Eu não queria escrever um texto tão desanimador, mas temos que ser realistas, basta você ligar a TV, ou até mesmo ler o jornal da internet que será possível constatar; a terceira onda da Covid já chegou e em breve os governos terão que adotar algumas medidas, e isso vai paralisar de novo os concursos públicos.

Especialistas especulam que a terceira onda será pior que a primeira, na ocasião, para ter um resultado bom contra a pandemia, os governos fecharam praticamente tudo, desde escolas até comércio, inclusive o futebol foi suspenso, e é possível que isso aconteça novamente em 2021.

O que provavelmente pode acontecer com os concursos nos próximos dois meses, acredito que em agosto voltam a flexibilizar, primeiramente vão começar a suspender os prazos dos concursos, aí fica naquela situação, o concurso não está correndo prazo, porém, também, não vai estar convocando ninguém, aí fica ela por elas. As provas suspensas vão continuar sem previsão, e as provas agendadas serão suspensas e ficarão sem previsão de retorno, eu arrisco lhe dizer que prova mesmo só em setembro.

Se realmente essa terceira onda está aí acontecendo ou prestes a acontecer, é lógico que existe a possibilidade das minhas observações estarem equivocadas, até as contratações e nomeações previstas podem ter atrasos, um exemplo disso é a segunda chamada de Auxiliar Técnico de Educação na Prefeitura de São Paulo, estava com solicitação, com processo SEI encaminhado, mas que de dois dias para cá deu uma desacelerada, se a preocupação é com essa onda de vírus, faz sentido eles pisarem um pouco no freio das nomeações.

O cargo de Agente de Organização Escolar que aguarda pela segunda chamada pode até esquecer a chamada, com as escolas fechadas o João Doria não vai mover um dedo para fazer nomeações, ele não vai falar em público, mas o pensamento dele vai ser o seguinte “eu não vou nomear ninguém pra ficar em teletrabalho”. O mesmo vai acontecer com o cargo de Oficial Administrativo do Estado de São Paulo, setor SEDUC, vai ser postergada também.

O cargo de Auxiliar Técnico de Educação vai ter que esperar até agosto para sair a chamada, com essa terceira onda não vai ter nem perito médico trabalhando, e com isso a prefeitura não vai agilizar os processos, infelizmente não temos um perspectiva boa a curto prazo com esse concurso.

Realização de novos concursos nem pensar, abertura de edital, entre outros, a não ser que aconteçam na área da saúde, que aí não tem nem como, é de fato um serviço essencial.

O que resta é aguarda e torcer para que eu esteja errado com relação a essa terceira onda, pois se for mesmo com a força que aparenta ter vai acontecer tudo isso supracitado.

Deixe uma resposta