Participei da prova de ontem de Professor de Ensino Fundamental da Prefeitura de São Caetano do Sul, aqui na região do ABC Paulista, grande São Paulo. Foram 40 questões no total, e foram cobradas 5 questões de Informática, e exigia uma atenção especial, pois nesse concurso “zerar“ elimina. “Zerar” significa você não acertar ao menos uma questão de cada disciplina.

Então foram 5 questões de Informática distribuídas da seguinte maneira:

1 Calc

1 Segurança da Informação

1 Writer

1 Thunderbird Mozilla

1 Navegadores

O que já havia observado nas provas que resolvi no Youtube, são 7 vídeos que fiz, foi que eles distribuem as questões cobrando 1 questão por conteúdo, ou seja, ela não vai cobrar 2 de Calc, por exemplo.

Na prova deste sábado 28/10, na questão de Calc ela cobrou referência absoluta, que tanto no Excel como no Calc é preciso usar o $ para cravar as referências. Em segurança da informação explorou os pilares da LGPD. Em Writer cobrou tecla de atalho, em Thunderbird Mozilla novamente teclas de atalho e Navegadores, de novo, tecla de atalho.

DICAS

Há uma grande tendência em cair teclas de atalho em Thunderbird Mozilla e Navegadores, acredito que novamente vão fazer isso na prova do domingo 29/10, na tarde desse domingo teremos prova de Professor de Educação Infantil e Auxiliar de Primeira Infância. Então vamos para as dicas:

Calc

Apostas que faço é na função SE e função MOD, vamos relembrar as estruturas:

Função SE, função é usada para testar condições. Para melhor entendermos, vou dar um exemplo:
Imagine um boletim escolar, com as diversas disciplinas como Química, Física, Português, Matemática, etc.

Digitei as notas e fiz a Média dos 4 Bimestres com a função =média. Para fazer a situação, é bem simples, digite =se(f3>=7;”aprovado”;”recuperação”). Agora, vou explicar cada informação:
Então: =se(Teste;”Valor1”;”Valor2”) Ou seja: =se (função é usada para testar condições). Teste, a situação que deseja ser submetida. Valor1: Sendo a primeira situação verdadeira.

Valor2: Caso o primeiro valor não seja verdadeiro, temos que obter uma segunda resposta.

Operador Mod

O operador MOD recebe duas expressões numéricas e retorna o resto da divisão.

Por exemplo, o resultado de 21 MOD 6 é 3 porque depois de dividir 21 por 6, o resto da divisão é 3.

Se a operação MOD envolve valores não inteiros, ambos os operandos são arredondados para os valores inteiros mais próximos. Portanto, o valor retornado por uma operação MOD sempre será um número inteiro.

Por exemplo, a expressão 16.4 MOD 5.9 é avaliado como segue:

  1. O valor 16,4 é arredondado para 16.
  2. O valor 5,9 é arredondado para 6.
  3. A operação 16 MOD 6 retorna 4, que é o resto após a divisão de 16 por 6.

Writer

Pode ser que caia tecla de atalho no Writer, como pode também cair formatação, então vou apostar nas duas:

Fontwork para arte gráfica de texto

Você pode usar o Fontwork para criar objetos de texto gráfico.

Para criar um objeto Fontwork

  1. 1.      Se as barras de ferramentas Desenho ou Fontwork não estão visíveis, escolha Exibir – Barras de ferramentas para ativa-las.
  2. Na barra de ferramentas Desenho ou na barra de ferramentas Fontwork, clique no ícone Galeria do Fontwork.

Galeria do Fontwork

  • Na caixa de diálogo Galeria do Fontwork, selecione um estilo de Fontwork e clique em OK.

O objeto Fontwork é inserido em seu documento. Objetos Fontwork são formas personalizadas. Utilizando a barra de ferramentas de Configurações 3D, pode-se alternar a exibição a qualquer momento entre 2D e 3D e vice-versa.

  • Clique duas vezes no objeto para ativar o modo de edição de texto.
  • Substitua o texto padrão do Fontwork padrão pelo seu próprio texto.
  • Pressione Esc para sair do modo de edição de texto.

Para editar um objeto Fontwork

  1. Clique no objeto Fontwork. Se o objeto Fontwork for inserido em segundo plano, mantenha pressionado Ctrl enquanto clica.

A barra de ferramentas Fontwork é exibida. Se a barra de ferramentas Fontwork não aparecer, escolha Exibir – Barras de ferramentas – Fontwork.

  • Clique em um ícone da barra de ferramentas Fontwork.

Os seguintes ícones encontram-se disponíveis:

  • Galeria do Fontwork – adiciona outro objeto do Fontwork
  • Forma Fontwork – edita a forma.
  • Mesmas alturas de letras no Fontwork – altera a altura dos caracteres
  • Alinhamento do Fontwork – alinha o texto
  • Espaçamento de caracteres em Fontwork – altera o espaçamento de caracteres e o kerning

Para editar mais atributos do Fontwork

  1. Clique no objeto Fontwork. Se o objeto Fontwork for inserido em segundo plano, mantenha pressionado Ctrl enquanto clica.
  2. Selecione as propriedades da barra de ferramentas Propriedades do objeto de desenho. Você pode alterar a largura e a cor da linha e a cor e o estilo de preenchimento, entre outros.

Teclas de função para o LibreOffice Writer

F2Barra de fórmulas
F5Ativar/Desativar o Navegador
Shift+F5Move o cursor para a posição que tinha quando o documento foi salvo por último antes de ser fechado.
Ctrl+Shift+F5Ativar Navegador, vai para número da página
F7Ortografia
F11Ativar / desativar janela Estilos
Shift+F11Cria um estilo
Ctrl+F11Define o foco para a caixa Aplicar estilos
Ctrl+Shift+F11Atualiza o estilo
Ctrl+ASelecionar tudo
Ctrl+JJustificar
Ctrl+DSublinhado duplo
Ctrl+ECentralizado
Ctrl+HLocalizar e substituir
Ctrl+Shift+PSobrescrito
HomeVai até o início da linha
Home+ShiftVai e seleciona até o início de uma linha
EndVai até o fim da linha
End+ShiftVai e seleciona até o fim da linha
Ctrl+DelExclui o texto até o fim da palavra

Segurança da Informação

Vou apostar nos 5 pilares da Segurança da Informação:

1. Confidencialidade

Como você pode imaginar, a confidencialidade tem como meta proteger o sigilo das informações. Logo, é uma das diretrizes da segurança da informação mais importantes. Por meio dela, o acesso aos dados é concedido apenas a pessoas que foram autorizadas previamente. 

Um exemplo prático é quando uma organização limita o acesso aos dados de vendas do departamento comercial apenas para gerente da área. Isto é, para conhecer essas informações, é preciso que o gestor dê o seu aval. 

Nesse sentido, uma das boas práticas da segurança da informação é a de que a empresa conte com um manual que apresente regras sobre o acesso para, assim, evitar que haja vazamento ou a modificação de dados. 

2. Integridade

Um dos objetivos da segurança da informação é o de garantir que a informação que é salva esteja também correta. Nesse contexto, a integridade também visa assegurar que essa informação não seja alterada por meios alternativos. 

Nesse item, é crucial definir quem é o responsável pela segurança da informação em uma organização. Desse modo, essa pessoa irá determinar quem está autorizado a manipular cada tipo de dado.

Por exemplo, é preciso definir as informações que um colaborador do departamento de compras tem acesso. Isso porque, se ele puder acessar os dados da área de contas a pagar, poderá, de forma maliciosa, autorizar um pagamento, o que configura uma vantagem pessoal. 

3. Disponibilidade

A disponibilidade valoriza a eficiência de uma organização ao estabelecer o acesso, a qualquer momento, a dados por seus colaboradores. Neste cenário, é essencial destacar que a disponibilidade dá acesso conforme definido pelo administrador do sistema. 

Aqui, é preciso tomar cuidado, pois, com o foco na produtividade, muitos gestores acabam não dando a devida importância à essa questão, que é uma das principais diretrizes da segurança da informação. 

Isso porque permitem o acesso instantâneo por colaboradores que não poderiam conhecer dados sigilosos. Nesse sentido, é importante criar políticas claras que determinem realmente quem está autorizado a realizar tais acessos. 

4. Autenticidade

A autenticidade tem como objetivo assegurar que os dados realmente pertencem à fonte anunciada. Além disso, esse pilar também assegura que eles não foram alterados durante o processo. 

Um exemplo dessa diretriz da segurança da informação pode ser relacionado ao departamento de TI. Isto é, um gerente da área pode ser o responsável por averiguar se as informações não foram manipuladas em outro departamento e, logo, garantir a autenticidade delas. 

Para prevenir que não haja mudanças durante o processo, é possível elaborar uma assinatura digital pois, por meio dela, os dados criptografados de um documento ficam ilegíveis. Logo, só podem ser decifrados, de fato, por pessoas autorizadas. 

5. Legalidade

A legalidade é um princípio jurídico que determina que a comunicação deve seguir as leis do país. Em outras palavras, esse pilar define o valor legal da comunicação em relação à legislação. Para praticá-lo, por exemplo, é preciso elaborar um contrato que defina quais são esses valores e elencar como eles estão conectados com a lei. Atualmente, ao planejar as estratégias de segurança da informação e cibersegurança a organização precisa adequar  suas ações à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Thunderbird Mozilla

Vou apostar nas principais teclas de atalho:

Navegadores

Mais uma vez aposto nas principais teclas de atalho:

Além dessas dicas você pode ainda maratonar na minha playlist de Informática da Banca organizadora Idecan, segue o link abaixo:

Espero que você tenha uma excelente prova e seja aprovada(o)! Bons estudos!

Deixe uma resposta