Concurso Público PEIF, quem pode participar?
Muitas pessoas vem me questionando a respeito da participação no concurso público de PEIF (Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de São Paulo, Prefeitura, no sentido de tempo de curso, para quem estude e tipo mesmo de diploma ou certificado.
Primeiro ponto a ser observado é que para se inscrever no concurso não precisa ter terminado a licenciatura, aliás nem precisa ter começado! Você vai apresentar essa documentação na posse, portanto é aconselhável estar ao menos cursando licenciatura.
Quais cursos serão aceitos?
De acordo com o edital anterior são os seguintes cursos aceitos para ser um PEIF:
– Habilitação Específica para o Magistério, correspondente ao Ensino Médio;
ou – Licenciatura Plena em Pedagogia;
ou – Curso Normal Superior
No que diz respeito aos cursos estão bem amplas as oportunidades, porém que tem apenas o magistério preciso abrir os olhos, há uma convenção em que estes cursos passarão a ser ultrapassados em 2024, não tem muito tempo para isso acontecer, quem tem magistério nível médio precisa atualizar esse diploma, fazendo então um curso de pedagogia. Algumas prefeituras pagam menos para quem tem magistério nível médio.
Além dos cursos tem outros requisitos básicos:
Ter sido aprovado e classificado no presente Concurso Público;
Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, amparada pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, conforme disposto nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal, e do Decreto Federal nº 72.436/72, e estrangeiro conforme disposto na Lei nº 13.404/02 e no Decreto nº 42.813/03;
Ter, na data da posse, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
Para os candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
Estar quite com a Justiça Eleitoral;
Ter aptidão física e mental, e não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo para o qual se inscreveu;
Atender os pré-requisitos do Decreto nº 53.177/12;
Encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
Possuir no ato da posse os documentos comprobatórios dos Capítulos 2 e 15 constantes do deste Edital.
O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos mencionados neste Capítulo perderá o direito à investidura no cargo.
No ato da inscrição não serão solicitados comprovantes das exigências contidas neste Capítulo, devendo o candidato, se aprovado, satisfazê-las no ato da posse.
Sou estudante, ainda, o que fazer?
Eu sugiro que é interessante participar do concurso público a partir de 50% de progressão do curso, ou seja, se você já está na metade ou mais que isso é interessante participar. O concurso público de PEIF na prefeitura de São Paulo não é daqueles que vai terminar da noite para o dia, ele terá muitas inscrições e tem cotas PCD (pessoas com deficiência) e NNA (Negros e Afrodescendentes),a aferição das cotas é longa.
Mas não culpa as cotas pela demora, este concurso público terá estudo de caso, e várias respostas serão lidas e analisadas, o resultado do concurso mostrando a primeira classificação pode vir até 3 meses após a prova, pela grande quantidade de redações. Provavelmente serão considerados habilitados para segunda fase do concurso que acertar 50% ou mais da prova, e será considerado aprovado no certame quem, além de acertar 50% ou mais na prova, acertar 50% ou mais no estudo de caso.
Todas essas fases vão fazer com que o concurso leve pelo menos 8 meses para homologado, podendo até levar 10 meses… Portanto estamos lidando com um concurso que começará a fazer chamadas em 2023, a depender da sua situação terá terminado o curso aguardando a colocação de grau, ou 6 meses para terminar, ou 1 ano. Mas só será chamado na primeira chamada quem passar dentro das vagas, e concurso público é uma caixa de surpresa, não dá pra prever uma posição classificação no concurso sem ter feito a prova. Então mesmo sendo estudante é interessante participar.
E obviamente que se você já concluiu o curso de pedagogia, ou um dos outros requisitos poderá participar do concurso sem problemas.
Todos devem já começar a estudar, alguns estão em ritmo já acelerado, outros não, mas olhando alguma coisa e há quem não está estudando, todo concurso público é assim, porém quem mantém o foco é que será aprovado. Posso lhe dizer com experiência no assunto que se estudar é impossível passar no concurso da Prefeitura de São Paulo, leia, se tiver condições compre uma apostila, de preferência a do colabora concursos… Assista vídeos no Youtube, mas não perca o foco, bons estudos e boa prova. Estaremos atualizando conforme o concurso avançar.