Saiu nesta quarta-feira, 28 de julho o gabarito do concurso público de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Guarulhos, a prova foi aplicada em 25/07/201. Muitos candidatos aguardavam ansiosos e o diário oficial foi publicado a noite já, por volta das 19h, e veio com o gabarito da prova que você pode conferir na imagem abaixo:

Desempenho na Prova

Vou começar falando do meu desempenho, ele foi pior que a prova de Diadema até, foram apenas 34 acertos, eu perdi muitos pontos na parte específica da prova, porém o desempenho da maioria das pessoas caiu também, pelo que podemos observar nos grupos, o ranking olho na vaga errou entre 4 e 7, no caso eu dei pontos a mais, vamos dizer assim, pessoas com 43 caíram para 37 e isso é muita coisa, algumas com 35 ficaram com 29 pós conferencia do gabarito, ou seja, foram eliminadas do concurso.

Em um dos meus vídeos eu já havia previsto uma nota de corte para a prova difícil, porém após a divulgação do gabarito tenho novas observações a fazaer:

Primeiramente a incidência de ausentes foi de 50%, se temos 11 mil inscritos, então cerca de 5.500 foram fazer a prova. A experiência que tenho com concursos que fazem provas difíceis, normalmente a porcentagem de aprovação é de 25 a 35% (já vi um caso de 15%, mas não acho que se aplica aqui), nunca passa disso, vamos supor que 35% que é o número alto e otimista foram aprovados, isso nos dá cerca de 1935 aprovações, 1.000 mais os empatados com o 1000º vão para segunda fase, pelas minhas análises a nova nota de corte que suponho é de 32, abaixo disso tipo 31 ou 30 eu acho muito complicado. Tem a ideia de a aprovação ser de 25%, isso reduz para 1375, aí sim eu acho que 31 acertos entram, porém o meu palpite fica em 32 mesmo.

Fui mal, o que fazer?

Eu também fui muito mal na prova, não estou feliz com 34 acertos, eu estava esperando no mínimo 38 que era o que o olho na vaga me deu, mas eu entendo que estou suscetível a ter um resultado ruim, uma vez que participo do concurso. É preciso ter em mente que a prova boa ou ruim depende de muitos fatores, como você estava no dia, se teve uma semana difícil, se chegou atrasado na prova, a parte emocional influencia na nota, não é que você não tenha a capacidade, pode ter acontecido alguma coisa muito fora do normal no dia, e você não foi pra prova bem.

Tem que analisar se você realmente estudou muito para justificar seu “luto” após uma nota ruim, eu por exemplo, eu estava estudando para a prova de PEB, eu não estava estudando intensamente, para a PEI eu não estudei, portanto eu nem tenho que ficar chateado por não ter acertado tipo umas 46 questões, pois eu não estava me dedicando para isso.

Então não precisa pensar em desistir do concurso, foi só uma nota ruim, como pode acontecer uma nota boa na próxima prova, concurso público é assim mesmo, depois é ver a correção dos professores na internet, memorizar o que errou, corrigir e partir para a próxima prova.

Abaixo a publicação do Diário Oficial de Guarulhos:

DIÁRIO OFICIAL

Deixe uma resposta