não são cargos criados definitivamente, o ATE (Auxiliar Técnicos de Educação) é um cargo efetivo na prefeitura de São Paulo, porém como em todo cargo efetivo há casos de profissionais que ficam muito tempo afastados, e com isso é contratado um ATE temporário, assim como no caso das POT, o ATE, na maioria dos casos, está desempregado ou em vulnerabilidade social, entretanto estar desempregado ou em situação delicada não é pré-requisito para ocupar o cargo temporário, estes são selecionados por um processo seletivo simplificado.
Mesmo sendo um pouco mais complicado e difícil ser ATE temporário, em 95% dos casos os ATE que ocuparam ou ocupam vagas estavam na “fila do desemprego”, pessoas há tempos sem ocupação e que tiveram a grande oportunidade de ganharem experiência trabalhando nas escolas. Foram e estão sendo fundamentais, também, na propagação de Covid nas escolas, estes com uma intervenção maior que a POT, pois desempenham um papel de inspetor de alunos, orientando as crianças e auxiliando os professores, inclusive em sala de aula, se for necessário.
Os casos de Covid vem diminuindo no Brasil, mas ainda não está no fim, atualmente há uma média de mortes de 220 brasileiros por dia em decorrência da Covid 19, e o Estado não pode se deixar afrouxar agora, chegando na reta final. Em especial no Estado de São Paulo, programas como este devem continuar pelo menos até a metade de 2022, que acredito que finalmente o país atingirá a média de zero mortes pela doença.
Diante do exposto faço um apelo à prefeitura de São Paulo para que renove os contratos temporários das mães POT e dos Auxiliares Técnicos de Educação por mais 6 meses, é uma ajuda mutua e necessária, a Covid não acabou, ainda! E o Estado só perde se voltar a aumentar os casos, e as famílias ganham com o pouco que recebem pelo serviço prestado, mas é esse pouco que garante o almoço e o jantar delas.
Anônimo
Super na torcida pela renovação do nosso contrato sou mãe pot
Danielle Helena dos Santos costa
Orando é torcendo pra essa renovação…Esse projeto me ajudou muito pois tenho 5 filhos pago aluguel é meu esposo e autônomo. Sou muito grata a Deus por essa oportunidade pois mesmo com meus 38 anos esse é meu primeiro emprego….
#renovenossocontrato .
Anônimo
Renove nosso contrato eu preciso muito desse emprego tem me ajudado muito.
Silvana da silva cavalcante
Renova nossos contratos. Dependemos dessa ajuda financeira para cuidar dos nossos filhos 🙏
Anônimo
Sou mãe do pot e gostaria também que fosse renovado nosso contrato
Anônimo
Na torcida pela renovação do nosso contrato creio 🙏🥰
Luciana
Em nome de Jesus vai renovar sim!! Eu creio 🙌🏽🙌🏽
Anônimo
Esperamos por uma renovação deus ouça nossas preces
Natalia Rodrigues
Renovem nosso contrato
Edna Brandao
Renova nosso contrato precisamos mto deste apoio🙏
Anônimo
SR. PREFEITO RICARDO NUNES, RENOVE NOSSO CONTRATO PARA O BEM DAS CRIANÇAS E DAS MILHARES DE MÃES QUE CUIDA DE SEUS FILHOS SOZINHA.