Neste dia 25 de julho de 2021 participei de mais um concurso público para professores, desta vez o cargo era Professor de Educação Infantil para a prefeitura de Guarulhos, a banca organizadora era a Vunesp e a prova foi a tarde.

Não tive muitas dificuldades em chegar até Guarulhos, porém tive dificuldades em encontrar a entrada do prédio, minha prova foi na UNG – Universidade Guarulhos – Unidade Dutra. Não gostei das carteiras, elas tinham só um espaço muito pequeno, isso dificultou muito na hora fazer a redação.

O tema da redação foi o baile funk, entre o direito dos jovens a cultura e a perturbação do sossego dos moradores, um tema bastante atual, entretanto complexo, eu não diria que é uma redação fácil de argumentar, pois temos de um lado os jovens com pouco acesso à cultura e lazer pelo visível abandono do Estado e de outro lado os moradores e idosos que querem descansar em casa, e não conseguem por causa do barulho, é um tema bastante polêmico e difícil de desenvolver, pois apresenta diversas possibilidades de ponto de vista.

 A prova de Português estava média, não teve muita interpretação de texto, porém teve muita gramática que para muitas pessoas é difícil, mas não chegou a ser difícil a prova de Português, neste ponto a considerei média. Segundo o olho na vaga eu acertei 17 de Português, nesta matéria normalmente o olho na vaga acerta (o olho na vaga é um site que simula a nota através do seu gabarito).

A prova de Matemática estava muito difícil, além de se precisar fazer muitos cálculos para chegar na resposta, ainda tinha pegadinhas, foi uma das provas de matemática mais difíceis que vi a banca da Vunesp aplicando, eu devo ter caído em duas pegadinhas e errado um cálculo, estimo que acertei 7 em matemática. Como a prova de Matemática estava difícil, o olho na vaga acaba não sendo um parâmetro confiável, entretanto ele está me dando 6 de nota, às vezes ele dá 5, mas eu acho que acertei 7.

A parte específica cobrou muito autores, principalmente ARRIBAS, Teresa Lleixà, choveu de questões dela, quem leu essa autora se deu muito bem na prova. Essa parte especifica eu considerei difícil também. O olho na vaga está me dando 16 acertos nos específicos, é possível que seja isso mesmo, 5,5 e 6,0, tem sido meu desempenho em conhecimentos pedagógicos, tenha consciência que preciso melhorar essa parte.

No contexto geral a prova foi difícil, a Vunesp quando quer complicar, ela complica. Com relação ao meu desempenho vou acreditar no que estou vendo, 17 + 7 + 16 = 40 acertos. Serão 1.000 redações corrigidas, acredito que a nota de corte será 34.

Em breve escrevo mais novidades a respeito desse concurso.

Deixe uma resposta