Diversos jornais sobre notícia de Concursos Público veem comentando que o edital do novo concurso SME SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) para o preenchimento de 3.250 vagas docentes está em fase de ajustes finais e deve ser publicado no decorrer dos próximos dias. Se realmente for verdade e o edital sair no mês de agosto, a prova será em novembro, inevitavelmente essa aplicação acontecerá esse ano, pois do lançamento do edital para o teste leva no máximo 4 meses, então no mais tardar aconteceria em dezembro, mas aposto que vem antes.

Do total de ofertas, a SME SP oferecerá 1.980 oportunidades para professores de ensino fundamental II e médio e 1.270 para professor de educação infantil e ensino fundamental I (PEIF).

Como bem sabemos a banca organizadora do concurso é a FGV e de acordo com o documento publicado no dia 6 a taxa de inscrição será de R$ 66,95.  O que é um preço barato, como alguns seguidores já até comentaram (está de graça), está mesmo, em outros concursos do mesmo porte para o mesmo cargo cobram uma taxa entre 85 e 100 reais.

O último concurso para professores

O último concurso público para o cargo de professores ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 2.472 vagas para o cargo de professor de ensino fundamental II e médio. A banca organizadora, na ocasião, também foi a Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A seleção foi composta de provas objetivas, provas discursivas e análise de títulos.

A prova objetiva contou com 60 questões, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:

  • 30 questões de conhecimentos pedagógicos;
  • 30 questões de conhecimentos específicos.

Provavelmente para o concurso de PEIF a prova venha na mesma composição, embora digam por aí a fora que a FGV gosta de aplicar Português e Matemática, a palavra final é da SME-SP e se falar que não quer Português e Matemática teremos 60 questões de múltipla escolha e um estudo de caso que provavelmente vem com duas perguntas.

Uma curiosidade deste último concurso é que tivemos um total de 73.937 inscritos, mas claro que contanto de todos os cargos. Se formos considerar esse número, para o cargo de PEIF é possível que tenhamos 150 mil inscritos, pelo número de Pedagogos que se formaram e pela alta do desemprego.

Para um cargo a qual vou me inscrever esse ano Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física foram quase 14 mil inscritos, para apenas 123 vagas.

Abaixo a relação candidato/vaga para você ter uma noção:

Quando será que sai o edital

O edital não sai antes do dia 9 de agosto, esse dia vai rolar a segunda votação dos reajustes do plano de carreira e salário dos funcionários do quadro do magistério, aí após essa votação o edital sai.

Arrisco dizer que sai no dia 13 de agosto, cai em um sábado, momento “mãe diná” agora, estou imaginando o futuro, o governo vai conseguir aprovar suas pautas dia 9, no 12 a noite Ricardo Nunes e Fernando Padula publicam um vídeo nas redes sociais anunciando o edital do concurso público.

No mais estaremos no aguardo e quando sair o edital do concurso obviamente que avisaremos. Por enquanto você pode participar do simulado PEIF que fiz:

E não se esqueça de fazer uma doação para o Blog:

Para ajudar o blog:

PIX:

rogerioferreiradesouza1983@gmail.com (Nubank)

LOTÉRICA

Agência: 02960

Conta: 1288.000755344069-9

BANCO DO BRASIL

Agência: 6884-5

Conta Corrente: 9.911-2

Banco Bradesco

Agência 1195

Conta 83413-0

Nome do favorecido: Rogerio Ferreira de Souza

Deixe uma resposta