Ontem dia 28 de julho de 2022 saiu duas novas autorizações, as quais são para a secretaria municipal de educação da prefeitura de São Paulo(SME-SP) e essas sendo para o cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/II/MÉDIO. O quantitativo de vagas é de 2.925 profissionais e essas vagas são direcionadas para preenchimento de licenças médicas ou por outro motivo há a necessidade de regente em sala de aula.

Para quem não se recorda, no começo do ano(no mês de janeiro) teve uma autorização, para esse mesmo tipo de contratação e com validade de 180 dias(6 meses), a qual começaria a contar a partir de 01/02/2022. Sendo assim essa contratação encerra dia 01/08/2022(na próxima segunda-feira) e como o défecit de profissionais dessa área é grande, o atual secretário da educação, juntamente com o prefeito realizaram essa nova autorização e também sabendo que o processo do FUTURO CONCURSO PÚBLICO, que atinge os principais tipos de ensino da rede está em andamento e somente ano que vem(2023) começará a ter convocações.

A Autorização para contratação por tempo determinado de profissionais para exercer a função de Professor de Educação Infantil (PEI) e Professor de Ensino Fundamental II e Médio(PEF II-MÉDIO), a contratação será de 713 profissionais para exercer a função de Professor de Educação Infantil e 2.212 profissionais para o exercício da função de Professor de Ensino Fundamental II e Médio, ambos terão o prazo de 12 meses e possui validade de 180 dias, contados a partir de 22 de agosto de 2022.

Veja abaixo as autorizações:

Segue o PDF para analisar as autorizações

Assim que iniciar as inscrições, a gente do blog retornará com a informação e o processo de inscrição, mas de antemão, esse processo seletivo não é por prova objetiva e sim por tempo de experiência na área, quem tem experiência na própria prefeitura de são paulo recebe 2 pontos por dia trabalhado e trabalhado no estado ou em outra prefeitura tem 1 ponto por dia, sendo que tem uma data limite para a contagem de tempo. Por exemplo: até 31/07/2022.

Na prefeitura a pontuação é em dias, então você deverá converter em dias e também pegar um documento, o qual comprove esse tempo, no caso, documento na unidade que você exerceu a função, devendo conter data de início e término, função que exercicia e principais atividades, principais dados pessoais e nome da unidade educacional. Por fim a assinatura do responsável da unidade.

  1. Josue Ferreira Dos Santos

    Os professores precisam ser mais cuidadosos com a grafia correta das palavras e das ideias tbm quando escrevem pequenas postagens nas redes sociais. Chato ver tantas ideias desencontradas e grafias incorretas vindas de profissionais da educação.

  2. Isso é verdade? Pois só este ano já é a 3 abertura de inscrição para professor e na primeira só chamaram 50 professores de educação infantil e a abertura para a diretoria da capela do socorro não chamou ninguém, apenas solicitaram para enviar os documentos por 2 vezes. Fazemos inscrição e não existe a convocação!!!
    E aí sme, qual sua resposta para essa falta de organização ? Como você explica 3 inscrições? E as inscrições anteriores perderam a validade?

  3. É então eu me formei em 2019 e aí cadê? Até agora não me chamaram fiz pedagogia na UNESP fiz todo o tipo de inscriçao p dar aulas… façam me o favor de parar de tantas exigências…tô precisando mto trabalhar na área da educação infantil e TB gostaria mto de estar ou na prefeitura ou estado.

  4. Há um déficit de profissionais na área, NÃO HÁ! O que acontece é que falta dá oportunidade a quem acabou de se formar , o que não falta é profissionais a procura de uma oportunidade,. Experiência se adquiri na prática,,mas pra isso e preciso começar. .🙄

    • José Alves Rodrigues

      E quem deu aulas como contratado ha muito tempo, vale a pontuaçao? Devo pegar na escola.onde trabalhei ou em diretorias de ensino? Qual idade maxima exigida?

  5. JÁ PERDI AS CONTAS DAS VEZES EM QUE ME INSCREVI NA PREFEITURA E NO ESTADO PRA DAR AULAS E NUNCA ME CHAMAM. SOU FORMADA EM LETRAS- PORTUGUÊS- LITERATURA BRASILEIRA. DOU AULAS NO ESTADO DESDE 2013, TAPANDO BURACOS DE PROFISSORES CONCURSADOS QUE JÁ NÃO QUEREM MAIS TRABALHAR, TRATAM MAL OS ALUNOS, E QUANDO POR REVOLTA OS ALUNOS SE TORNAM PARA ESSES PROFESSORES INSUPORTÁVEIS, COMO OS PRÓPRIOS PROFESSORES CONCURSADOS O DIZEM, ELES JOGAM AS ” PIORES TURMAS “, PARA OS PROFESSORES EVENTUAIS, E CHEGAMOS JUNTO, COM TODO AMOR E CARINHO, COM GANA E BOA VONTADE DE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA E NA EDUCAÇÃO DESSES ALUNOS? E QUANDO ELES COMEÇAM A TER MAIS VONTADE DE INTERAGIR NAS AULAS E APRENDER, DAI VEM O GOVERNO, O PREFEITO E NOS TIRAM DO NOSSO POSTO, RETORNANDO OS VELHOS MUSEUS COM SUA MÁ VONTADE DE ENSINAR, QUE NA VERDADE SÓ PERMANECEM NA ESCOLA AINDA ESPERANDO PELA APOSENTADORIA. E LÁ SE VAI PARA O LIXO TODO O NOSSO TRABALHO PARA RECUPERAR A VONTADE DE ESTUDAR DESSES ALUNOS, QUE POR ANOS A FIL FORAM NEGLIGENCIADOS, TRATADOS AOS GRITOS PELO AUTORITARISMO NOS MUSEUS CONCURSADOS, TANTO DO ESTADO, QUANTO DA PREFEITURA. MAS O MAIS TRISTE PARA MIM É VER A TRISTEZAS DESSES ALUNOS QUANDO OS PROFESSORES EVENTUAIS COMO EU POR EXEMPLO, SOMOS OBRIGADOS A SAIR , PARA DEVOLVER O LUGAR PARA OS MUSEUS VETERANOS. AS LÁGRIMAS E O SOFRIMENTO DOS MEUS ALUNOS DOE PROFUNDAMENTE EM MEU CORAÇÃO E CHORO JUNTO COM ELES, PORQUE INFELIZMENTE NÃO ESTÁ EM MINHAS MÃOS MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE NA VIDA DOS MEUS AMORES. EU GOSTARIA DE QUE OUTROS PROFESSORES EVENTUAIS E RECEM FORMADOS, SE JUNTASSEM A MIM , PARA JUNTOS LUTARMOS POR ESSA CAUSA E TAMBÉM PELO NOSSO DIRETO DE EXERCER COM IGUALDADE A NOSSA PROFISSÃO. QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS ALUNOS TÃO NECESSITADOS DE MAIS PROFESSORES AMOROSOS , QUE REALMENTE SE PREOCUPEM COM ELES ,QUE SAIBAM CONQUISTAR SEUS ALUNOS, QUE SAIBAM QUE PRA TER AUTORIDADE, NÃO PRECISAM SER AUTORITÁRIOS, QUE SE COLOQUEM EM IGUALDADE COM ESSES ALUNOS, QUE SAIBAM CONQUISTAR SEU RESPEITO COM AMOR E GENTILEZA E NÃO COM GRITOS INSÃNOS EM SALA DE AULA NOSSA GERAÇÃO PERDEU O GOSTO PELOS ESTUDOS, MAS NO FINAL, APENAS ELES LEVAM A CULPA, QUANDO NA VERDADE, A CULPA É DESSE MODELO DE CONTRATAÇÃO POR CONCURSO PÚBLICO, QUE ACABA TROCANDO AS NOTAS E O TEMPO DE SERVIÇO PELO AMOR PELA PROFISSÃO DE VERDADE

    • Verdade, acho que deveria mundar essa metodologia. A educação ganharia muito mais com contrtatos pois a maioria dos concursados não dão o devido valor aos sesus postos.

    • Querida Elisabete Sabino, para que tanta indignação com seus colegas de profissão? Vou te esclarecer alguns aspectos da nossa profissão que adquiri com meus anos de magistério: primeiramente, segue uma informação para você, ser PROFESSOR é uma PROFISSÃO! USANDO OS MEUS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO eu posso ser, para mim, um EXCELENTE Profissional da Educação, (porque é essa a verdadeira DENOMINAÇÃO do nosso Cargo), mas não necessariamente, o meu colega de profissão terá que sê-lo, e com certeza terá um outro colega que se destacará muito melhor do que eu! Mas lembre-se: são meus critérios de avaliação, logo, não me cabe JULGAR meus colegas de profissão! Sou PROFESSORA, não sou ANALISTA DE RH. É assim em todas as profissões! Bem vinda ao MUNDO DO TRABALHO! E para ser esse profissional com ética, profissionalismo e competência, entregando um produto de qualidade ao SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, não significa que tenho que entrar em sala de aula mandando beijinhos para os meus alunos, aliás essa é uma tarefa dos PAIS ou RESPONSÁVEIS dos nossos discentes!!! Eu não levo nenhum aluno para minha casa porque FILHO eu só tenho um! Não PARI 400, 600 crianças ou adolescentes por ano! Na volta para casa, cada aluno retorna para seu lar, não para o meu! Independente do lar, ou a falta dele, que ele tenha! Já que você está começando na profissão, seria bom você saber que ser professor, É UMA PROFISSÃO! A DOCÊNCIA! Simples Assim! Você diz que nossos alunos são carentes, concordo com você, em gênero, número e grau, logo o SISTEMA DE ENSINO tem o DEVER de ofertar o PROFISSIONAL adequado para resolver tais questões, que, presumo que seja: um TERAPEUTA? Um PSICÓLOGO? Sei lá! O que ocorre é que nenhum professor está aqui, em sala de aula, pra levar seus alunos para sua casa! E nem a de “salvar” a vida de ninguém! EMBORA MUITOS, MAS MUITOS MESMOS, acabem fazendo tais feitos! ACREDITE, TODOS, ESTÃO FAZENDO O QUE PODE! Uns fazem mais, outros, mais ou menos, outros nada fazem! E daí? Cada um doa o que tem pra dar, e não é você a palmatória dos seus próprios colegas de profissão! Você não tem ESSE direito de julgar! e se ainda o tivesse PERDEU quando foi mal educada, arrogante e pretensiosa! Sua responsabilidade é ser um Bom profissional! Porque é isso que te compete! Agora, se o colega não o é, isso não é problema seu e nem meu!!! É para isso que existe HIERARQUIA! Portanto CHEFES! Não compete a você julgar OU denominar “nomes” como os que você citou de “Museu”, aos seus colegas de profissão! Ah, lembrando… cuidado com o que você escreve, muitas situações costumam gerar processo! E caberá A VOCÊ O ÔNUS DA PROVA!

  6. Que triste ler e saber que estão chegando pessoas rancorosas e cheias de ódio, à educação. Como haver união e conquistar respeito das autoridades e sociedade, se os próprios profissionais ou aqueles que se dizem, futuros profissionais da educação NÃO SE RESPEITAM. Como as postagens aqui das sras. Elisabete Sabino, que aqui escreve em caixa de texto alta (letras maiúsculas) e a sra. Ana Oliveira, e outros tantos que compactuam com o mesmo pensamento, desrespeitando àqueles que durante muitos anos, deram suas contribuições e grande dedicação à esta carreira. Que recebem sozinhos a culpa dos erros cometidos pelos governantes. Estes profissionais que por “competências” passaram nos concursos e que hoje estão desmotivados, não valorizados, etc.
    Por favor, se estiverem chegando à educação, comecem com humildade (não somos ilhas, nada fazemos sozinhos e com certeza, vocês não são melhores, como “acham ser”) e, com respeito aos que aqui já estão , se quiserem ser respeitadas, e quem sabe um dia, serem valorizadas como deveriam ser TODOS, os professores do Brasil, comecem tratando com amor (à todos), suas promissoras carreiras (espero sejam)!
    Perdoem-me o textão. Abraços!

  7. Lindete Martins da Silva Oliveira

    Que Deus abençoe a cada profissional que exerce a função de educador e contribuem para uma melhoria dentro de nossa categoria,estou também em busca de uma vaga e aqueles que já estão o meu total respeito ,vamos nos unir para sermos juntos os melhores e fazer a diferença no nosso País,todos tem seu lugar,seu espaço,o tempo de cada um vai chegar…Acredite!Deus é fiel🙏🏻🥰

  8. Rogério, agradeço a vc e sua equipe por informarem a respeito dessa autorização. Com certeza, acompanharei seu blog para mais informações quando PMSP disponibilizar os períodos e a forma de inscrição. Gratidão 🙏

  9. Valquiria de Paula Silva

    Sou Professora, quero apenas me inscrever
    ser selecionada e Lecionar. Podem por favor informar os procedimentos de inscrição
    Agradeço à atenção

Deixe uma resposta